fbpx

4 Coisas que você precisa saber a História da Igreja

historia da igrejaA História da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma história incrível. Porém, muitas pessoas não a conhecem – e alguns que a conhecem (pouco ou muito), distorcem fatos e tirar alguns episódios de contexto. Então, quando você ler algo sobre a História da Igreja considere o seguinte:

  1. A História da Igreja é a História do Povo de Deus. Sim, já que a Igreja de Jesus Cristo é o Reino de Deus na Terra – uma restauração da Igreja Primitiva, então a História da Igreja é a história do povo de Deus. Isso pode parecer óbvio para alguns, mas sem essa perspectiva em mente muitos acontecimentos do passado não serão compreendidos. Os santos dos últimos dias consideravam-se membros do Reino de Deus, discípulos de Jesus Cristo. Eles se esforçavam para guardar os mandamentos, conforme ensinado nas escrituras. É por isso que, por exemplo, vemos os primeiros membros da Igreja, que chamamos de Pioneiros, fazendo grandes sacrifícios- às vezes, até entregando a própria vida, para seguir a Voz de Deus. O Elder Steven E. Snow, que serve como Historiador da Igreja contou: “Adoro a história da Igreja. Recentemente, eu a tenho lido mais do que nunca, e me sinto fascinado e edificado. É absolutamente surpreendente, por exemplo, o que os primeiros missionários realizaram, sem nenhum outro recurso além de uma fé ardorosa e um testemunho que os levou a fazer coisas notáveis. Esses exemplos me ajudam a entender que posso fazer coisas difíceis caso continue a cultivar minha fé e meu testemunho. Meu testemunho é continuamente fortalecido quando vejo o que aconteceu com esta grande obra à medida que ela se desenrolou.” [1]
  2. A Igreja é uma das instituições que mais zela para manter a História preservada. Desde Joseph Smith, o Senhor ordenou que a Igreja mantivesse registros sobre os acontecimentos da Igreja. O chamado de Historiador da Igreja é muito importante, e já foi ocupado por profetas como Wilford Woodruff e Joseph Fielding Smith. A Igreja tem muitos documentos e objetos, possui museus e muitos pesquisadores. Além disso, muitos membros da Igreja e não membros, escreveram e escrevem sobre a História da Igreja com base em recursos preservados e mantidos pelos Igreja. Um dos projetos mais interessantes é o Joseph Smith Papers que visa reunir e publicar todos os documentos que envolvem a vida do Profeta Joseph Smith.
  3. A História da Igreja, que é edificante, esta disponível para todos! Com certeza. Não há nada de vergonhoso na História da Igreja. Porém, “algumas informações que tentam constranger a Igreja costumam ser muito subjetivas e injustas. Devemos procurar fontes que descrevam de modo mais objetivo nossas crenças e nossa história. Alguns sites são mal-intencionados e podem ser sensacionalistas na maneira de apresentar as informações. Procure fontes com historiadores reconhecidos e respeitados, sejam eles membros da Igreja ou não.” [2] Você também pode se matricular no curso do Seminário e Instituto para aprender mais sobre a História da Igreja, ou pode baixar ou comprar manuais de estudo. “A Igreja verdadeira sempre foi minoritária e sempre fomos alvo de críticas. Sempre enfrentaremos adversidades e é melhor nos acostumarmos a isso. A melhor maneira de lidar com isso é certificarmo-nos de ser dignos pessoalmente e de ter um testemunho forte” recomendou Elder Snow. “A maioria esmagadora das evidências históricas da Igreja é positiva e edificante. Se você optar por despender boa parte de seu tempo estudando apenas os capítulos polêmicos de nossa história, enxergará alguns fios, mas não conseguirá ver a tapeçaria completa. E é preciso entender nossa história como um todo. Em seu devido contexto, ela é absolutamente inspiradora.” [3]
  4. A História da Igreja esta sendo escrita agora! Sim, todos fazemos parte da História da Igreja, sejamos membro ou não. Esse grupo pequeno, que diz possui a verdade divina – é de fato o povo de Deus. E embora as grandes manchetes e os mais famosos livros tratem pouco dos santos dos últimos dias, dia virá em que a História dos santos será considerada como a mais importante. Algo que pode fazer para contribuir para edificação do Reino de Deus e a perpetuação de um legado de fé, iniciado pelos primeiros membros, é guardar os mandamentos e manter um diário.

 

 

________

NOTAS

[1] STEVEN E. SNOW, “Equilibrio na Historia da Igreja

[2] idem a Nota 1

[3] idem a Nota 1

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Templo Mórmon de Fiji Abre Suas Portas ao Publico
Primeira Presidência Anuncia a Dedicação de 3 Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *