fbpx

9 membros da Igreja de Jesus Cristo que foram vítimas, heróis e testemunhas no 11 de setembro

11 de setembro de 2001 foi um dia que abalou os Estados Unidos e o mundo. Os ataques terroristas que ocorreram são algo que permanecerá nos livros de história para sempre.

Eu era muito jovem na época, mas ainda sinto uma uma dor no coração sempre que penso nas vidas afetadas por esta tragédia. Neste ano, pensei especificamente sobre os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que podem ter sido afetados no 11 de setembro.

Brady Howell

Brady Howell e sua esposa Liz moravam perto do Pentágono na época do ataque. Quando um dos aviões o atingiu, sua família em Utah imediatamente se ajoelhou em oração. A família de Brady viajou para Washington, D.C. para ficar com Liz e tiveram que esperar uma semana para saber que sua morte estava confirmada.

Camille, irmã de Brady, participou de uma entrevista para a Igreja sobre a experiência. Ela disse: “Eu sabia que Brady não estava perdido para sempre e que nós o veríamos novamente.” Ela continuou,

Sei que milhões de pessoas sofreram a perda de um ente querido. Em algum momento de nossas vidas, todos passaremos por essa experiência. Eu diria aos [outros] que há pessoas que os amam e se preocupam com eles e querem apoiá-los e que o evangelho de Jesus Cristo traz esperança. Você pode passar por isso. Essa é uma mensagem que eu gostaria de compartilhar—que a esperança não está perdida, e a vida continua.

Rhonda Rasmussen

Rhonda Rasmussen era da mesma estaca que Brady. Ela estava trabalhando no Pentágono naquele dia fatídico, juntamente com o marido, Floyd. Floyd trabalhava um andar acima do dela e saiu do prédio depois de sentir o impacto.

“Tentei localizar Rhonda”, lembrou ele. “Andei por lá, chamando seu nome, mas não a encontrei.” Depois de ver as notícias, ele ficou sabendo que o voo 77 da American Airlines tinha atingido exatamente o escritório da Rhonda. Infelizmente, os seus restos mortais se perderam no incêndio. Floyd disse,

Comecei a pensar no meu testemunho. Me lembrei que fui selado a Rhonda pelo tempo e toda a eternidade – ela chegou na eternidade antes de mim.

Carolyn Beug e Mary Alice Wahlstrom

As filhas gêmeas de Carolyn Beug receberam bolsas de estudo para uma escola de design em Rhode Island em 2001. Ela decidiu convidar sua mãe, Mary Alice Wahlstrom, para levar as meninas à escola. Carolyn e Mary Alice estavam a caminho de casa quando o avião delas atingiu a Torre Norte do World Trade Center.

A família delas iria buscá-las no aeroporto naquele dia. A nora de Maria Alice disse: “desde o início, eu sabia que tudo estava nas mãos do Senhor. Por essa razão, tínhamos muita força e propósito.” Com o tempo, essa provação fortaleceu imensamente o seu testemunho. Ela disse:

Não importa se a bolsa de valores cai, se coisas ruins acontecem, se seu pai perde o emprego, se você tem que passar por um divórcio ou qualquer outra coisa, o Senhor está consciente de você e de sua situação. Ele está no comando, e se tivermos fé de que tudo vai ficar bem, acho que conseguimos passar por qualquer coisa. É a coisa mais importante que aprendi nos últimos 10 anos.

Outros membros envolvidos

Victor Guzman estava trabalhando no 85º andar da Torre Norte no dia 11 de setembro. Ele ajudou a evacuar todos de seu andar (o que levou quase uma hora). Felizmente, ele conseguiu sair e conseguiu correr antes das torres desabarem.

Brent Belnap estava servindo como presidente da Estaca Nova Iorque, Nova Iorque, e estava à caminho do trabalho quando ele viu a fumaça saindo das Torres Gêmeas. Ele contou que o Espírito fortemente o exortou a ir para o seu escritório o mais rápido possível. Lá, ele era um dos poucos que tinha serviço telefônico, conseguiu contatar os bispos, e contabilizou todos os membros de sua estaca. Ele disse:

Houve muitas ternas misericórdias, muitas vidas poupadas naquele dia. Vários membros que deveriam ter estado no World Trade Center naquele dia, mas não estavam.

Membros que ajudaram

Scott Baxter voluntariou-se para ajudar a Agência Federal de Gestão de Emergência e foi enviado para o térreo na noite do dia 12. Ele disse que limpar a morte e a destruição foi uma experiência muito traumatizante.

Shaun Parry pode ter sido apenas um artista da Broadway, mas ele também ofereceu sua ajuda após os ataques de 11 de setembro. Sua flexibilidade lhe rendeu o apelido de “Homem-Aranha”. Ele foi capaz de entrar em espaços pequenos e ajudou a resgatar nove pessoas.

Mensagens dos nossos líderes

Ao longo dos anos, os líderes da Igreja têm dado muitas mensagens de segurança e paz sobre os acontecimentos do 11 de setembro. Uma declaração oficial foi divulgada poucas horas depois do ataque. Mais tarde, o Presidente Hinckley deu um discurso no Tabernáculo na Praça do Templo. Ele disse:

Escuro como é esta hora, brilhando através da pesada camada de medo e de raiva está a imagem solene e maravilhosa do Filho de Deus, o Salvador do Mundo, o Príncipe da Paz, o exemplo do amor universal, e é para Ele que olhamos nestas circunstâncias. Foi Ele que deu a Sua vida para que todos pudessem desfrutar da vida eterna. Que a paz de Cristo venha sobre nós e nos dê conforto e segurança e, particularmente, pedimos que Ele console os corações de todos os que choram.

Um ano depois, o Presidente Faust e o Presidente Monson falaram em um memorial do 11 de setembro realizado na Praça do Templo. O Presidente Monson disse durante o serviço,

Bem lembrados são os atos de bravura daqueles que fizeram o seu melhor para salvar os outros e aqueles que deram suas vidas neste esforço heróico. Em um dos nossos adorados hinos estão as palavras reconfortantes ,”Ele é meu Salvador e meu amigo. Sempre que eu lhe pedir, virá comigo.” (Hinos nº 73)

Que todos nós separemos um momento hoje para recordar aqueles que se perderam nas tragédias de 11 de setembro de 2001. Quão grato estou pelos milagres que Deus proporcionou naquele dia.

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Como identificar as dádivas em meio às provações

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *