fbpx

Quais os mal-entendidos sobre a graça e como desbloquear o seu poder em nossas vidas

Robert Robinson era um menino na década de 1730, quando seu pai morreu e ele teve que trabalhar para ajudar a sustentar a família.

Quando adolescente, ele se envolveu com um grupo ruim de amigos e viveu um estilo de vida livre e mundano.

Um dia, Robert e seus amigos ouviram que um ministro de renome iria pregar em uma igreja próxima, e eles decidiram comparecer e importuná-lo.

Quando o pregador começou, no entanto, Roberto foi cativado por seu sermão, e em vez de reclamar, ele saiu a reunião determinado a se arrepender.

Aos 20 anos, Robert começou a se tornar um ministro. Dois anos depois, em 1757, ele escreveu um hino expressando gratidão pela graça divina que o ajudou a mudar sua vida equivocada: “venha tu fonte de toda bênção, sintonize meu coração para cantar sua graça; córregos de misericórdia nunca cessam de clamar por canções de louvor mais alto.”

Robinson reconheceu que estava em dívida com Deus por Sua graça. O rei Benjamim ensinou ao seu povo o mesmo princípio e disse-lhes que mesmo que eles tentassem pagar a Deus guardando mandamentos, eles ainda seriam servos inúteis.

No minuto em que obedecessem, Deus os abençoaria e eles seriam “devedores e o sois e sê-lo-eis para sempre;” (Mosias 2:24).

Tanto Robert Robinson como o rei Benjamin enfatizaram a nossa dívida com Deus, mas o que temos de entender claramente é que Deus não se importa em receber o dinheiro de volta. A sua alegria encontra-se em ver-nos valorizar o seu dom.

Receber a graça é como receber uma bolsa de estudos. Não garante o aprendizado. Apenas o facilita. O doador da bolsa não quer o dinheiro de volta. Ele ou ela quer que seja utilizado.

Níveis de graça

Uma das primeiras coisas que faço com meus netos quando eles nascem é apresentar a cada um deles seus primeiros livros e ler para eles. Quero-os rodeados de livros, linguagem e amor desde o primeiro dia!

À medida que as crianças cresciam, eu continuei a ler para eles, e agora alguns têm idade suficiente para ler livros para mim – o que eu amo. Quando o fazem, eu os abraço e prontamente lhes dou mais livros!

Estas interações me ajudam a entender como Deus nos dá sua graça: “darei aos filhos dos homens linha sobre linha, preceito sobre preceito… e abençoados os que dão ouvidos aos meus preceitos e escutam os meus conselhos, porque obterão sabedoria; pois a quem recebe darei mais” (2 Nefi 28:30).

Quando leio a parábola dos talentos, já não penso apenas em dinheiro ou capacidades. Penso em livros: e a um deu cinco livros, a outros dois livros, e a outro um livro. Os dois primeiros leram seus livros e o Senhor disse: “Muito bem. Você leu alguns livros. Agora vou dar-te mais. Entra na minha biblioteca!”

O terceiro servo não se importava com seu livro, então o Senhor acabou levando-o, não porque ele estava sendo mau ou punindo o servo. Ele levou o livro porque o servo já o tinha rejeitado. De que serve um livro para quem se recusa a ler?

Muitos missionários têm sentido a dor de dar uma cópia do Livro de Mórmon apenas para vê-lo descartado pelo destinatário. Esta escolha diz mais sobre a pessoa que a faz do que sobre os missionários ou o livro.

Na parábola, mesmo que o Senhor tivesse recebido o terceiro servo em sua biblioteca, o servo não teria valorizado nada ali. Até que ele mudou sua atitude, livros adicionais teriam sido mais fardo do que bênção.

Assim é com a graça de receber. “Pois ao que recebe será dado mais abundantemente, sim, poder” (D&C 71:6). “E dos que disserem: Temos o suficiente, destes será tirado até mesmo o que tiverem” (2 Nefi 28:30).

O poder de Deus

Eu costumava ficar confuso com as muitas descrições do poder de Deus encontradas através das escrituras. Eles falam da graça como poder facilitador (ver Mateus 8:17), mas também da luz de Cristo como um poder transcendente (ver D&C 88:13).

Lemos sobre o poder da fé (ver Alma 18:35), o poder do Espírito Santo (ver Moroni 10:7), e o poder do alto prometido nos templos (ver D&C 38:32; 105:11).

As escrituras também ensinam sobre o poder do sacerdócio (ver D&C 113:8). Eu não conseguia descobrir onde um acabou e os outros começaram.

Finalmente, percebi que “Eis que nenhum outro poder existe, a não ser o poder de Deus” (D&C 8:7; ver também Romanos 13:1).

Rótulos diferentes para o poder de Deus não descrevem poderes diferentes, mas quantidades variáveis, usos e aspectos do mesmo poder.

Por exemplo, uma criança que é batizada recebe o dom do Espírito Santo. Anos mais tarde, essa mesma criança entra no templo e recebe uma maior dotação do Espírito que traz consigo maiores direitos e responsabilidades.

Mesmo o Salvador “e a princípio não recebeu da plenitude, mas continuou de agraça em graça, até receber a plenitude” (D&C 93:13).

Richard D. Draper, professor de escritura antiga na BYU, escreveu:

“O Senhor… primeiro recebeu graça, ou ajuda divina, do Pai. Esta graça estendeu-se aos seus irmãos. Ao fazê-lo, recebeu ainda mais graça. O processo continuou até que ele finalmente recebeu uma plenitude… Em outras palavras, ele foi de um nível de poder para outro, de uma capacidade para outra maior, até que recebeu a plenitude do Pai.”

Parece que Deus dá poder aos seus filhos como eu dou livros aos meus netos. Aqueles que usam o que recebem são concedidos mais.

O Salvador disse: “E dou-vos… para que venhais ao Pai em meu nome e, no devido tempo, recebais de sua plenitude.” (D&C 93:19).

De graça em graça

Quando os pesquisadores vêm pela primeira vez à igreja, não lhes dizemos para deixarem para trás tudo o que aprenderam anteriormente sobre Deus e graça.

Pelo contrário, como disse o Presidente Gordon B. Hinckley, a nossa mensagem é:

Tragam com vocês tudo o que tiverem de bom e as verdades que lhes foram transmitidas por qualquer fonte.”

Como os pesquisadores continuam a exercer a fé e se arrepender, eles recebem mais graça (veja Mosias 18:10).

Cada vez que novos membros participam do sacramento, eles se aproximam de Deus ao utilizar seus dons e receber mais graça em suas vidas.

Logo eles entram no templo onde fazem outros convênios e demonstrando que estão dispostos e prontos para receber ainda mais graça.

Ao participar em ordenanças do sacerdócio, exercitamos o nosso arbítrio e recebemos mais poder divino.

Joseph Smith ensinou:

“Vocês têm que aprender a ser deuses… indo de um pequeno grau para outro, e de uma pequena capacidade para outra maior; de graça em graça, de exaltação em exaltação” (The Joseph Smith Papers, 1971).

Os santos dos últimos dias não realizam ordenanças do sacerdócio como obras vazias no lugar da fé, mas como parte do crescimento dela. Essas ordenanças mais do que rituais simbólicos.

Como o Élder David A. Bednar ensinou:

“São meios autorizados pelos quais as bênçãos e os poderes do céu podem fluir para nossa vida pessoal… As ordenanças recebidas e honradas com integridade são essenciais para a obtenção do poder da divindade e de todas as bênçãos proporcionadas por meio da Expiação do Salvador.”

Convênios imutáveis e a ajuda divina

Fazer convênios não é uma declaração de que não precisamos da graça, mas uma indicação de que estamos prontos para receber mais.

Alguns cristãos dizem que as ordenanças são obras desnecessárias porque somos salvos pela graça, mas as ordenanças não são atos para ganhar, qualificar ou merecer a graça. São atos de aceitação e de recepção.

Recebemos a graça da mesma forma que Adão e Eva, sob a direção daqueles que possuem as chaves do sacerdócio (ver D&C 13:1; 29:42) e escolhendo fazer e guardar convênios.

E convênios, ensinou Kevin J Worthen, Presidente da Universidade Brigham Young, “trazem não só compromissos, mas eles trazem poder espiritual.”

Em Doutrina e Convênios, lemos a frase sobre o novo e eterno convênio (ver 22:1; 131:2; 132:4), que não se refere apenas ao batismo ou ao casamento no templo, como alguns ensinaram.

Em vez disso, refere-se à soma total de todos os convênios e obrigações encontrados dentro da plenitude do evangelho (ver D&C 66:2).

A eternidade significa que estes convênios são imutáveis e abrangem a eternidade (ver D&C 132:7). Novos meios foram restaurados nos nossos dias.

O élder Marcus B. Nash ensinou:

“Conquanto guardemos de modo consciente e fiel os convênios associados às ordenanças que recebemos, cresceremos em nosso conhecimento de Deus e vivenciaremos o ‘poder da divindade’ pela graça de Deus por meio da Expiação de Cristo.”

Por meio de cada convênio, recebemos cada vez mais da ajuda divina de Deus que chamamos de graça.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *