Élder Christofferson diz que a Liberdade Religiosa está sob ataque
Liberdade Religiosa está sob ataque
“Meu discurso desta noite é sobre a grande herança da América, a liberdade religiosa – e sobre a necessidade de cada um de nós defender essa herança antes que seja tarde demais”, disse o Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. O apóstolo Mórmon foi o orador principal no Freedom Festival Patriotic Service, em Provo, Utah, domingo, 26 de junho de 2016.
“A liberdade religiosa está sob ataque”, disse o Élder Christofferson para uma audiência no Centro Marriott da Universidade Brigham Young. “Estou convencido de que aqueles que questionam o valor ou até mesmo a legitimidade da liberdade religiosa não entendem que ela é essencial à própria alma da América”.
“A participação religiosa na vida pública não é apenas uma parte da história americana e uma liberdade constitucionalmente protegida, também é boa para a nossa nação”, ele disse. “Todas as leis e as políticas do governo são baseadas em valores – religiosos ou não.”
Ele argumentou que as organizações religiosas oferecem perspectivas únicas em debates públicos. “Elas reconhecem forças sociais corrosivas que ameaçam a fé, a família e a liberdade.”
“Os críticos agora perguntam abertamente se a religião faz parte da vida pública americana”, ele disse.
Élder Christofferson continuou: “Alguns chegam a afirmar, sem nenhum senso de história, que as pessoas e instituições religiosas violam a separação constitucional entre igreja e estado se elas trazem suas crenças nos assuntos públicos”.
Ele disse que os colonos americanos deixaram a Inglaterra para o Novo Mundo por causa de sua convicção religiosa. Ensinamentos religiosos, como a Bíblia do rei James, também motivou patriotas para a ação durante a Revolução Americana.
“Repetindo o padrão estabelecido por seus antepassados puritanos, os primeiros Santos dos Últimos Dias fugiram de estado para estado – se estabelecendo na Grande Bacia – na esperança de construir Sião no deserto”, lembra o Élder Christofferson.
Ele disse que as convicções religiosas também definiram “os termos dos debates nacionais sobre a escravidão, a emancipação e a Guerra Civil.”
“Recentemente tornou-se popular argumentar que a liberdade de religião é realmente apenas o direito de culto em vez do direito de exercer livremente a sua fé em sua vida diária – como se a religião tivesse de ser mantida dentro do armário ou em algum outro lugar privado”, ele disse.
Élder Christofferson explicou: “Há esforços combinados para vergonhar e intimidar os crentes que têm valores morais tradicionais e para suprimir os pontos de vista e práticas religiosas a respeito da união, família, gênero e sexualidade. Pior de tudo, o governo, por vezes, junta-se a estes esforços”.
O Élder Christofferson lembrou que os crentes religiosos têm o direito de liberdade de expressão.
Ele encorajou as pessoas religiosas a erguerem-se pela liberdade religiosa, tornando-se informados, falando e envolvendo-se em organizações culturais e cívicas e participando de partidos políticos.
“Vivemos em tempos difíceis. A liberdade religiosa está, de fato, sob ataque. E as coisas podem piorar antes de melhorarem. Mas este é o nosso tempo. Este é o nosso momento de defender as nossas liberdades fundamentais”, concluiu.
America’s Freedom Festival é reconhecida como uma das maiores celebrações patrióticas dos Estados Unidos. Ela atrai milhares de espectadores todos os anos de todos os 50 estados e outras nações.
Este artigo foi escrito no site mormonnewsroom.org. Traduzido por Esdras Kutomi.