Nossa lei é trabalhar! A importância do trabalho para os membros da Igreja
Hoje é o Dia do Trabalho no Brasil e em muitos outros países. Trabalho é um princípio muito importante do evangelho de Jesus Cristo ensinado na Igreja Dele. O Senhor disse:
“Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17)
Algumas pessoas acham que o trabalho é uma maldição, pois após Adão ter sido expulso do jardim do Éden, Deus o ordenou trabalhar para obter seu sustento (Gênesis 3:19). Adão e Eva trabalharam nos campos para conseguirem seu próprio sustento e o de seus filhos (ver Moisés 5:1). Mas essa interpretação está equivocada. O trabalho é, como ensina o guia Para o Vigor da Juventude, honroso:
“O trabalho é honroso. O desenvolvimento da capacidade de trabalhar vai ajudá-los a contribuir para o mundo em que vivem. Isso irá lhes proporcionar maior senso de valor próprio. Vai abençoar vocês e sua família, tanto agora quanto no futuro” (“Trabalho e Autossuficiência”)
Graças ao trabalho Adão e Eva e nós podemos progredir – imitando assim nosso Pai Celestial e nosso Senhor Jesus Cristo.
Muitos se esquecem que o trabalho é um mandamento. Quando Deus fala do Dia do Descanso, Seu Dia Sagrado, ordena também: “Seis dias trabalharás” (Êxodo 20:9).
Apreciar o trabalho
Existem muitos trabalhos dignos e importantes. Não podemos desprezar uns aos outros ou nós mesmos pelo tipo de trabalho. alguns trabalhos exigem um alto grau de instrução outros precisam de trabalho físico intenso e repetitivo. Ademais, como o livro “Princípios do Evangelho” ensina:
“Nem todos podem escolher o tipo de trabalho que fazem. Alguns trabalham longas horas e mal conseguem satisfazer as necessidades básicas. É difícil apreciar um trabalho assim. No entanto, as pessoas mais felizes são aquelas que aprenderam a apreciar seu trabalho, seja ele qual for.”(Capítulo 27: Trabalho e Responsabilidade Pessoal)
Como fazer isso? Como apreciar o trabalho quando ele parece entediante, cansativo ou sem resultado?
Bem talvez a primeira coisa a se fazer é procurar desenvolver um espírito de gratidão. O Elder Dieter F. Uchtdorf falou sobre isso:
“Talvez o enfoque em coisas pelas quais somos gratos seja uma abordagem errada. É difícil desenvolver um espírito de gratidão se essa nossa gratidão for somente proporcional ao número de bênçãos que podemos contar. Sem dúvida, é importante “contar as nossas bênçãos” com frequência — e todos os que tentaram fazer isso sabem que elas são muitas —, mas não creio que o Senhor espera que sejamos menos gratos nos momentos de provação do que nos momentos de abundância e tranquilidade. Na verdade, a maioria das referências das escrituras não fala de gratidão por coisas, mas sugere um espírito ou atitude de gratidão.
É fácil ser grato por coisas quando a vida parece estar a nosso favor. Mas, e naqueles momentos em que as coisas que desejamos parecem estar muito fora de nosso alcance?
Sugiro que vejamos a gratidão como uma disposição, um modo de vida que independe de nossa situação atual. Em outras palavras, estou sugerindo que, em vez de sermos “gratos por coisas”, devemos concentrar-nos em ser “gratos em nossas circunstâncias” — sejam elas quais forem.” (“Gratos em Quaisquer Circunstâncias”, Conferência Geral abril de 2014)
Por mais que seja difícil, se procurarmos esse dom da gratidão, nossa trabalho será agradável – e com o tempo colheremos os bons frutos que o trabalho justo proporciona.
Bênção do Trabalho
Muitas bênçãos estão associadas ao trabalho honesto. A primeira delas e mais imediata é a capacidade de sustentarmos a nós mesmos e nossa família. Também adquirimos pode de compra e podemos obter coisas. Mas o trabalho dá mais ainda.
O trabalho aumenta nossa auto-estima, nos ajuda a lidar com problemas da vida. O trabalho nos ajuda ainda espiritualmente: podemos aprender mais sobre nosso Pai Celestial, seu trabalho de salvação – e nos tornamos aptos a ser suas mãos numa obra sagrada.
O Presidente David O. McKay (1873–1970) gostava de dizer:
“Temos que nos dar conta de que o privilégio de trabalhar é uma dádiva, que o poder do trabalho é uma bênção e que o amor ao trabalho é sucesso”.