fbpx

2 passos para evitar ficar sobrecarregado

No podcast Magnify, a apresentadora Laurel Day perguntou à ex-membro da Presidência Geral da Sociedade de Socorro, irmã Sharon Eubank: “Como podemos evitar ficar sobrecarregados?”

E a irmã Eubank compartilhou uma história que mudou completamente minha atitude em relação a tentar fazer todas as coisas, o tempo todo.

“Dedique apenas 10 minutos”

Uma mulher em meu ramo passou por uma cirurgia nas costas mal-sucedida há cerca de 12 anos. Ela vive em uma dor excruciante e, como ela descreve, é como se fosse uma cãibra em todo o corpo que nunca para.

Ela é avó e sabe que está morrendo, mas queria fazer algo por seus filhos. Ela queria escrever livros de genealogia para esses pequenos netos, mas pensou: “Não consigo nem digitar por mais de 10 minutos. Essa é toda a energia que eu tenho.”

E ela disse ao Senhor: “Como posso fazer isso? Eu quero fazer, mas estou simplesmente sobrecarregada pela minha angústia física e mental.” E ela disse que o Espírito Santo colocou duas palavras em sua mente. Ele disse: “Apenas tente.”

Então, em seus 10 minuto, ela só conseguia fazer por 10 minutos todos os dia, ela escreveu 23 livros. Ela me mostrou os 23 livros sobre sua mesa que escreveu a cada 10 minutos por dia.

E desde então, eu penso: “OK, se eu me sentir sobrecarregada, posso fazer algo por 10 minutos.” E quando você vê os resultados, apenas tentando, faz uma grande diferença.

Considere isso: Qual é o desejo avassalador do seu coração? E o que você pode fazer a respeito por apenas 10 minutos todos os dias?

São 10 minutos de pesquisa de História da Família ou indexação?
São 10 minutos organizando um canto bagunçado da sua casa?
São 10 minutos em uma ligação de vídeo com um parente distante?
São 10 minutos de estudo pessoal das escrituras?
São 10 minutos pesquisando sua última preocupação sobre criação de filhos?
São 10 minutos de oração ou meditação ou quietude para estar mais em sintonia com o Espírito?
São 10 minutos de conexão ou tempo de brincadeira com seu filho ou neto?

Para mim, a lição importante aqui não é tentar fazer tudo, porque esses 10 minutos também podem começar a se somar. Mas orar pela causa raiz do seu sentimento de sobrecarga (ou pelo menos uma das causas) e encontrar uma maneira simples de fazer pequenos progressos.

Um por cento melhor

De forma semelhante, no discurso da conferência de 2021, “Um por cento melhor”, o Élder Michael L. Dunn contou a história da Equipe Nacional de Ciclismo Britânica e seu treinador extremamente influente, que ensinou:

“Se você dividir em pequenas partes tudo o que se relaciona a andar de bicicleta e melhorar cada uma delas em um por cento, haverá um avanço significativo quando tudo se juntar”.

Na verdade, o aclamado autor James Clear afirma que, se você melhorar apenas um por cento em algo a cada dia, ao final de um ano, você será 37 vezes melhor. O Élder Dunn disse:

“Todo esforço que fazemos para nos arrepender, não importa o quanto nos pareça pequeno, pode fazer uma grande diferença em nossa vida.”           

Imagine: Quais mudanças você poderia ver em sua vida se aplicasse esse mesmo princípio à leitura do Livro de Mórmon ou ao arrependimento?

Quão poderoso seria se você pudesse olhar para trás e perceber que se tornou 37 vezes melhor em guardar os mandamentos, responder a perguntas delicadas, ouvir ou focar em Cristo durante o Sacramento?

Por fim, quer você enfrente as tarefas mais difíceis da sua vida, apenas 10 minutos por dia, ou tentando ser apenas um por cento melhor, pode descobrir que isso começa a trazer mais paz e calma ao seu dia a dia.

Fonte: LDS Living

Veja também: Pensar Celestial: Um diagnóstico de anencefalia e o milagre de ter meu filho nos braços

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *