fbpx

Profeta Joseph Smith é homenageado no Domo da Paz Mundial na Índia

Uma estátua de bronze de 4,5 metros de altura do Profeta Joseph Smith foi inaugurada na terça-feira, 22 de novembro de 2022, no World Peace Dome (Domo da Paz Mundial) em Pune, Índia.

A estátua do profeta da restauração de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias junta-se às estátuas de 54 outros líderes religiosos, cientistas e filósofos que adornam a cúpula de 80 metros de altura na MIT World Peace University.

“Ao falar para este público, sinto um grande sentimento de amizade”, disse o Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, a cerca de 3 mil alunos reunidos para a inauguração da estátua que fazia parte da Conferência Mundial de Harmonia Inter-religiosa da universidade.

“Sinto-me grato”, continuou o Élder Christofferson, “por vocês nos honrarem como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, assim como honram o Profeta Joseph Smith com sua estátua neste majestoso salão construído para promover a paz mundial. Eu honro cada um de vocês e expresso gratidão por sua generosidade e bondade.”

O Élder Christofferson falou por 15 minutos sobre a vida e os ensinamentos de Joseph Smith. Um desses ensinamentos-chave, disse ele, se concentra na amizade.

“A amizade é um dos grandes princípios fundamentais de [nossa fé e doutrina]”, disse o Élder Christofferson, citando Joseph Smith.

Élder Christofferson - Estátua de Joseph Smith

“[A amizade irá] revolucionar e civilizar o mundo e fazer com que as guerras e contendas cessem e os homens se tornem amigos e irmãos. Até o lobo e o cordeiro habitarão juntos”.

A colocação da estátua de Joseph Smith é em si uma história enraizada na amizade. Ashok Joshi, um premiado cientista e filantropo da Índia que mora em Salt Lake City, EUA, é amigo do Reverenciado Professor Dr. Vishwanath Karad — o fundador e presidente da World Peace University.

A convite de Joshi, o Dr. Karad visitou Salt Lake City em 2015 e fez o discurso principal no Parlamento das Religiões Mundiais, realizado na capital de Utah.

Estátua de Jesus Cristo

Enquanto estava em Utah, o Dr. Karad conheceu A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos Últimos Dias. Ele conheceu o Élder Christofferson e o presidente da Universidade Brigham Young, Kevin J Worthen, que também estava presente no evento de terça-feira.

O Dr. Karad disse que na Igreja de Jesus Cristo ele viu algo “tão semelhante, tão compatível com o que a cultura indiana representa. Essas foram as pessoas que me mostraram um vislumbre do que a Índia gostaria de transmitir, continuar e promover. … Um evento único está acontecendo hoje. Que sorte, amigos.”

As 55 estátuas no World Peace Dome – que incluem as imagens de Moisés, Pedro e Aristóteles – representam aqueles “que sempre pensam [na] alma e na mente”, disse Karad.

“O caminho certo absoluto só pode ser mostrado através da educação. Que tipo de educação? Tem que ser um sistema educacional universal e baseado em valores”.

O Presidente Worthen disse aos alunos que a abordagem holística do Dr. Karad para a educação — envolvendo o corpo e a alma — é exatamente o tipo de educação em que a Igreja de Jesus Cristo se envolve.

“Espero que cada um de vocês entenda o que Joseph Smith quis dizer quando disse: ‘No conhecimento há poder’ — poder para cumprir nosso destino divino como filhos de Deus”, disse o Presidente Worthen.

Élder Christofferson - Estátua de Joseph Smith

“Meu desejo nesta ocasião é que aqueles que entram nesta cúpula e nesta universidade sintam uma medida desse poder ao experimentar este espaço sagrado.”

King Husein, presidente e CEO da Span Construction & Engineering, disse que a estátua de Joseph Smith foi inspirada na que reside no memorial do local de nascimento de Joseph Smith em Vermont.

“Sou grato a Deus pelo Profeta Joseph Smith, por sua vida de sacrifício e por seu papel na restauração do evangelho de Jesus Cristo”, disse Husein, que ajudou a facilitar a colocação da estátua de Joseph Smith no World Peace Dome.

Élder Christofferson - Estátua de Joseph Smith

“Entre muitos princípios que Joseph Smith ensinou, ele também defendeu os direitos de todos os seres humanos, a liberdade de adorar de acordo com os ditames de sua própria consciência. (…) Ele também incentivou a autossuficiência e a necessidade de seguir o mandamento de Jesus Cristo de amar o próximo como a nós mesmos”.

O Élder Christofferson disse que aqueles que visitam o World Peace Dome devem entender que a Igreja de Jesus Cristo adora Jesus Cristo, o Salvador do mundo, não Joseph Smith.

“Reconhecemos prontamente a influência contínua [de Joseph] para o bem do mundo, as revelações que ele trouxe, seu exemplo de serviço e sacrifício e sua devoção e testemunho do Deus vivo”, disse o apóstolo.

“O maior aspecto da missão do Profeta Joseph Smith foi prestar testemunho de Jesus Cristo — de que Ele vive. Acrescento meu próprio testemunho.”

A Igreja de Jesus Cristo na Índia

Élder Christofferson - Estátua de Joseph Smith

O Élder Christofferson refletiu sobre a liderança local presente na cerimônia, incluindo: Élder John Gutty, Setenta de Área; Prasad Badireddy, presidente da Estaca Rajahmundry India Stanley Massey, presidente da Estaca Nova Delhi Índia; Jitender Kumar Sanayi, presidente da Estaca Hyderabad Índia e Nithya Kumar Sunderraj, presidente da Estaca Bengaluru Índia. Ele disse:

“Eles estavam todos presentes e reconhecidos, e o Élder Gutty estava sentado no estrado com os outros dignitários. Eles estavam na procissão entrando no Peace Dome. Foi um momento comovente ver os quatro presidentes de estaca juntos ali — os homens capazes e brilhantes que possuem as chaves do trabalho naquela vasta nação. Ao olhar para eles, tive a impressão de que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realmente está na Índia.”

A Igreja é o lar de pouco menos de 15 mil santos dos últimos dias espalhados por 46 congregações. A primeira estaca foi criada em 2012. Uma casa do Senhor está sendo construída em Bengaluru.

Visite “Uma Breve História da Igreja na Índia” e a página da Sala de Imprensa na Índia para obter mais informações.

Fonte: Newsroom – Índia

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *