fbpx

Principais Líderes Muçulmano e Cristão Jordanianos elogiam Utah, BYU, a Igreja SUD ao Espalhar Mensagem de Paz Inter-Religiosa

Imagem via DeseretNews.com.

Imagem via DeseretNews.com.

Por Tad Walch

Um muçulmano e um cristão pegaram um avião juntos no Oriente Médio e viajaram 7.000 milhas para Utah para entregar uma mensagem de paz nesta semana aos líderes de todo o mundo.

Antes de sua apresentação, os dois bem-humorados amigos visitaram pela primeira vez uma mesquita em West Valley City, celebraram uma missa católica e participaram da sessão da manhã de domingo da transmissão mundial da Conferência Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

As ações do grande mufti e o padre melquita católico combinam com a mensagem, proferida terça-feira a representantes de 40 nações na Brigham Young University (BYU) no Simpósio Internacional Anual de Direito e Religião: que a verdadeira natureza do Islã pede tolerância, moderação e da rejeição do extremismo e do terrorismo e fornece uma base para a unidade inter-religiosa e coexistência pacífica.

“Nossa mensagem é que, se nós, como cristãos e muçulmanos na Jordânia, somos capazes de viver de forma amigável e em fraternidade, por que outros não podem fazer o mesmo onde vivem?” disse o padre Nabil Haddad, decano da Velha Catedral dos Santos Pedro e Paulo em Amã, na Jordânia.

A fraternidade exibida pelo padre Haddad e Maj. Gen. Yahya Al-Btoush, o grande mufti das Forças Armadas jordanianas, é formalizada na Mensagem de Amã, uma declaração pluralista de 2004 pelo rei da Jordânia, Abdullah, que se tornou um consenso, documento marco que procura combater as raízes do terrorismo e orientar as relações inter-religiosas.

Os dois amigos viajam internacionalmente para compartilhar a mensagem.

“A Jordânia é um país pequeno com uma grande voz no Oriente Médio”, disse Al-Btoush. “A Jordânia está tentando ser uma luz chamando para a razão da área. Há muita escuridão em torno dela. Estamos trabalhando diligentemente para manter a vela acesa. Mesmo que os países vizinhos tentem apagá-la, sabemos que “vamos ser capazes de mantê-la acesa”.

Esta semana, eles levaram a Mensagem de Amã para Utah e BYU e fizeram novos amigos com os líderes Santos dos Últimos Dias, numa reunião na quarta-feira com o Presidente Henry B. Eyring e o Presidente Dieter F. Uchtdorf da Primeira Presidência, bem como membros do Quórum dos doze Apóstolos.

“Eu acredito que nós não viemos para visitar”, disse o padre Haddad. “Eu acredito que nós estamos numa peregrinação. A peregrinação é uma viagem para fazer algo sagrado. Eu acredito que quando saímos do aeroporto de Amã, começamos essa peregrinação como irmãos e vizinhos e que foram tocados pelo espírito de fraternidade e amizade aqui”.

“Eu admiro os rostos sorridentes em Utah. Admiro a sacralidade da família na vida (SUD). Eu sempre amo os domingos, mas agora eu estou aprendendo com vocês a respeitar as segundas-feiras”.

Por 100 anos, os mórmons têm tradicionalmente reservado as segundas-feiras para noites familiares. Al-Btoush disse que vai começar a realizar as noites famíliares com sua família.

“Eu aprendi durante esta peregrinação”, disse o padre Haddad, fundador e CEO do Centro de Pesquisa da Jordânia Inter-religioso de Coexistência, “que esta instituição (BYU), com a sua reputação de renome, poderia ser uma ferramenta para construir a compreensão. Eu vi isso. É muito evidente aqui a devoção ao serviço e o amor a todos. Nós somos seus parceiros, somos amigos e fazemos parte de uma única família humana. Nós seríamos mais do que felizes em trabalhar com vocês”.

A Jordânia está sob pressão por causa da ascensão do Estado Islâmico mesmo tendo o Rei Abdullah feito a Mensagem de Amã parte da diplomacia jordaniana. O país está acolhendo refugiados de países de toda a região.

O grão-mufti (ou grande expositor) espalha a mensagem em seu trabalho como capelão.

“Estamos certificando-se de que os imãs e capelães da Jordânia estejam espalhando a mesma visão entre todas as fileiras, para que possamos estar unidos”, disse ele. “Por causa disso, nosso exército é um exército moderado”.

O Simpósio da BYU reuniu estudiosos, líderes cívicos e religiosos para discutir vários tópicos em torno da lei e da religião.

“Eu aprecio muito o componente inter-religioso do simpósio”, disse Elizabeta Kitanovic, secretária-executiva da Conferência das Igrejas Europeias. “Normalmente, as religiões se reúnem depois de uma situação de conflito. Elas não se sentam juntas em tempos de paz para tentar melhorar as relações. Eu aprecio se reunir aqui em um momento de paz”.

 

Artigo original em DeseretNews.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Notícias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Novo Bispado Presidente Anunciado
Quando Alguém que Amamos se Afasta da Igreja: 4 Erros a Serem...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *