fbpx

11 maneiras de se tornar mais resiliente

O ano de 2020 provavelmente nos trouxe mais provações do que toda a última década combinada. E teve um efeito negativo na maioria das pessoas, se não em todas, em quase todos os aspectos de nossas vidas.

A boa notícia é que podemos superá-los em nosso próprio ritmo, usando mecanismos que funcionam pessoalmente para nós.

Uma habilidade que pode nos ajudar é a resiliência. A resiliência é a habilidade de não somente se recuperar dos contratempos e dificuldades da vida, mas também se adaptar bem às mudanças e crescer pessoalmente em meio à adversidade.

A resiliência é algo que, uma vez aprendido, pode impactar nosso comportamento, pensamentos e ações.

Então, se estamos passando por um momento difícil agora ou se só queremos estar preparados para quando as provações vierem, veja 11 maneiras de promover a resiliência em si mesmo.

Acredite em si mesmo

Esta é a maneira mais importante de construir a resiliência. Temos que acreditar que temos valor.

Temos que acreditar que chegamos tão longe na vida, por causa das lições que aprendemos e das decisões corretas que tomamos. Temos que acreditar que somos capazes de prosperar.

Se você não se sente dessa maneira por causa dos erros que cometeu, lembre-se da última vez em que esteve em uma situação similar.

Lembre-se de tudo o que já sobrepujou. Lembre-se o quanto lutou para chegar aonde você está agora, e o quão longe está de onde começou.

Acredite em si mesmo porque alguém tão poderoso, eterno e perfeito acredita. Nosso Pai Celestial sabe exatamente do que somos capazes.

Temos atributos divinos e um potencial divino dentro de nós, que podem nos dar a força e a confiança para superar nossas provações.

Você também pode tentar ter uma conversa interna positiva. É tão bom quando outras pessoas nos encorajam ou acreditam em nós. Mas você pode encorajar e elogiar a si mesmo todos os dias.

Se você foi muito bem e ninguém percebeu, dê “um tapinha” em suas costas e diga: “Ótimo trabalho!”. Se você acha que não foi tão bem, agradeça a si mesmo por fazer tudo o que pode.  A conversa interna positiva pode ter ótimos resultados!

Nutra a si mesmo

Hoje em dia o autocuidado é uma palavra que está na moda na mídia e nas redes sociais, mas é mais do que uma palavra que está na moda, porque nosso bem-estar pessoal depende disso.

O autocuidado significa nutrir-nos mentalmente, espiritualmente, fisicamente, emocionalmente e em todas as áreas que o bem-estar abrange.

O autocuidado é muito pessoal e varia de pessoa para pessoa. Pode ser uma hora de silêncio diariamente ou durante o fim de semana para uma leitura ou meditação.

Pode ser exercício regular e alimentação saudável ou um fim de semana assistindo aos seus filmes favoritos. Pode significar um dia de spa, um banho de espuma ou um dia sem as crianças.

Pode ser fazer algo que você adora ou se inscrever em uma aula para aprender algo novo. Pode significar um dia com os amigos ou afastar-se de relacionamentos tóxicos, estabelecer limites e dizer não.

O autocuidado pode significar muitas coisas, mas uma coisa é certa, não é um prazer com culpa ou algo que devemos fazer como último recurso, para recuperar a nossa sanidade.

É uma busca ao longo da vida para manter uma saúde vibrante, por harmonia e por felicidade em nossas vidas. O autocuidado pode transformar nossas vidas para melhor.

Quando nutrimos a nós mesmos, nossa capacidade de perseverar aumenta. Nossa mente, corpo, coração e espírito estão prontos para enfrentar desafios porque já desenvolvemos uma rotina para nos ajudar a lidar com o estresse, e isto pode nos ajudar durante tempos difíceis.

Cuidar de si mesmo não é egoísmo. Na verdade, nos ajuda a nos tornarmos mais altruístas.

Aceite que a mudança é inevitável

Se gostamos ou não, as mudanças sempre serão constantes, não importa o quão bem planejemos nossas vidas.

Quando aceitamos que a mudança faz parte da vida, nos tornamos mais abertos para sair de nossa zona de conforto e evoluir como pessoa. Assim, estaremos mais confortáveis ​​e preparados quando o curso vida, de repente, alterar algo que planejávamos ou esperávamos.

Saber que a mudança pode acontecer a qualquer momento, também pode nos ajudar a prepararmos planos de contingência e nos ensinar a sermos mais estratégicos, quando tudo der errado.

A mudança nutre a flexibilidade para nos redescobrirmos – nossas metas, desejos, o que precisamos para nosso bem-estar interior e como encontrar a realização pessoal. Podemos até embarcar em novas direções que nunca imaginamos ser possíveis.

Também aceitamos melhor quando nossas metas não são mais alcançáveis ​​devido à nossa situação atual e mudamos nosso foco para o que podemos fazer para melhorar nossa situação.

Ter esta mentalidade nos permitirá reconhecer as coisas boas que vêm com a mudança ou contar as bênçãos que recebemos todos os dias, apesar de nossas dificuldades.

Aceite as circunstâncias que não podem ser alteradas

Quando as coisas não acontecem como esperamos, tendemos a insistir no “que poderia ter sido” e no “e se”.

Muitas vezes, sonhamos acordados com o que gostaríamos que tivesse acontecido e ficamos presos ao nosso desejo sobre coisas das quais não temos controle.

Isso pode nos causar muito estresse e exaustão e nos impedir de crescer e viver nossas vidas livremente.

A verdade é que, não importa o quanto tentamos, existem coisas sobre as quais não temos controle.

Quanto mais cedo percebermos isso, mais cedo nos libertaremos da bagagem do passado, aumentaremos nossa autoestima e aumentaremos nossa confiança para buscar exatamente as coisas que fazem nossa alma se sentir mais viva.

Pode ser muito difícil, até mesmo assustador, mas aceitar é mais fácil quando você se concentra no sentimento libertador e estimulante de estar livre e não se preocupa mais com as coisas que não pode mudar.

Reconheça que sua luta é válida, sem importar com o que está lutando

Nossas lutas individuais variam. Mesmo as lutas semelhantes podem ser diferentes em graus e formas. Nenhuma luta é a mesma.

Então, da próxima vez que ouvir alguém dizer que você não deve se preocupar porque os outros estão muito piores, não se sinta culpado.

Temos todo o direito de sentir que estamos lutando, independentemente do que os outros tenham passado em relação à nossa experiência.

Haverá pessoas que não são afetadas por algo que está nos estressando, mas isto não significa que o que sentimos não seja real.

O fato de que outras pessoas possam lidar melhor, não significa que nossa luta não seja válida. Cada um de nós lida com nossas lutas de maneira diferente. Então, precisamos ser mais gentis conosco.

Quanto mais cedo reconhecermos que estamos lutando, mais cedo poderemos agir para resolver o que estamos enfrentando e seguir em frente.

Estabeleça passos administráveis ​​para resolver o problema

Depois de reconhecer que está lutando contra algo, você deve agir.

Você não pode simplesmente sentar e esperar que o problema desapareça. O primeiro passo é definir sua meta e, em seguida, desenvolver passos realistas que o ajudarão a avançar em direção a ela.

Você também pode refletir sobre as coisas que poderia ter feito melhor nesse tipo de situação. Isso o ajudará a não cometer os mesmos erros que cometeu no passado.

E quando você realizar algo que o aproxime um passo de seu objetivo, comemore! Dê a si mesmo algum crédito, mesmo que pareça uma pequena vitória. Se as coisas ficarem difíceis e você se sentir desanimado, concentre-se no progresso que alcançou até o momento.

Trabalhar proativamente para resolver nossos problemas ou alcançar nossas metas, nos ajuda a ter mais controle sobre nossas vidas. Esse sentimento pode nos fortalecer e motivar mesmo em meio à adversidade.

Não resolvemos um problema do dia para a noite. É preciso empenho e perseverança até atingirmos nossas metas.

Construa e fortaleça relacionamentos

Mesmo quando pensamos que podemos fazer tudo sozinhos, o apoio social em todas as suas formas tem um papel importante a desempenhar em nossas vidas.

Relacionamentos que nutrem o amor, a confiança, o incentivo e a garantia de nosso valor podem ajudar a aumentar nossa resiliência. E nos ajudam a ficar mais à vontade quando temos pessoas que genuinamente se preocupam conosco – tanto nos momentos bons quanto nos ruins.

Portanto, fortaleça esses relacionamentos de todas as maneiras que puder. Mande mensagens de texto ou converse por 5 minutos pelo telefone.

Compartilhe suas conquistas e celebre com eles de qualquer maneira possível dentro das circunstâncias atuais. Apoie seus negócios, os siga nas redes social para que vocês permaneçam conectados um ao outro.

A maneira de fortalecer um relacionamento é diferente para cada pessoa, então explore o que funciona para você e para as pessoas que você ama e cuida.

Se você ainda não tem relacionamentos sólidos, talvez seja hora de sair um pouco da sua zona de conforto e encontrar alguém com quem possa fazer atividades – pequenos passos podem florescer uma amizade que você talvez nunca soube que precisava.

Fortaleça seus pontos fortes existentes

Todos nós passamos por uma jornada difícil – de uma forma ou de outra, mas o fato de ainda estarmos aqui significa que fomos capazes de sobreviver de alguma forma.

E porque passamos por essa jornada difícil, todos nós temos forças que nos ajudaram a perseverar diante das dificuldades, atributos pessoais como a capacidade de manter a calma no meio de uma discussão acalorada ou a capacidade de ver o lado positivo em todas as situações.

Quando você enfrentar tempos difíceis, lembre-se que você já possui pontos fortes que pode utilizar, fortalecer e que o ajudarão em sua jornada.

Cultive uma atitude positiva

A positividade significa muito mais do que simplesmente “ver o lado bom” em todas as coisas.

Significa também reconhecer que as emoções desagradáveis ​​fazem parte da vida e são essenciais para o nosso crescimento.

Significa que podemos ver as coisas que não estão funcionando, dando-nos a oportunidade de melhorá-las. É entender que os desafios são temporários e que podem nos ensinar algumas coisas sobre a vida.

Cultivar uma atitude positiva requer esforço consciente no início, mas com o exercício desse esforço consistente, a positividade acontecerá mais naturalmente quando precisarmos.

A positividade não apenas nos ajuda a sobreviver, mas é a chave para quando queremos prosperar.

Evite caminhos negativos

Pode ser tentador recorrer ao álcool, drogas ou outras substâncias para aliviar temporariamente nossa dor e sofrimento, mas eles podem fazer mais mal do que bem.

Também podemos ser tentados a ir a lugares escuros com música alta para distrair nossas mentes, mas, novamente, esses tipos de caminhos são todos temporários e podem até ser prejudiciais, se não tomarmos cuidado.

Alguns procuram pessoas que são negativas ou tristes, pensando que as compreenderão melhor, mas tais companhias apenas aumentam a negatividade em nossas vidas, ao invés de nos ajudar.

A verdade é que tudo isso não pode curar nossa dor. Em vez disso, concentre seu tempo e energia em coisas que o ajudarão e em pessoas que possam orientá-lo quando você se sentir perdido.

Recorra a pessoas em quem você pode confiar e que cuidarão do seu bem-estar, trocando caminhos negativos por caminhos mais positivos e encorajadores.

Não há outra maneira de avançar senão seguir em frente

Quanto mais cedo percebermos esta verdade, mais cedo poderemos nos levantar e nos recompor.

Pode ser tentador colocar nossas lutas de lado e lidar com elas mais tarde, mas é como uma bagagem que precisamos carregar escada acima. Quanto mais peso carregarmos, mais difícil será e mais nos atrasaremos.

Então, quando um desafio aparecer, devemos enfrentá-lo. Algumas bagagens exigirão pouco esforço e tempo para descarregar e outras vão demorar muito mais, mas se lidarmos com elas assim que pudermos e agirmos para torná-las um pouco mais leves a cada dia, seguiremos em frente com um pouco menos de peso em nossos ombros.

Aumentar nossa resiliência leva tempo e esforço. Não é algo que podemos desenvolver da noite para o dia. Na verdade, é uma jornada para a vida inteira que precisamos continuar a buscar.

Ao buscarmos ser resilientes, nossa habilidade de obter sucesso sobre nossos desafios e nos adaptarmos a mudanças aumentarão. A resiliência pode transformar nossas vidas para melhor, se assim permitirmos.

Fonte: Faith Ph

Relacionado:

7 Passos para aumentar o poder de nossas orações em 2020

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *