Assista o Concerto do Dia do Pioneiro de 2016 com King’s Singers
King’s Singers cantam junto ao Coro do Tabernáculo e a Orquestra da Praça do Templo no concerto do dia do pioneiro
Após um tour bem sucedido por sete cidades europeias, o Coro do Tabernáculo Mórmon e a Orquestra da Praça do Templo voltaram para o Centro de Conferências da Praça do Templo neste fim de semana para o seu concerto anual do Dia da Pioneiro. Eles trouxeram um pouco da Europa de volta para casa na apresentação do “Music for a Summer Evening“, nos dias 22 e 23 de julho de 2016.
Os convidados de honra são os King’s Singers. Este conjunto de seis cantores da Inglaterra canta músicas a capella e são os vencedores de um Grammy. Eles dividiram o palco com o Coro do Tabernáculo Mórmon para a comemoração da chegada dos pioneiros no Vale do Lago Salgado 169 anos atrás, em 24 de Julho de 1947. A capacidade máxima foi atingida na apresentação de sexta feira.
Muitos dos pioneiros vieram para Utah de países europeus, incluindo o país de Gales. David Hurley, o membro veterano do King’s Singers, disse que sua mãe era do país de Gales. “Eu sei que o patrimônio galês é parte importante das raízes do coro, e por isso sinto uma afinidade maravilhosa com eles.”
Esta foi a última apresentação de Hurley com o Coro do Tabernáculo, e a última apresentação nos Estados Unidos antes de se aposentar em agosto. O último concerto de Hurley ocorrerá em seu aniversário, 6 de agosto, na França.
“Se eu pudesse escolher o lugar que eu gostaria de fazer o meu último show na América, este seria o único no topo da lista”, disse Hurley. “Estou extremamente feliz, tornando tudo mais doce do que amargo.”
Hurley, contratenor do King’s Singers, cantou pela primeira vez com o coro durante as Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 em Salt Lake City. King’s Singers também se apresentaram com o coro e a orquestra em seus concertos de Natal em 2007.
“Todas as vezes que visitamos aqui, nos sentimos tomados por sentimentos de amizade”, acrescentou. “Eu adoro apresentar-me no Tabernáculo por causa de sua história; a acústica também é simplesmente fantástica. Mas, a grandeza do Centro de Conferências é impressionante.”
O concerto começou com a orquestra tocando “Hoe-down”, da peça de balé “Rodeo”, seguido pela interpretação do coro da música “The Handcart Song”, e a famosa música “Vinde, Ó Santos”, uma homenagem aos pioneiros. Uma série de canções populares foram apresentadas no programa, incluindo a versão do King’s Singers de “Loch Lomond” e “Danny Boy” e a música shaker “Simple Gifts”. Um dos favoritos do público foi a versão do grupo a cappella de um Medley de músicas da primária, que fez com que a platéia ovacionasse de pé (link direto para essa canção em 01:03:00 do vídeo). O número final para a noite foi “Thou Gracious God, Whose Mercy Lends”.
A música para o concerto do dia do pioneiro foi conduzida por Mack Wilberg, diretor musical do coro, e Ryan Murphy, diretor musical associado. Clay Christiansen e Andrew Unsworth tocaram ao órgão.
O concertos do dia dos pioneiros de julho, com músicas pelo pelo coro e pela orquestra, tem sido uma tradição de longa data. Artistas recentes convidados incluem Laura Osnes (2015), Santino Fontana (2014), Nathan Pacheco e Lindsey Stirling (2013), Katherine Jenkins (2012) e Linda Eder e Brian Stokes Mitchell (2011).
Este artigo foi escrito no site mormonnewsroom.org. Traduzido por Esdras Kutomi.