fbpx

Os Santos dos Últimos Dias são arrogantes porque dizem que a Igreja é a única igreja verdadeira no mundo?

Com frequência, escutamos alguém na Igreja falar que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira na face da Terra.

Mas apesar de ser uma frase bem comum entre os membros da Igreja, é algo que pode soar muito arrogante para aqueles que estão conhecendo nossa fé.

De alguma maneira, dizer que a Igreja de Jesus Cristo é a única igreja verdadeira parece também dizer que todas as outras igrejas existentes são horríveis – o que não é verdade.

Por isso, trouxemos esse artigo para podermos entender a situação e também sugerir uma nova abordagem. Vamos começar?

A Igreja de Jesus Cristo

Quando Jesus Cristo começou Seu ministério terreno, Ele organizou Sua igreja – a Igreja de Jesus Cristo – em um estrutura bem conhecida. Na Igreja de Cristo havia:

  • 1 profeta – Jesus Cristo
  • 12 apóstolos
  • A autoridade de Deus – o sacerdócio
  • Revelação contínua

Esses quatro elementos foram importantíssimos na época de Cristo, pois foi somente com essa estrutura que a Igreja de Jesus Cristo continuou existindo mesmo após Sua ascensão aos céus, além de garantir que as promessas que fizermos aqui na terra também seriam válidas para Deus (Mateus 18:18).

A Grande Apostasia

A Igreja de Jesus Cristo continuou, mesmo sem a presença física do Salvador na Terra. Quem se tornou o presidente da Igreja de Jesus Cristo foi, o então apóstolo sênior, Pedro, que deu continuidade à obra que foi ordenado a fazer por Cristo (Mateus 28:19-20).

Pedro e os apóstolos continuaram por algum tempo ensinando o evangelho e também ajudando os membros da Igreja que estavam se desviando da doutrina ensinada por Cristo. Mas aos poucos, foram perseguidos e mortos um a um conforme a hostilidade contra a Igreja continuava, dando início a um período de Grande Apostasia, ou o afastamento de Deus (Amós 8:11–12).

Então, em resumo a combinação que levou ao grande período de escuridão espiritual que foi a Grande Apostasia é (1) a corrupção das doutrinas da Igreja, (2) mudanças feitas sem a autorização de Deus – sem o sacerdócio, (3) perseguição brutal contra os membros da Igreja.

A Restauração da Igreja de Jesus Cristo

Após muitos anos sem a Igreja de Jesus Cristo na Terra, sem o sacerdócio e sem a revelação contínua, Deus nos mostrou que seria o momento certo para Restaurar A Igreja de Jesus Cristo nos últimos dias (Atos 3:19-21)

A Primeira Visão de Joseph Smith marcou o início da Restauração do evangelho de Jesus Cristo na Terra. Nos anos subsequentes, Cristo restaurou Seu sacerdócio e reorganizou Sua Igreja. Ele continuou a revelar verdades a Seus profetas e a restaurar as bênçãos que foram tiradas da Terra por tanto tempo.

E foi por causa dessa Restauração que hoje em dia A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possui a seguinte estrutura:

  • 1 profeta
  • 12 apóstolos
  • A autoridade de Deus – o sacerdócio
  • Revelação contínua

A mesma estrutura que a Igreja primitiva de Cristo possuía.

Uma nova cultura

Quando falamos que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a “a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra, com a qual eu, o Senhor, me deleito”, não estamos querendo dizer que somos melhores do que outras igrejas e denominações.

O que queremos dizer é que está é a Igreja de Jesus Cristo. Ele a lidera, Ele a restaurou, Ele deu Sua autoridade a ela. Por causa disso, existe algumas coisas que somente a Igreja pode oferecer, como profetas, apóstolos, ordenanças do templo, convênios e o Livro de Mórmon. Somos muito gratos por todas essas coisas e queremos compartilha-las com todos, com amor e carinho genuínos por nossos irmãos e irmãs – e não porque queremos estar certos.

Podemos testificar com confiança sobre a Igreja, mas nunca devemos ser arrogantes ou desrespeitar as crenças das pessoas. O Profeta Joseph Smith ensinou certa vez:

“Não pedimos para as pessoas descartarem todas as coisas boas que possuem; somente pedimos para virem conosco e conseguirem mais coisas boas.”

Essa não é a nossa intenção

Então, se você não é membro da Igreja e um dia ouvir um Santo dos Últimos Dias testificar e usar as palavras “essa é a única e verdadeira Igreja”, por favor, não se ofenda. Essa não é a nossa intenção. Estamos apenas falando de algo que cremos e isso não nos coloca em uma posição de superioridade.

Agora, se você é membro da Igreja de Jesus Cristo e já usou essas palavras ou algo parecido para prestar seu testemunho, pense em como essas palavras são recebidas por pessoas que tem sua fé em outras denominações.

Pode ser ofensivo ouvir que essa ou aquela é a religião verdadeira ou a correta. Lembre-se que Jesus Cristo ensinou que devemos amar o nosso próximo e desse amor deve partir o respeito.

Em 2016, o Élder Rasband ensinou que “ao seguirmos o convite de estender a mão para as pessoas em espírito de equidade, sentiremos mais o amor do Salvador por nós e por todos os filhos do Pai Celestial”.

Assim, precisamos encontrar um tom em que a pessoa que ouve o seu testemunho, sinta o seu amor pelo evangelho restaurado e queira entender o porquê você tem tanta certeza de sua afirmação.

Veja também: Edifique, não destrua: 7 escrituras para lidar com a contenda

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *