Alguma mulher nas escrituras viu Deus?
Sabemos que profetas nas escrituras viram a Deus. Mas há algum relato nas escrituras de mulheres que tenham visto nosso Pai Celestial? Confira:
Eva
Se usarmos o Velho Testamento como nosso guia, não podemos ter uma resposta clara se Eva viu a Deus. Sabemos que ela ouviu a sua voz no jardim e falou com ele (Gênesis 3: 8). Porém, a revelação moderna traz maior compreensão sobre o assunto.
Moisés 5:4 ensina que depois da Queda, Adão e Eva não viam mais a Deus porque “eles foram excluídos de sua presença”. Isso nos leva a concluir que, antes da Queda, Adão e Eva tinham conversavam face a face com Deus.
Portanto, Eva viu a Deus.
Abis viu a Deus?
Uma das histórias mais interessantes nas escrituras é a história de Abis, no Livro de Mórmon. Como ela era uma serva do rei lamanita, não esperamos que ela saiba alguma coisa sobre o evangelho. Surpreendentemente, depois que o rei e sua casa caíram por terra, convertidos por meio da pregação de Amon, Abis salva o dia em sua intenção de pregar o evangelho ao seu povo.
Mórmon introduz Abis desta maneira:
“E aconteceu que invocaram o nome do Senhor com toda a força, até caírem todos por terra, exceto uma das mulheres lamanitas, por nome Abis, que muitos anos antes se convertera ao Senhor graças a uma notável visão de seu pai —. ”(Alma 19:16).
Curiosamente, o nome de Abis em hebraico significa “O Pai é homem”; um nome estranho, já que todo pai é um homem.
Entretanto, escritores de escrituras antigas costumavam usar os nomes dos personagens como um tema na história.
O que isso significa para a história do Abis? Seu nome pode ser uma representação de sua visão, onde ela viu que “[Deus] o Pai é homem”.
Então é possível que Abis seja umas das poucas mulheres registradas nas escrituras que possivelmente tenham visto a Deus.
Quem pode ver a Deus?
É um prazer para Deus conversar conosco. Ele quer nos ver. E Ele quer que nós O vejamos.
Se nos estudarmos a história de Moisés e dos israelitas no Monte Sinai, aprendemos que Deus salvou os israelitas da escravidão do Egito, para que Ele pudesse convidá-los à Sua presença, para vê-Lo. Deus instruiu Moisés e os israelitas:
“E estejam prontos para o terceiro dia, porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.” (Êxodo 19:11).
Infelizmente, devido ao medo e falta de fé, os israelitas rejeitaram a oportunidade de ver Deus (Êxodo 20: 18-21 e D&C 84: 19-24).
Alguém que exerceu sua fé para ver a Deus foi o irmão de Jarede. O irmão de Jarede disse a Deus:
“Sim, Senhor, eu sei que falas a verdade, porque és um Deus de verdade e não podes mentir. E quando disse estas palavras, eis que o Senhor se mostrou a ele e disse: Por saberes estas coisas, ficas redimido da queda; portanto, és conduzido de volta a minha presença; portanto, mostro-me a ti.”(Éter 3: 12-13).
Podemos ver a Deus?
Sim!
Eu acho que as palavras do musical Os Miseráveis expressam melhor a verdade sobre como podemos ver a face de Deus:
“Amar outra pessoa é ver a face de Deus.”
Fonte: LDSLiving