fbpx

A diferença entre ler e estudar as escrituras

Estudo o Livro de Mórmon quase diariamente há muitos anos. Meu esposo e eu lemos um capítulo juntos todas as noites. Quando chegamos no final de Morôni, começamos novamente em 1 Néfi.

É um alívio fazer a transição da completa destruição das nações nefitas e jareditas, para as conhecidas palavras: “Eu Néfi, tendo nascido de bons pais…”.

Me lembro da simplicidade da vida quando eu era criança, comparada a complexidade dos acontecimentos atuais: guerras, rumores de guerras, terremotos em diversos lugares, e uma pandemia mundial de medo, ódio, efeito manada, a grande falta de civilidade e humanidade, e para muitos, a perda da esperança de que tudo irá melhorar.

Tenho ponderado sobre a ideia de “ler” versus realmente “estudar” o Livro de Mórmon. Até procurei a diferença entre os dois termos.

Ler envolve examinar um tópico em especial para reunir informações sobre ele. Estudar é um processo onde dedicamos completa devoção e energia para entender um conceito dentro de um tópico/assunto.

Outro aspecto importante que aprendi sobre essa diferença, é a importância de ter um objetivo em mente quando você está estudando, ao invés de passivamente buscar um conteúdo.

Então, como eu poderia ter um “objetivo” em mente quando estudo o Livro de Mórmon? Vou explicar como aprendi sobre o assunto durante esta última semana.

Algumas semanas atrás, estudamos no Vem e Segue-Me os capítulos de Alma 53-63, que são conhecidos como parte dos “capítulos de guerra”.

Ao estudar, a primeira coisa que me veio a mente quando vi que eram aqueles capítulos foi a lembrança de uma palestra que John Bytheway deu alguns anos atrás na Semana da Educação chamada Righteous Warriors: Lessons from the War Chapters. Posteriormente, ele publicou um livro com o mesmo título.

Ouvi a sua palestra novamente, e me vi pausando o vídeo e fazendo anotações. No final, ele desafiou as pessoas a começar seu próprio estudo de onde ele havia parado, especificamente Alma 53-63.

Ele nos desafiou a encontrar outras lições que ele não havia citado em sua palestra. Aquele desafio me deu um “objetivo” para estudar… “Qual lição vejo nessa porção das escrituras?”

Ao terminar meu estudo, eu havia marcado partes que me ensinavam várias lições. Então, quando terminei de ler, voltei ao início e comecei a escrever as lições que aprendi e se era espiritual ou temporal.

Escrevi sete páginas, e fique admirada com o tanto que havia encontrado por causa daquele objetivo específico.

Somos ensinados que o Livro de Mórmon não foi escrito para os nefitas ou lamanitas. Na verdade, o livro não foi usado por milhares de anos depois de ser escrito.

Quando meu esposo e eu nos mudamos para nossa ala há 16 anos atrás, fui chamada para ser professa de Doutrina do Evangelho, e servi neste chamado durante 11 anos. (O Senhor sabia que eu precisava de tempo para me concentrar em estudar e não somente ler.)

Durante aquela época, algo que eu nunca havia pensado antes, veio a minha mente. Durante muitos anos, a Escola Dominical tem uma rotação de quatro anos entre estudar o Velho Testamento, então o Novo Testamento, depois o Livro de Mórmon e então Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor durante o quarto ano.

Então, o que me veio a mente é que todo ano que estamos estudando o Livro de Mórmon é o ano que elegemos o presidente nos Estados Unidos. A cada quatro anos! Não acredito que isto seja uma coincidência!

Minha curiosidade me convidou a dar uma olhada em qual lição estamos durante os meses que levam a eleição de fato. E são os capítulos de guerra. Na semana da eleição, estudamos os nove capítulos em Mórmon, que são sobre a destruição final da nação nefita.

jovem problemático

Sabemos que Mórmon resumiu o Livro de Mórmon a partir dos registros mantidos pelos nefitas por centenas de anos. Entendemos que o Senhor instruiu Mórmon a colocar coisas específicas neste resumo para um propósito específico.

Será que esses capítulos de guerra trazem os elementos mais básicos sobre a nossa situação atual? Eles são uma chave para o que devemos saber afim de navegar com sucesso durante essa época onde a Segunda Vinda do Salvador se aproxima.

E o mais importante, aprendemos quem devemos nos tornar para que possamos ser instrumentos nas mãos do Senhor.

Ler não é suficiente. Devemos permitir que o Espírito coloque esses ensinamentos em nosso ser, e que eles sirvam como uma bússola para cada passo de nossa jornada.

Há lições temporais e espirituais nesses capítulos que precisamos usar para medir nossa preparação física, mental, emocional e espiritual para os eventos que levam ao retorno do Salvador.

Durante os últimos anos, a Igreja lançou uma iniciativa de autossuficiência onde temos a oportunidade de estudar (não ler!) durante 12 semanas sobre como podemos melhorar nossas vidas e nos tornarmos autossuficientes nessas quatro áreas:

  • Finanças Pessoais
  • Iniciar e Melhorar Meu Negócio Próprio
  • Educação para um Emprego Melhor
  • Encontrar um Emprego Melhor

Mais recentemente, outra área que estou estudando é a “Resiliência Emocional”. Você consegue imaginar a importância de fortalecermos nossa capacidade de resiliência emocional em nossas vidas, para sermos capazes de suportar toda a confusão que acontece ao nosso redor?

Há oito meses atrás, nenhum de nós poderia ter previsto as mudanças que aconteceriam em nosso mundo, nosso país, nosso estado, nossas comunidades, nossas casas.

Somado a isso, temos terremotos em diversos lugares, queimadas, furacões, tornados, etc. Muitas pessoas estão com sobrecarga emocional ou paralisados porque seus recursos emocionais se esgotaram.

O Senhor precisa que estejamos prontos para ministrar e servir em nossas comunidades, para “elevar onde estamos” para carregar os fardos daqueles ao nosso redor, enquanto trabalhamos em esforços humanitários.

Ao ponderar sobre os vários componentes de nossa realidade atual, me senti motivada a estudar Alma 53-63 e orar para que o Espírito estivesse comigo enquanto procurava identificar as lições espirituais e temporais que poderia aprender e aplicar para ajudar as pessoas ao meu redor.

Todas as palavras eram familiares para mim, mas nunca as havia colocado sob a perspectiva da questão “Qual foi a mensagem de salvação que o Senhor instruiu Mórmon a deixar conosco?”

Sete páginas depois e eu certamente não descobri todas as respostas. Quando for a hora e estivermos prontos, o Espírito abrirá nossos olhos para entender ao buscarmos estar preparados para servir nos últimos dias dessa dispensação.

Há lições temporais e espirituais nos capítulos de guerra em Alma, que são capazes de medir nossa preparação física, mental, emocional e espiritual para os eventos que predizem o retorno do Salvador à Terra.

O Presidente Nelson fez maravilhosas afirmações que são importantes e devemos estudar. Durante essa semana separei um discurso de outubro de 2015 para estudar intitulado “Um Apelo às Minhas Irmãs”.

Essas três citações do nosso Profeta não saem da minha mente ultimamente:

Às irmãs da Igreja:

“Precisamos de sua força, de sua conversão, de sua convicção, de sua capacidade de liderar, de sua sabedoria e de sua voz”. (Presidente Russell M. Nelson, “Um Apelo às Minhas Irmãs, outubro 2015)

Aos membros da Igreja no geral:

“Nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo”. (Presidente Russell M. Nelson, Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida, abril 2018)

“Serei bem claro quanto a isso: se o mundo perder a retidão moral das mulheres, o mundo nunca se recuperará”.  (Presidente Russell M. Nelson, Tesouros espirituais, outubro 2019)

Estou descobrindo que passei a maior parte da minha vida explorando a superfície do valor do Livro de Mórmon. Nas últimas semanas aprendi que preciso cavar fundo, com um objetivo em mente, para desenterrar o tesouro de sabedoria e instrução que posso encontrar.

Agora, oro para que o Espírito traga à minha mente uma pergunta na qual desejo encontrar a resposta enquanto estudo, para que eu tenha mais intenção e concentração em meus esforços.

Como você estuda as escrituras? O que ajuda você a ter um objetivo ao estudar? Compartilhe conosco!

Fonte: LDS Blogs

Relacionado:

5 Maneiras de “lembrar-se do Senhor” em tudo o que fizer

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *