fbpx

7 Atitudes que Aumentarão Sua Capacidade de Receber Revelação Pessoal

Em seu discurso “que me falta ainda” o Elder Larry R. Lawrence nos aconselhou a buscarmos a orientação do Espírito para conduzirmos de forma eficaz a nossa vida, afirmando que “o Espírito realmente nos aconselha de modo personalizado. Ele é um companheiro absolutamente honesto e dirá a nós coisas que ninguém mais conhece ou tem coragem de dizer” [1]. No entanto, a busca por revelação pessoal, para muitas pessoas, não é um caminho fácil de ser trilhado e muitos acabam por desmotivarem-se por acharem que não são dignos de receberem uma resposta ou por considerarem que é muito difícil reconhecer que receberam a influência do Espírito até que seja tarde para seguí-la.

Enumerei algumas atitudes que, ao serem colocadas em prática, aumentará sua a capacidade de receber e reconhecer a influência do Espírito em sua vida de forma mais clara e eficaz.

1. Guardar a palavra de sabedoria

A maioria das pessoas têm dificuldade de reconhecer as delicadas influências físicas que advém da inspiração divina. Para que esses sentimentos físicos se tornem mais claros se faz necessário conservarmos o corpo livre de substâncias que possam denegrir nossa capacidade física e espiritual de receber inspiração. Nos abstendo do uso de determinadas substâncias, adquiriremos hábitos que nos elevam física e espiritualmente, nos tornando capazes de reconhecermos de forma mais clara tais influências. Ao nos esforçarmos para cumprir essa lei, à palavra de sabedoria se tornará uma “armadura e nos protegerá dos hábitos que obstruem os canais de revelação pessoal”[2].

2. Ser virtuoso (a)
moças jovens
O Senhor foi claro em sua admoestação: “que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus”[3]. Não podemos esperar receber a influência pura do Espírito do Senhor se nossos pensamentos não cederem espaço para recebermos inspiração. Ao nos esforçarmos por colocar nossa vida em comunhão com a vontade do Senhor, através de pensamentos e ações virtuosas receberemos a bênção da revelação pessoal destilar-se sobre nossa “alma como o orvalho do céu”[4].

3. Assistir à Conferências Gerais
Conferência GeralAs conferências são oportunidades grandiosas de ouvirmos a voz do Senhor ao sermos instruídos pelos profetas vivos e autoridades gerais da Igreja e, consequentemente, de sermos influenciados pelo Espírito. Precisamos ouvir “tais palavras como se saíssem da boca do Senhor, com paciência e fé”[5] para que o Espírito possa ter maior influência sobre nossos pensamentos e ações, guiando-nos de forma individualizada, para que os ensinamentos das conferências sejam colocados em prática e nossa vida seja aperfeiçoada de acordo com a vontade do Senhor. Fazer anotações sobre suas impressões e estudá-las posteriormente de forma mais aprofundada tem se mostrado muito eficaz para uma maior vivência de suas revelações pessoais e maior capacidade de receber novas instruções.

4. Aceitar os conselhos dos líderes locais
Passo 1
O presidente Boyd K. Packer disse: “se a pessoa torna-se crítica demais e nutre pensamentos negativos, o Espírito se afasta. Somente quando a pessoa se arrepende é que o Espírito retorna […] estamos seguros se seguirmos nossos líderes”[6]. Precisamos estar dispostos a ouvir os conselhos do Senhor através de nossos líderes. Quando nos tornamos muitos críticos e paramos de apoiar ou começamos a criticar nossa liderança fechamos o canal de revelação, pois estamos nos rebelando contra os ungidos do Senhor. Em contrapartida ao seguirmos seus conselhos demonstramos confiança no Senhor e nos tornamos aptos a receber mais instruções.

5. Ser humilde

Ao nos dirigirmos ao Senhor necessitamos ser humildes, reconhecendo nossas fraquezas, buscando sinceramente por instruções. Tendo a consciência que reconhecer nossas falhas não nos faz pessoas inúteis ou derrotadas, esse reconhecimento é a porta para nosso fortalecimento e crescimento. Em Éter lemos: “minha graça basta a todos que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles”[7]. Esse é o princípio que devemos ter em mente, Deus não nos deu fraqueza para que sejamos simplesmente fracassados, mas para que aprendamos a ser humildes e fundamentemos nossa fé em um Deus que nos capacita continuamente.

6. Perguntar acreditando que receberemos uma resposta

Young caucasian woman prayingTiago nos aconselha: “E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada. Porém peça com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte”[8]. Ao procurarmos o Senhor com nossas duvidas se faz necessário que perguntemos com fé de que vamos pedi e receber. Precisamos acreditar que Deus se importa conosco, que Ele ouve nossas orações e nos dará uma resposta, sem a fé para receber uma resposta, perguntar pode se tornar inútil.

7. Ser grato (a) e obediente

Não há melhor maneira de demonstrar gratidão pelas instruções recebidos do Senhor, pelo Espírito, do que estudando as sagradas Escrituras e sendo obedientes a elas. O estudo contínuo e diligente abrirá as portas das revelações e nos ajudará a termos pensamentos mais elevados e condizentes com a vontade do Senhor. Sabemos que nossos pensamentos controlam nossas atitudes, por isso “à medida que nossos pensamentos se voltam para os céus, o Senhor gentilmente dizer-nos qual é a próxima característica em que precisamos melhorar”[9]. Ao seguir esse padrão encontraremos maior facilidade para recebermos e reconhecermos as revelações advindas do Espírito Santo.

Ao buscarmos a orientação do Senhor precisamos nos preparar física, emocional e espiritualmente para recebê-la. Ao nos esforçarmos para cumprir com os mandamentos, orar acreditando que Deus nos auxiliará buscando suas respostas através de um estudo diário das Escrituras e demonstrarmos nossa gratidão obedecendo a essas influências estaremos mais sujeitos a termos inspirações mais claras. Portanto, “se formos humildes e doutrináveis, o Espírito Santo nos inspirará a melhorar e nos guiará para casa, mas precisamos pedir orientação ao Senhor ao longo do caminho”[10].
Referências

1. Élder Larry R. Lawrence, Que Me Falta Ainda?, Conferência Geral 3 de outubro de 2015,
2. A Revelação Pessoal num Mundo Inconstante, A Liahona, janeiro de 1990, p. 15.
3. Doutrina e Convênios 121:45
4. Doutrina e Convênios 121:45.
5. Élder Robert D. Hales, Conferência Geral: Fortalecer a Fé e o Testemunho, Conferência Geral 5 de outubro de 2013
6. Revelação Pessoal: o Dom, o Teste e a Promessa, A Liahona, janeiro de 1994, p. 61.
7. Éter 12:27.
8. Tiago 1:5.
9. Élder Larry R. Lawrence, Que Me Falta Ainda?, Conferência Geral 3 dee outubro de 2015
10. Élder Larry R. Lawrence, Que Me Falta Ainda?, Conferência Geral 3 de outubro de 2015

| Para refletir
Publicado por: Lilian Bento
Lilian Bento serviu na Missão São Paulo Norte. Atualmente trabalha como professora e pesquisa sobre o uso do documentário e da ficção como recurso didático. Suas paixões são: o Trabalho de História da Família, viajar, filmes de animação e o piano (que ela luta para aprender a tocar). Seu maior sonho é ser uma esposa dedicada e uma mãe devotada.
Moça Recato Moda
22 Looks Impactantes e Recatados
Livro de Mórmon Gigante
Atividade Missionária do Ramo Registro - SP Cria o Maior Livro de...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *