Universidade Mórmon reafirma seu apoio aos seus estudantes internacionais
Universidade Mórmon
No dia 27 de janeiro de 2017 o atual presidente dos Estados Unidos assinou um decreto onde suspende por três meses a entrada de cidadãos da: Síria, Iraque, Irã, Líbia, Sudão, Iêmen e Somália no território Norte Americano. A medida atingiu também aos refugiados que vivem neste país. A restrição, que tem efeito imediato, não afeta os vistos diplomáticos e será aplicada paralelamente a uma revisão completa dos programas migratórios norte-americanos. Segundo Donald Trump o objetivo da medida é proteger o país de possíveis atentados terroristas. [1]
A Universidade Brigham Young se pronunciou sobre o assunto. A instituição ofereceu seu apoio aos 23 alunos internacionais que podem ser afetados pela medida presidencial.
“A ordem executiva decretada pelo presidente exige uma maior explicação. Especialmente sobre quem será afetado por ela. De qualquer modo estamos preparados para disponibilizar qualquer informação que nossos estudantes necessitem durante este período turbulento”.
A universidade aconselhou seus estudantes internacionais a desconsiderarem qualquer ideia de deixar o país por agora. Ao que tudo indica as medidas afetarão diretamente aos mulçumanos, não se sabe ainda o impacto desta determinação para os cristãos.
Atualmente existem alunos internacionais de mais de 100 países frequentando a BYU. Os 23 estudantes que já podem ser afetados por esta medida foram pessoalmente contactados pelo supervisor do departamento internacional e serviços escolares.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também emitiu nota onde expressou sua preocupação com a segurança temporal e espiritual de todos os filhos do Senhor. Especialmente aqueles que foram submetidos a violência física, guerras e perseguição religiosa. A igreja ressaltou a importância de que todos os governos possam cooperar com a segurança das pessoas.
[1] Trump suspende a entrada de todos os refugiados e de imigrantes de vários países mulçumanos. El país.
BYU affirms support for internacional students. Daily Herald.
Lds Church issues statement after Trump orders ban on refugees. Deseret News.