A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mobilizou de 150 a 200 voluntários diariamente para auxiliar comunidades devastadas por incêndios florestais no sul do Chile, atuando em coordenação com autoridades governamentais e representantes de outras religiões.
Desde o início da emergência, líderes da Igreja entraram em contato diretamente com pessoas e famílias afetadas, oferecendo apoio, conforto e ajuda material, ao mesmo tempo em que organizaram ações concretas para atender às necessidades mais urgentes.
O serviço voluntário tem sido um dos principais pilares da resposta, com participação diária de jovens, adultos e famílias. Os voluntários auxiliaram na coleta, separação e transporte de doações, além de oferecer apoio direto nas áreas atingidas.
Esses esforços foram coordenados com autoridades locais, municípios e órgãos de emergência para garantir que a ajuda chegasse às regiões mais afetadas.

Centros de coleta e distribuição
Edifícios da Igreja em Concepción, Providencia, Los Ángeles e Buin foram convertidos em centros de coleta e distribuição.
Então, em Providencia, a prefeitura solicitou o uso de uma instalação da Igreja para organizar doações. Em Los Ángeles Norte e Sul, kits de higiene e suprimentos essenciais foram reunidos e entregues em coordenação com áreas afetadas da região do Biobío, incluindo Andalién e Lirquén.
Em Buin, por meio de um projeto JustServe, a Igreja disponibilizou um prédio e voluntários para receber e separar doações, que posteriormente foram entregues à prefeitura para distribuição no sul do Chile.
Coordenação inter-religiosa e colaboração governamental
A resposta da Igreja ocorreu dentro de um contexto inter-religioso, com participação nas “Mesas de Diálogo Inter-religioso” convocadas pelo Escritório Nacional de Assuntos Religiosos do Chile (ONAR).
Essas reuniões possibilitaram a coordenação de esforços com outras organizações religiosas, mantendo comunicação com o SENAPRED e com a Delegação Presidencial Regional do Biobío. A ajuda concentrou-se em áreas como Lirquén, Penco, Cerro Verde, Punta de Parra (Tomé) e Camino Florida, em Concepción.
Segundo a ONAR, embora algumas comunidades religiosas tenham perdido capelas e locais de culto, essas mesmas organizações estenderam ajuda a seus vizinhos, demonstrando um espírito de solidariedade compartilhada.

Líderes da Igreja oferecem apoio e conforto
Líderes da Igreja também estiveram presentes nas comunidades afetadas para ministrar às pessoas impactadas. O Élder Gabriel Campos, Setenta de Área, visitou a comunidade de Lirquén, onde se reuniu com membros e moradores para oferecer conforto e encorajamento.
“Esta visita a Lirquén foi, acima de tudo, uma experiência espiritual”, disse o Élder Campos. “Em meio à dor e às perdas materiais causadas pelos incêndios, foi comovente testemunhar a resiliência inabalável dos santos. Eles transformaram seu sofrimento em serviço altruísta, cheio de amor cristão. Embora as chamas tenham consumido o que é temporário, o alicerce de sua fé permanece intacto e mais forte do que nunca.”
Iniciativas comunitárias nascidas do diálogo inter-religioso
Um exemplo de serviço conjunto ocorreu quando a Igreja abriu um de seus edifícios como centro intermediário de doações, a pedido do Conselho de Diálogo Inter-religioso da Prefeitura de La Cisterna.
Assim, ao longo de dois dias de serviço, voluntários coletaram cinco carrinhos de supermercado cheios de alimentos e itens de higiene. Posteriormente foram entregues a um ponto de coleta municipal. Logo, a prefeitura expressou sua gratidão, com o coordenador de diálogo inter-religioso, Gustavo Robles, dizendo: “Obrigado por tanto amor.”

Compromisso contínuo e próximos passos
Conforme vivenciou Alondra Friz, diretora de comunicação do Conselho de Comunicação da Igreja no Chile, a experiência de servir durante a emergência evidenciou que o serviço nem sempre é visível. Em seu caso, servir significou conectar instituições, coordenar apoios e construir pontes para que a ajuda chegasse a quem realmente precisava.
Embora seu trabalho tenha-se realizado muitas vezes por telefone, e não diretamente no campo, ela ressaltou que essa também foi uma forma de colocar suas mãos a serviço do Senhor.
Além da ajuda imediata, a Igreja está coordenando futuras doações e ações de apoio, incluindo assistência material, apoio emocional e ajuda psicológica às famílias afetadas. Portanto, esses esforços realizar-se-ão em coordenação com serviços locais e programas de bem-estar da Igreja.
Declaração da Presidência da Área Sul da América do Sul
Logo, em 21 de janeiro, a Presidência da Área Sul da América do Sul expressou publicamente pesar e solidariedade em resposta à tragédia:
“Expressamos nosso amor, empatia e orações por aqueles que foram afetados e por aqueles que perderam um ente querido. Assim como fizemos no passado, coordenaremos com o governo e outras organizações para disponibilizar voluntários e assistência material, com o desejo de levar alívio e esperança àqueles que foram profundamente impactados por esta catástrofe”, declararam os Élderes Joaquin E. Costa, Alan R. Walker e Eduardo Gavarret.
Por fim, a Presidência também convidou indivíduos e famílias a se unirem em oração pela proteção dos bombeiros, policiais e de todos os que trabalham nesta emergência. Assim, refletiram o amor e a compaixão ensinados por Jesus Cristo.
Fonte: Newsroom
Veja mais
- Mãos que Ajudam – crescendo servindo
- Ação do Mãos que ajudam chama a atenção da rede Globo no feriado de Finados
- Projeto Mãos que Ajudam mobiliza voluntários para produzir 3 milhões de máscaras em todo o Brasil



