Presidente Nelson no Equador: “O lar deve ser o laboratório de Deus”
Na segunda-feira, milhares de Santos dos Últimos Dias se reuniram para uma noite de devocional em Quito, Equador, para ouvir seu profeta. Ele os lembrou de suas responsabilidades de se prepararem para uma gloriosa eternidade com suas famílias
O Presidente Russel M. Nelson disse aos Santos dos Últimos Dias reunidos no Coliseu General Rumiñahui, em Quito – o evento foi transmitido para todas as congregações da Igreja do Equador -, que cada um deles é responsável por desenvolver fé em Deus e guardar Seus mandamentos.
Obter o que a doutrina da Igreja chama de “exaltação” (“o mais elevado estado de felicidade e glória” nos céus, disse o Presidente Nelson) requer decisões corretas feitas em famílias. O profeta disse que Deus exalta os casais que guardam Seus mandamentos, que inclui se casarem em um dos templos do Senhor, e que criam um lar repleto de amor um pelo outro e pelos seus filhos.
“O lar deve ser o laboratório de Deus para amar e servir”, disse o Presidente Nelson. “É onde o marido ama sua esposa, a esposa ama seu marido e os pais e filhos se amam mutuamente. Nosso Pai Celestial quer maridos e esposas que sejam fiéis uns para com os outros em um lar onde os filhos são considerados uma herança do Senhor. Graças ao grande plano de felicidade de Deus, as famílias podem ficar juntas para sempre. Exaltação é um assunto de família!”
A capital é a maior cidade do Equador e a terceira parada do ministério do Profeta em cinco países da América Latina, que já incluiu as visitas na Guatemala e na Colômbia. O Presidente Nelson está viajando com sua esposa, Wendy, o Elder Quentin L. Cook do Quórum dos Doze Apóstolos e sua esposa, Mary.
A Irmã Nelson compartilhou experiências pessoas de quando recebeu respostas para suas orações em momentos importantes de sua vida. Então, ela encorajou os Santos reunidos no local a orarem diariamente com uma profunda e séria convicção – e a continuarem orando até que o Senhor os abençoe.
“Os céus estarão abertos quando oramos com persistência, ‘Por favor ajude-me a cumprir com a medida de minha criação'” disse a Irmã Nelson. “E os céus continuarão a se abrir à medida que avançamos com cada impressão que nos chega. É meu testemunho que os céus se abrirão quando estivermos tão ansiosos para conhecer a mente e a vontade do Senhor que estaremos dispostos receber algo ainda melhor Dele, algo muito melhor do que os desejos de nossos corações.”
Elder e a Irmã Cook também falaram sobre a criação de famílias mais fortes. Eles encorajaram os santos equatorianos a fazerem tudo o que puderem para ensinarem seus filhos e a se amarem mutuamente em seus lares – e especialmente não desistir quando os resultados não forem imediatos.
“Eu não quero que fiquemos desencorajados caso as coisas não funcionem como planejamos. E às vezes não vão funcionar mesmo”, disse a Irmã Cook depois de falar como uma atividade das escrituras da família Cook não ocorreu como planejado. O filho de 3 anos deles era Moisés enquanto o Elder Cook era o faraó. “Moisés ficou dizendo, ‘liberte meu povo.’ E ele continuou ouvindo ‘não’ como resposta. Não. Não. Ele pegou as tábuas da lei em suas mãos. E ele acertou o pai no nariz. Nós intervimos. Mas o faraó libertou os filhos de Israel. E assim foi o final de nossa noite familiar.”
A lição para todos nós, disse a Irmã Cook, é perseverar através das dificuldades inesperadas e continuar a ensinar as palavras e os caminhos de Deus aos nossos filhos.
“Continuem prosseguindo com firmeza. Continuem fazendo isso.” disse a Irmã Cook.
Elder Cook disse que a diligência na criação de lares amorosos e divinos e fundamental porque “o conceito doutrinal culminante e o significado eterno da família. A família é ordenada por Deus. É a unidade mais importante para o tempo e a eternidade
“Independentemente dos desafios que enfrentar, não se desanime,” adicionou Elder Cook. “Por favor, entendam que a fé no Senhor Jesus Cristo e guardar Seus mandamentos são e sempre serão o teste determinante da mortalidade. Deus ama todos os Seus filhos. Ele quer que todos voltem a viver com Ele. Ele deseja que todos estejam em sintonia com a música da fé. A Expiação do Salvador é um presente para cada pessoa.”
Os líderes sêniores da Igreja participarão de um devocional na quarta-feira na Arena Tecnópolis, em Buenos Aires.
Na terça-feira de manhã, o profeta se reuniu com o presidente do Equador, Lenín Moreno, antes de partir para Buenos Aires, Argentina.
Esta é a quinta visita do Profeta ao Equador. Sua primeira viagem foi em 1997 como membro do Quórum dos Doze Apóstolos. O Presidente Gordon B. Hinckley viajou para o país em 1999 para dedicar o Templo Guayaquil do Equador.
Ministério na América Latina
Os líderes sêniores da Igreja visitaram a Guatemala, a Colômbia e o Equador desde que começaram seu ministério na América Latina em 24 de agosto. Serão realizadas outras devocionais para membros e reuniões com líderes do governo, líderes religiosos e mídia na Argentina e no Brasil. O ministério na América Latina terminara no dia 2 de setembro.
Igreja Global
A Igreja, com sede em Salt Lake City, Utah, tem mais de 16,3 milhões de membros em todo o mundo e mais de 30.000 congregações em mais de 175 países e territórios e mais de 200 templos em funcionamento, anunciados, em construção ou sendo renovados em todo o mundo.
O Equador e o lar de aproximadamente 250.000 Santos dos Últimos Dias. Os primeiros missionários chegaram ao país em 1965. Existem agora cinco missões e um templo no país sul-americano. Houve a abertura de terra para o segundo templo no Equador, o templo de Quito, em maio. O templo de Guayaquil foi dedicado em 1999.
O presidente Nelson e o 17º presidente da Igreja. Desde janeiro de 2018, ele viajou para a Europa, África, Ásia, América do Norte, América do Sul e Pacífico para ministrar aos Santos dos Últimos Dias e se encontrar com líderes governamentais, empresariais e religiosos.
Fonte: Newsroom