3 aspectos importantes do símbolo da Igreja de Jesus Cristo, seu propósito e uso
Nos últimos anos, o presidente Nelson anunciou que por Cristo ser o centro de tudo, precisamos usar o nome correto da Igreja e ter sempre o Salvador como o centro de nossas vidas. Usar o nome correto da Igreja nos ajuda a pregar o evangelho e a testificar que Jesus é o Cristo e que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Sua igreja restaurada na terra.
Na conferência de abril de 2020, o presidente Nelson anunciou um novo símbolo da Igreja, que combina com a iniciativa de Cristo ser o centro de tudo. A estátua de mármore de Thorvaldsen, ‘Christus’ está presente no centro do novo símbolo, com o nome da Igreja dentro de uma pedra de esquina, demonstrando o lugar central que o Salvador ocupa em Sua Igreja.
Logo que a conferência terminou, já conseguimos ver mudanças nos aplicativos da Igreja além dos sites oficiais. Atualmente, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos estão direcionando como o novo símbolo deve ser usado e informações detalhadas estão sendo desenvolvidas para ajudar os membros a utilizarem o novo símbolo da maneira correta e serão divulgadas em breve.
Enquanto não recebemos essas diretrizes, precisamos lembrar dos motivos para a implementação de um novo símbolo para que possamos dar a devida importância a ele e aqui estão três coisas muito importantes a serem lembradas.
1. Um símbolo de que Cristo é o ponto central, não um logo
O novo símbolo da Igreja enfatiza o nome correto da Igreja e é centralizado em Jesus Cristo. Um símbolo é uma representação, e aqui Cristo é representado como a cabeça desta Igreja, de Sua Igreja.
Embora um “logotipo” seja frequentemente usado para definir uma marca, um “símbolo” representa algo maior – nesse caso, o Salvador como dono de Sua Igreja.
Cristo ressuscitou e está vivo. Ele está de braços abertos para nos receber e Ele é a principal pedra de esquina.
2. Um símbolo que identificará os materiais oficiais da Igreja
O novo símbolo será um identificador visual no materiais oficiais da Igreja, e por isso está sendo criado em 110 idiomas. O novo símbolo da Igreja não foi criado para o uso pessoal dos membros, comercial ou propaganda, não deve ser utilizada como decoração, papel de parede ou imagem de bloqueio de tela nos telefones; não deve ser estampadas em camisetas, bottons ou banners.
Os materiais da Igreja estão sendo revisados pela Primeira Presidência, Quórum dos Doze Apóstolos e pelo Departamento de Propriedade Intelectual para determinar como o símbolo será melhor utilizado.
3. Um símbolo de reverência
O novo símbolo está relacionado com a escritura encontrada em Efésios 2:20, “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” e também com a ressurreição do Salvador.
O nome da Igreja de Cristo está dentro de uma pedra de esquina e a estátua do Salvador está posicionada sob um arco, que nos faz lembrar de quando saiu do túmulo após ressuscitar.
O novo símbolo é um sinal de reverência a tudo isso e tal sentimento será respeitado sempre que o novo símbolo for utilizado pela Igreja.
Fonte: Church News
O que o Livro de Mórmon nos ensina sobre o novo símbolo da Igreja