fbpx

Mórmons e muçulmanos jejuam juntos no Ramadã

Jejum e Ramadã - mórmons e muçulmanos

Mórmons e muçulmanos jejuam e partilham de uma refeição juntos no Ramadã

3 de julho, domingo, marcou a primeira vez em que o iftar, o jantar em que os muçulmanos terminam o jejum do Ramadã, foi realizado numa capela mórmon em Montreal, Canadá. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o Instituto do Diálogo Intercultural (IDI) de Montreal fizeram uma refeição ao pôr do sol para celebrar o Ramadã e terminar o jejum de domingo dos mórmons. Ambos os grupos aproveitaram a oportunidade para conversar e partilhar informações sobre suas respectivas tradições de jejum.

Há um ano, os membros da Igreja foram convidados pelo IDI para participar de seu Ramadã anual no programa “Conheça seu vizinho”. Este programa oferece aos não-muçulmanos a chance de participar do iftar e visitar uma casa muçulmana durante o mês do Ramadã. Depois de participar desse jantar no ano passado, Janell Gehmlich, diretora de assuntos públicos da Estaca Montreal Quebec Mount Royal, decidiu convidar este ano Serif Damar, diretora do IDI, para ser a co-anfitriã de um jantar inter-religioso no domingo de jejum que cai no mês do Ramadã.

“É importante reconhecer o quanto temos em comum com outras pessoas religiosas e tomar um tempo para conhecer um ao outro. O jejum é um ritual importante nas comunidades muçulmanas e mórmons e, portanto, esse único dia do ano em que ambos estávamos jejuando pareceu a oportunidade perfeita para convidar nossos vizinhos muçulmanos para visitar nossa capela, partilhar de nossas crenças e desfrutar de uma refeição juntos”, disse Gemlich.

Mr. Damar observou: “Em todas as línguas, em toda cultura, existe o medo do desconhecido. Esse tipo de evento elimina o medo, diminuindo as barreiras que separam as pessoas, comunidades e culturas.”

“Terminar o jejum é algo que fazemos com outros”, comentou Camille Akbas, vice-presidente do IDI. “Você não pode terminar sozinha um jejum, ou apenas com seu marido ou filho. Então, coisas como estas são boas, porque nos permitem partilhar o Ramadã com vocês, com a sua comunidade. É bom partilhar desse momento, porque é a fé que conta.”

O presidente Jay Glowa da Estaca Montreal Quebec Mount Royal falou para todos os santos dos últimos dias no evento: “Este evento foi uma oportunidade maravilhosa para começarmos a compreender e desenvolver um amor e apreço por nossos irmãos e irmãs de crença muçulmana”.

Os muçulmanos e os mórmons estão ansiosos para um encontro no próximo ano.

Notícia via mormonnewsroom.ca. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Notícias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Templo de Freiberg Alemanhã
Veja fotos do renovado templo de Freiberg, Alemanhã
jesus cristo
6 dicas de como ser um melhor cristão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *