fbpx

A cidade de Enoque: localização + fatos interessantes

Imagine uma cidade de 365 anos que desapareceu, todos os habitantes se foram, todos os prédios e casas sumiram e tudo desapareceu sem deixar vestígios. Foi o que aconteceu com a cidade de Enoque.

Por milhares de anos, as pessoas se perguntam: para onde foi? quem morava lá? e onde está agora?

Felizmente, as escrituras, especialmente a Pérola de Grande Valor, fornecem detalhes sobre o destino divino e a história da cidade de Enoque.

Quem foi Enoque?

Quando tinha 65 anos, Enoque, o sétimo patriarca depois de Adão, foi chamado por Deus para ser profeta.

Embora a Bíblia dê poucos detalhes sobre Enoque como pessoa, encontramos na Pérola de Grande Valor que ele se considerava “apenas um menino” e “lento no falar” (Moisés 6:31) quando foi chamado por Deus para ser um profeta.

Embora ele perguntou a Deus “por que sou teu servo?” após seu chamado, o Senhor mostrou a Enoque e a nós um pouco mais sobre o potencial divino do antigo profeta:

“E o Senhor disse a Enoque: Vai e faze o que te ordenei e homem algum te ferirá. Abre tua boca e ela encher-se-á e dar-te-ei palavras, pois toda carne está em minhas mãos; e farei o que me parecer adequado.

Dize a este povo: Decidi este dia servir ao Senhor Deus que vos fez.

Eis que meu Espírito está sobre ti; portanto, todas as tuas palavras justificarei; e as montanhas fugirão diante de ti e os rios desviar-se-ão de seu curso; e tu permanecerás em mim e eu, em ti; portanto, anda comigo”. (Moisés 6:32-34)

E encontramos mais tarde em Moisés que as promessas de Deus a Enoque foram cumpridas quando ele liderou o povo de Deus contra seus inimigos.

“E tão grande era a fé que possuía Enoque, que ele conduziu o povo de Deus; e seus inimigos saíram para batalhar contra ele e ele proferiu a palavra do Senhor e a terra tremeu e as montanhas fugiram, sim, de acordo com sua ordem; e os rios de água desviaram-se de seu curso e o rugido dos leões fez-se ouvir no deserto; e todas as nações temeram grandemente, tão poderosa era a palavra de Enoque e tão grande era o poder da linguagem que Deus lhe dera”. (Moisés 7:13)

Como líder e profeta do povo de Deus, Enoque se encontrou pessoalmente com o Senhor em muitas ocasiões ao longo de seus 365 anos de ministério. Sabemos disso porque Enoque recebeu muitas visões de Deus e “andou com ele” (D&C 107:49) e conversou com Ele “face a face” (Moisés 7:4).

Durante seu ministério, Enoque também construiu uma cidade para o povo de Deus ou para as pessoas que se arrependeram e foram batizadas. Esta cidade, cujos habitantes mais tarde seriam trasladados, era conhecida como a cidade de Enoque ou Sião.

Onde foi construída a cidade de Enoque?

Não sabemos onde a cidade de Enoque estava localizada. Pelas escrituras, sabemos que Enoque veio do leste de sua terra natal de Cainã para pregar o arrependimento ao povo. Cainã era “a terra prometida” em homenagem ao tataraneto de Adão (Moisés 6:17).

Também sabemos que Enoque não pregou aos cananeus, um grupo de pessoas responsáveis ​​pela aniquilação do povo de Sum (Moisés 7:7).

Por causa disso, é mais provável que Enoque não tenha viajado para a terra de Canaã. (Moisés 7:12)

No entanto, sabemos que ele foi ordenado a pregar para aqueles na “terra de Saron e a terra de Enoque e a terra de Ômner e a terra de Heni e a terra de Sem e a terra de Haner e a terra de Hananias” (Moisés 7:9).

Portanto, é possível que a Cidade de Enoque estivesse em torno dessas regiões bíblicas.

Quando o povo de Deus foi atacado, seus inimigos fugiram para uma terra “das profundezas do mar, e tão grande era o temor dos inimigos do povo de Deus que eles fugiram e foram para longe, para a terra que subira das profundezas do mar” (Moisés 7:14), que poderia ter sido uma ilha ou uma península na região da cidade de Enoque.

Uma possível descrição de onde a cidade de Enoque estaria localizada está em Moisés 7:17, que afirma que o povo de Enoque foram “abençoados sobre as montanhas e sobre os lugares elevados; e floresceram”, tornando possível que a cidade de Enoque pudesse ter sido construída em algum lugar de uma região montanhosa.

No entanto, “montanhas” e “lugares altos” também podem significar santuários ou locais de adoração, e não necessariamente o local de uma cidade.

Embora existam muitas teorias sobre onde a cidade de Enoque poderia ter sido, não há evidências suficientes para fornecer uma localização exata de onde ela foi construída.

Pode ser interessante: Como Adão nomeou todos os seres? Existe um significado especial ou um propósito?

Quem viveu na cidade de Enoque e o que aconteceu com eles?

Os cidadãos da cidade de Enoque não estavam limitados a um grupo ou tribo de pessoas. Enoque pregou arrependimento a “todo o povo”, exceto aos cananeus, por causa de sua maldade (Moisés 7:12).

O povo da cidade de Enoque também era “unos de coração e vontade e viviam em retidão e não havia pobres entre eles” (Moisés 7:18).

Por causa da pregação e liderança de Enoque, o povo da cidade de Enoque era tão justo que “o Senhor veio habitar com seu povo” enquanto eles estavam na terra (Moisés 7:16).

Eventualmente, o povo da Cidade de Enoque foi trasladado e tirado da terra. Mas isso não significava que aqueles que não estavam na cidade naquele momento não tinham sorte.

Mesmo depois que Sião foi tirada da terra, alguns ainda foram levados para a cidade.

“E Enoque viu anjos que desciam do céu, prestando testemunho do Pai e do Filho; e o Espírito Santo desceu sobre muitos e eles foram arrebatados, pelos poderes do céu, a Sião” (Moisés 7:27).

Quanto à sua localização agora, é bem possível que os cidadãos da cidade de Enoque ainda residam nela. No entanto, sabemos pela História da Igreja que aqueles que são transladados geralmente recebem designações de ministração, como aconteceu com Enoque.

“Agora, este Enoque Deus reservou para Si mesmo, para que ele não morresse naquele tempo, e designou-lhe um ministério para os corpos terrestres, dos quais pouco foi revelado. (…) Ele [Enoque] é um anjo ministrador, para ministrar àqueles que serão herdeiros da salvação e apareceu a Judas como Abel fez a Paulo; portanto, Judas falou dele” (History of the Church, 4:209).

Então, e muito possível que os cidadãos da cidade de Enoque tenham suas próprias atribuições de ministração e sejam “anjos ministradores a muitos planetas” (History of the Church, 4:210).

Onde está a cidade de Enoque agora?

Enquanto falava com o Senhor, Enoque expressou sua plena confiança em Sião, dizendo: “Certamente Sião habitará em segurança para sempre” (Moisés 7:20).

Porém, a resposta do Senhor revelou que havia mais reservado para a cidade de Enoque do que sua morada terrena.

“E aconteceu que o Senhor mostrou a Enoque todos os habitantes da Terra; e ele olhou e eis que Sião, com o correr do tempo, foi aarrebatada ao céu. E o Senhor disse a Enoque: Eis minha morada para sempre.” (Moisés 7:21)

Assim começou uma visão do que aconteceria com a terra desde então até o Milênio, e onde Sião eventualmente estaria localizada.

Nesta visão, Enoque viu o resto do mundo afundar em maldade, com Satanás segurando “uma grande acorrente na mão, que cobria de btrevas toda a face da Terra; e ele olhou para cima e riu; e seus canjos rejubilaram-se” (Moisés 7:26).

Ele viu o Deus do Céu chorar ao ver a maldade do mundo e o dilúvio final que destruiria os ímpios, eventos que não aconteceriam por centenas de anos.

Durante esta visão, Enoque também viu o destino divino de Sião. Ele viu Deus receber Sião “em seu próprio seio” (Moisés 7:69).

Sabemos que o uso da palavra “seio” neste caso significa mais do que apenas um local vago e celestial. De acordo com o livro The Pearl of Great Price: Verse by Verse Commentary, neste caso a palavra seio significa o trono de Deus, Sua morada real.

Mas não ficará ali para sempre. Em Moisés 7:62-64, vemos que a cidade de Sião retornará à Terra durante o reinado de Cristo no milênio:

“E retidão enviarei dos céus; e verdade farei brotar da terra para prestar testemunho do meu Unigênito; de sua ressurreição dentre os mortos; sim, e também da ressurreição de todos os homens; e retidão e verdade farei varrerem a Terra, como um dilúvio, a fim de reunir meus eleitos dos quatro cantos da Terra em um lugar que prepararei, uma Cidade Santa, para que meu povo cinja os lombos e anseie pelo tempo da minha vinda; pois ali estará meu tabernáculo e chamar-se-á Sião, uma Nova Jerusalém.

E o Senhor disse a Enoque: Então irás com toda a tua cidade encontrá-los lá; e recebê-los-emos em nosso seio e eles ver-nos-ão; e debruçar-nos-emos sobre seu colo e eles debruçar-se-ão sobre nossos ombros; e beijaremos um ao outro;

E lá será a minha morada e será Sião, a qual sairá dentre todas as criações minhas; e pelo espaço de mil anos a Terra descansará.”

Eventualmente, Enoque e o povo da cidade de Enoque serão reunidos com os justos na Terra.

De acordo com The Pearl of Great Price: Verse by Verse Commentary, este não será apenas um encontro casual, com o “recebe-os em nosso seio” não representando um lugar, mas uma forma de saudação: “um abraço esperado entre pessoas justas que é acompanhado por cair no ‘pescoço’ um do outro e beijar ‘um ao outro’.”

A reunião da Cidade de Enoque com a Terra no Milênio será seu lugar de descanso final e a morada de Deus durante este período de mil anos.

“E lá será a minha morada e será Sião, a qual sairá dentre todas as criações minhas; e pelo espaço de mil anos a Terra descansará.” (Moisés 7:64)

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *