fbpx

Igreja participa da Semana de Oração pela Unidade Cristã

O Élder Steven R. Bangerter, da Presidência da Área das Filipinas, juntou-se a outros líderes cristãos na Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2022, em 19 de Janeiro às 18h na Catedral de Manila, em Intramuros, Manila. O tema foi “vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo” (Mateus 2:2).

A Semana de Oração pela Comunidade Cristã é realizada anualmente pelo Congresso de Comissão Episcopal de Assuntos Ecumênicos dos Bispos Católicos das Filipinas e do Conselho Nacional de igrejas das Filipinas.

O referido evento tem sido mais significativo com a celebração deste ano dos 500 anos de cristianismo nas Filipinas. Filipinos por todo o país celebram a alegria do Cristianismo trazida aqui por missionários cristãos.

Sua Eminência, José Cardeal Advincula, o Arcebispo da Arquidiocese de Manila, foi o anfitrião da celebração litúrgica. O encontro presencial foi transmitido ao vivo na TV Maria e outros canais a cabo seguindo os protocolos de saúde adequados.

Líderes cristãos reuniram-se em uma expressão de amor e de unidade, incluindo os da Igreja Católica Romana, o Conselho Nacional de Igrejas nas Filipinas, Igreja Episcopal das Filipinas, da Igreja Unida de Cristo nas Filipinas, a Igreja Filipina Independente, a Igreja Metodista Unida, a Igreja Episcopal Carismática, e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Tema da Semana da Oração de 2022

O tema deste ano foi focado na jornada dos Sábios e seu desejo de encontrar o menino Jesus, em Belém. Eles seguiram a estrela no oriente com a intenção de trazer-lhe presentes de ouro, incenso e mirra.

Em seu discirso de abertura, o Reverendo Fr. Reginald R. Malicdem, Reitor da Catedral de Manila, disse,

“Vindos de diferentes culturas, raças e línguas, os cristãos compartilham uma busca em comum por Cristo e um desejo de adorá-lo.

A missão do povo cristão, portanto, é ser um sinal como uma estrela, para guiar a humanidade em sua fome por Deus, conduzir todos a Cristo, e ser como Deus é trazendo a unidade para todos os povos.”

A leitura da escritura bíblica que narra o humilde nascimento do Salvador foi o ponto central do programa do encontro ecumênico.

Os líderes da Igreja recitaram textos bíblicos um a um, começando com as majestosas profecias de Isaías sobre o nascimento do Salvador (Isaías 9:2-7) e terminando com as narrativas cativantes de Mateus e Lucas sobre Maria, José e o menino Jesus em Belém (Mateus 2:1-12).

Veja também: Élder Holland ensina 3 lições para nos tornarmos melhores santos

Laços crescentes de amor, unidade, compreensão e cooperação

O Élder Bangerter expressou sua comovente gratidão pela celebração quando compartilhou,

“O convite à participação demonstra os laços crescentes de amor, unidade, compreensão e cooperação entre os líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e líderes de todas as outras religiões cristãs proeminentes nas Filipinas. Estes laços de amizade cresceram significativamente à medida que nos reunimos através dos desafios colocados por uma pandemia mundial, terremotos, erupção vulcânica, esforços para melhorar a educação e, de todas as formas, atender às necessidades dos pobres e oprimidos.”

Na verdade, com a pandemia em curso, e outras calamidades naturais, filipinos de todo o país deram as mãos para ajudar os necessitados. Este esforço reuniu crenças de diferentes religiões para unir e ajudar uns aos outros.

Enquanto os Filipinos estão lutando de formas mais diversas devido a circunstâncias imprevistas como a pandemia, e o recente tufão Odette, eventos como estes são prova de esperança, fé e do poder da oração.

Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a oração é uma parte central de sua adoração ao Pai Celestial em Jesus Cristo.

“Para que sejam um”

Enquanto assistia ao referido serviço, o Élder Bangerter comentou,

“A oração foi o tema central da Semana de Oração pela Unidade Cristã e foi uma influência unida para todos que quando nos voltamos a Deus em humilde oração para agradecer-lhe por esta vida que temos na terra.  O espírito [de Deus] deu testemunho a todos os presentes de que nosso Pai Celestial está ciente de nós.  Sentimos uma afirmação do Seu amor e uma confirmação de que Ele vai nos proteger e manter dentro de Seu cuidado protetor, enquanto nos esforçamos para viver de acordo com os ensinamentos de nosso Salvador, Jesus Cristo.”

Um tema recorrente naquela noite foi a necessidade de oração entre os cristãos. 

“A necessidade da unidade cristã nunca foi mais profunda do que em nossos dias.  É em nosso esforço para nos unirmos que respondemos perfeitamente à oração do Salvador, feita em meio aos seus apóstolos durante a Última Ceia.  Ali, Ele implorou a Deus que Seus discípulos “para que sejam um, como nós somos um” (João 17:22).  Esse esforço foi ternamente manifestado ao líderes de todas as principais igrejas cristãs nas Filipinas se reunirem para uma noite de oração e adoração.  Serei eternamente grato por essa experiência sagrada.” concluiu o Élder Bangerter.

O evento terminou com um coro cantando a canção tema de 500 anos de cristianismo deste ano , “We give our Yes!”

Oraçao

Os santos dos últimos dias adoram ao Pai Celestial e Jesus Cristo. Uma parte central de sua crença é a oração pessoal e familiar diária. É uma forma de expressar gratidão e pedir ajuda e orientação em suas vidas quotidianas.

Fonte: Sala de Imprensa – Intramuros, Manila

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *