Às vésperas de completar 101 anos no próximo dia 9 de setembro, o Presidente Russell M. Nelson escreveu um artigo para a revista TIME.
Ao recordar sua trajetória como cirurgião cardíaco e líder religioso, o presidente Nelson destacou lições que aprendeu ao longo de mais de um século. “Viver até os 101 anos é um privilégio que eu nunca previ”, escreveu, lembrando as mudanças que presenciou na medicina, na comunicação e no cenário mundial.
O presidente Nelson afirmou que algumas verdades não mudam e sustentam as pessoas em tempos turbulentos. A primeira delas é que cada indivíduo possui valor e dignidade intrínsecos.
“Acredito que todos nós somos filhos de um Pai Celestial amoroso. Mas, independentemente de sua religião ou espiritualidade, reconhecer a verdade fundamental por trás dessa crença — de que todos nós merecemos dignidade — é libertador”.
Ele ressaltou que muitos jovens sofrem com ansiedade e dúvidas sobre seu valor, mas que “um coração que sabe que é amado e permanece focado em seu propósito bate com firmeza, confiança e esperança, não importa o que esteja acontecendo — ou deixando de acontecer — na vida”.
A segunda lição é amar o próximo e tratá-lo com compaixão e respeito. “A raiva nunca convence, a hostilidade nunca cura e a contenda nunca leva a soluções duradouras”, disse, destacando que o mundo seria diferente se mais pessoas atuassem como pacificadores.
O Profeta também afirmou que pequenas ações, como estender a mão a pessoas de outras crenças ou culturas, podem abrir caminhos de cura. Ele também ressaltou a importância das famílias como fonte de estabilidade e sentido, mesmo com imperfeições, lembrando que valores como fidelidade e perdão produzem paz duradoura.
Para ele, as palavras de Jesus Cristo — amar a Deus e ao próximo — não são ideias abstratas, mas “sabedoria prática” que o sustentaram ao longo da vida. Ele concluiu:
“Se abraçarmos essas verdades eternas — honrando nosso próprio valor, tratando os outros com dignidade e nutrindo nossas famílias — nossas vidas, e nosso mundo, serão mais firmes e mais felizes. Esse é o meu desejo de aniversário para todos nós.”
Para ler o artigo completo, acesse o site da revista TIME.
Veja também
- Presidente Nelson completa 101 anos: um ministério centralizado em Jesus Cristo
- Um olhar sobre o ministério profético do Presidente Nelson



