fbpx

Acabou o FSY… e agora? 4 dicas para manter a chama do Espírito acessa

O FSY (Para o Vigor da Juventude) é um programa maravilhoso para os jovens e jovens adultos solteiros da Igreja. Muitas regiões do Brasil realizaram o FSY neste feriado de carnaval.

O FSY é um programa para jovens de 14-18 anos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, baseado do programa “Especialmente para Jovens” – EFY, dos Estados Unidos e Canadá. Trata-se de uma atividade com pernoite, na qual os participantes, de diversos lugares do país, se reúnem, por cinco dias, para aprender mais o Evangelho de Jesus Cristo e se divertir.

O FSY é inspirador – mas aqueles cinco intensos dias acabam – e ao voltarem para casa, para escola e para vida – os jovens e jovens adultos podem sentir que tem dificuldade para manter o mesmo animo, hábitos e energia do FSY. Por isso reuni aqui 4 dicas:

1- Não é o FSY, é o Evangelho

Quando eu servia como líder em uma das Conferências do FSY, após um serão inspirador, eu disse a um rapaz, que passava ao meu lado:

“O FSY é maravilhoso, não é mesmo?”

Ele não demorou para responder com uma sabedoria do alto:

“O FSY não… o Evangelho de Jesus Cristo é que é maravilhoso”.

Fiquei impressionado com aquele jovem – ele declarara uma verdade eterna. Não apenas as lagrimas que observei nos olhos dele me testificaram que ele realmente acreditava nisso – o Espírito Santo também me confirmou. Confirmou que aquele rapaz sabia que as sagradas experiências da Conferência Especial não eram algo restrito e incomum – mas que se ele continuasse a viver o evangelho, poderia desfrutar constantemente de grandes bênçãos.

Eis ai uma grande chave: se os jovem e jovem adulto continuar vivendo o evangelho terá a mesma paz e alegria que desfrutou nos dias de Conferência.

2- Acabou o FSY, mas os hábitos que aprendeu são pra vida.

Algumas coisas que os jovens são convidados a fazer durante os dias do programa devem ser sementes de hábitos que levarão para vida. Assim, uma maneira de manter acessa a chama é orar todos os dias, ler as escrituras e estar junto com pessoas que possuem bons princípios.

O irmão Randall L. Ridd, segundo conselheiro na presidência geral dos Rapazes, disse:

“O efeito positivo de estabelecer hábitos diários, com propósito e real intenção, pode fazer uma grande diferença em todas as áreas de sua vida (…) Isso pode significar a diferença entre lutar em meio a uma vida comum ou ser imensamente bem-sucedido e cumprir a medida de sua criação.”

Depois ele falou sobre três hábitos que precisamos desenvolver:

“Três coisas pequenas e simples que podem ajudar-nos a “olhar para Deus” e manter nosso foco na eternidade são:

Tomar o sacramento, Orar, Estudar as escrituras” (Devocional Mundial para Jovens Adultos, que foi realizado no Centro BYU-Idaho em Rexburg, Idaho e transmitido via satélite para todo o mundo, no dia 11 de janeiro)

3- Acabou o FSY, mas não as amizades

Todos precisam de bons amigos. No FSY podemos fazer amigos maravilhosos, seja na nossa companhia ou em outros grupos. Essas amizades boas precisam ser nutridas. Isso significa que você precisa continuar conversando e se encontrando com esses bons amigos. Alguns talvez morem longe – mas a rede social pode ajudar nisso.

Lembre-se que mais importante que ter muitos amigos é ser um bom amigo. Um bom, conforme o Elder Robert D. Halles definiu,

“são pessoas que fazem com que nos seja mais fácil viver o evangelho de Jesus Cristo” (HALES, Robert D., A Liahona Abril 2010, pg. 51).

Seja esse tipo de amigo.

4- Lembre do FSY pra sempre!

Acabou o FSY, mas você pode lembrar pra sempre deste maravilhoso evento.

Lembrar é muito importante, ainda mais lembrar de experiências sagradas. Caso você não tenha registrado seus sentimentos sobre o FSY, faça isso agora!

De fez em quando olhe as fotos e fale com os amigos sobre as experiências que tiveram no passado. Isso pode ajudá-lo a tomar boas decisões hoje e no futuro.

Ademais, lembre-se do amor de Deus, e de como Ele foi bondoso, permitindo que você participasse do FSY e aprendesse mais sobre Ele. Ajude outros a lembrarem do amor Dele, e sua chama espiritual jamais se apagará!

Recomendado:

Minhas Recordações como Consultor do FSY

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
O que é um Assistente do Presidente da Igreja? Esse chamado existe...
Voluntários santos dos últimos dias detidos na Rússia foram...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *