No dia 1 de julho de 2017, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entregou às vítimas: itens de necessidade básica, medicamentos, roupas, alimentos e cadeiras de rodas. Recentemente, a zona central do país foi atingida por grandes incêndios que tiraram a vida de muitas pessoas e deixaram outras desabrigadas.

A Igreja ofereceu a ajuda e doações através do programa de voluntários “Mãos Que Ajudam”. Este programa foi criado pela Igreja para prestar ajuda em resposta à desastres naturais.

A resposta pelos membros da Igreja na região foi imediata. Assim que ouviram sobre os incêndios, eles começaram a organizar kits de primeiros socorros, e a coleta de bens e materiais para doação. Logo, todas as congregações do país estavam envolvidas no serviço às vítimas. A organização de mulheres da Igreja chamada de Sociedade de Socorro, tomou a dianteira neste projeto na coordenação na coleta de itens para as famílias atingidas.

LDS Charities

O programa humanitário da Igreja, LDS Charities, providenciou medicamentos para queimaduras e cadeiras de rodas para o transporte dos feridos. Os jovens da Igreja trabalharam em parceria com a organização “Médicos do Mundo” para organizar e fazer a separação das roupas doadas.

Elder Joaquim Moreira, responsável eclesiástico pela Igreja na região, disse:

“Assim que chegámos a Figueiró dos Vinhos e começámos a fazer a descarga de todos esses bens, uma das enfermeiras começou imediatamente a chorar. Ficámos um pouco apreensivos com essa reação, mas a senhora acabou por nos confidenciar que uma prima sua havia sido uma das 64 vítimas mortais e que lhe era impossível conter as lágrimas ao presenciar tamanha generosidade por parte de tanta gente anônima. ”

A ajuda foi direcionada às cidades de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande. A ajuda da Igreja se estenderá até que as comunidades atingidas estejam recuperadas e autossuficientes.

Fonte: Sala de Imprensa Mórmon em Portugal