No domingo, 28 de setembro de 2025, um homem armado entrou em uma capela de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, Michigan, cerca de 80 km ao norte de Detroit, e abriu fogo.

Segundo a polícia da Grand Blanc Township, pelo menos 4 pessoas foram mortas e oito outras ficaram feridas. Como a capela estava em chamas, é possível que mais vítimas possam ser encontradas no prédio incendiado. Imagens divulgadas mostravam fumaça saindo da capela enquanto bombeiros combatiam as chamas e veículos de emergência rodeavam o local.

A polícia comunicou à comunidade que não havia risco para o público naquele momento. O atirador trocou tiros com a polícia e foi morto.

O que aconteceu?

As autoridades informaram que o homem de aproximadamente 40 anos jogou um veículo contra o prédio da Igreja, desceu do carro e começou a atirar. Depois disso, colocou fogo intencionalmente na capela, causando o incêndio. O canal CNN confirmou que havia crianças entre os feridos e que, em alguns casos, os ferimentos eram graves. Testemunhas afirmaram que pacientes continuavam sendo levados da capela para hospitais locais.

O ataque armado teria ocorrido durante os serviços dominicais da capela, enquanto membros participavam de reuniões regulares. Autoridades pediram que as pessoas evitassem a região para facilitar os trabalhos de investigação e atendimento emergencial.

Imagem: Finn Gomez/Imagn Images (CNN)

Quem era o atirador?

A polícia local identificou o atirador como Thomas Jacob Sanford. Ele era um ex-militar da Guerra do Iraque e morava em uma cidade próxima ao do ataque.

As autoridades continuam investigando os motivos de Sanford para o ataque, pois até o momento nada foi encontrado.

O que o Presidente dos Estados Unidos disse?

O Presidente Trump condenou o ataque armado, dizendo:

“Fui informado sobre o horrível tiroteio que ocorreu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Grand Blanc, Michigan. O FBI esteve imediatamente no local, e conduzirá a investigação federal, além de oferecer total apoio às autoridades estaduais e locais. O suspeito está morto, mas ainda há muito a aprender. Isso parece ser mais um ataque direcionado contra cristãos nos Estados Unidos da América.

A Administração Trump manterá o público informado, como sempre fazemos. Enquanto isso, OREM pelas vítimas e suas famílias. ESSA EPIDEMIA DE VIOLÊNCIA EM NOSSO PAÍS PRECISA TERMINAR, IMEDIATAMENTE!”

O que a Igreja disse?

Sobre o ocorrido, a Igreja de Jesus Cristo publicou o seguinte comunicado:

“A Igreja está em comunicação com as autoridades locais enquanto a investigação prossegue e à medida que recebemos atualizações sobre a condição dos afetados. Expressamos nossa gratidão aos socorristas que estão auxiliando as vítimas e suas famílias.

Somos profundamente gratos pelas orações e manifestações de preocupação vindas de tantas pessoas ao redor do mundo. Em momentos de tristeza e incerteza, encontramos força e consolo em nossa fé em Jesus Cristo. Locais de adoração devem ser santuários de paz, oração e comunhão. Oramos por paz e cura para todos os envolvidos.”

O bispo da Ala Grand Blanc também compartilhou algumas palavras:

Que possamos incluir todos os afetados e seus familiares em nossas orações.

Fonte: Deseret News

Esta notícia será atualizada conforme mais detalhes forem disponibilizados pelas autoridades e pela Igreja.

Relacionado: