fbpx

Igreja, Governo e Parceiros Filantrópicos Ajudam Refugiados na Europa

Élder Ballard visita refugiados

Imagem via mormonnewsroom.org.

Apóstolo visitou abrigos na Alemanha e na Grécia

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continua a sua parceria de longa data com organizações humanitárias internacionais para atender às necessidades prementes dos refugiados que entram na Europa. O apoio está em andamento para fornecer alimentos, abrigo, roupas e suprimentos médicos e outras necessidades de suporte a vida.

Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, a segunda maior presidência da Igreja, acaba de voltar de uma visita a um abrigo de refugiados em Berlim, Alemanha, e dois locais nas Ilha Grega de Lesbos. Élder Ballard estava lá para mostrar seu apoio e para obter impressões em primeira mão do enorme esforço humanitário para aqueles que perderam tudo ao fugirem do conflito civil em seu próprio país.

Visita de Élder Ballard às Ilhas Gregas

Élder Ballard visita campos de refugiados nas Ilhas Gregas. Imagem via mormonnewsroom.org.

“É impressionante ver a magnitude do tamanho do problema”, explicou o Élder Ballard. “Acho que o que mais me surpreendeu foi o tamanho dele. Vimos um monte de fotos, ouvimos um monte de relatórios, mas é diferente quando você vem aqui pessoalmente, caminha pelos campos de refugiados e vê seus rostos”.

“A escala desta onda de pessoas que tem vindo é algo de ver para crer”, expressou o Élder Ballard. “Eu vi o nosso povo trabalhando ao lado de novos amigos de todos os credos e nacionalidades para aliviar o sofrimento daqueles que foram expulsos de suas casas e países. Sou muito grato pelo serviço dedicado de todos os envolvidos para trazer alívio para aqueles que mais precisam”.

A Igreja segue a admoestação de Jesus Cristo em Mateus no Novo Testamento de hospedar o estrangeiro e cuidar dos necessitados (ver Mateus 25:35-36). E há muita necessidade.

“O que estamos vendo é o cumprimento do pedido do Senhor em Seus ensinamentos de alcançar, tocar e abençoar a vida dos filhos de nosso Pai, independentemente de onde eles estejam, independentemente de suas circunstâncias; nós fazemos o que podemos fazer”, disse o Élder Ballard.

A baronesa Marie-Catherine Heereman lidera um grupo de caridade que supervisiona várias “aldeias” como a de Berlim. Um centro de exposições transformado em um local para habitação no início de outubro agora abriga cerca de 1.000 pessoas que passaram por dificuldades visíveis em sua jornada em busca de proteção e abrigo.

“Quando eles vêm aqui eles não têm bagagem alguma; eles têm apenas o que estão vestindo, que frequentemente está sujo e molhado”, disse a baronesa.

“Nós vimos o grande e maravilhoso coração aberto do povo alemão”, exclamou o Élder Ballard. “Eu amei que as primeiras palavras que nos disseram foram: Estes são os nossos convidados. Isso é uma grande mensagem para o mundo inteiro”.

Brinquedos nos campos de refugiados

Imagem via mormonnewsroom.org.

Voluntários mórmons montaram kits de higiene no abrigo e distribuíram brinquedos fornecidos pela Igreja durante a visita do Élder Ballard. “Que coisa maravilhosa para se ver, … as crianças correm e têm um brinquedo”, disse o Élder Ballard. “Elas … derreteriam o coração de qualquer um”.

A Igreja está trabalhando com organizações como a UNICEF, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Malteser Germany, o Centro De Gerenciamento de Crises da República da Macedônia, Catholic Relief Services, Medici per i Umani Diritti (MEDU) e o Medical International Corps.

“Estamos satisfeitos por trabalhar com esses parceiros compassivos e experientes”, disse o líder da Igreja Élder Patrick Kearon, presidente da Área da Europa. “Nós vimos o que eles fazem e estão confiantes de que nossos esforços conjuntos vão fazer a diferença na vida daqueles que fogem da guerra e da miséria”.

“Há muito mais que as pessoas podem fazer, muito mais a ser feito”, acrescentou Élder Kearon depois de visitar um abrigo de refugiados na ilha grega de Lesbos com o Élder Ballard para saber mais detalhes e expressar o seu apreço pelo serviço prestado aos que dela necessitam. “Eu vejo oportunidades para que possamos continuar com as parcerias que tivemos e também forjar novas”.

Com a ajuda da Igreja, o ACNUR auxilia os refugiados, oferecendo informações sobre os seus direitos e fornecimento de comida, água, abrigo e cuidados médicos. O projeto apoiado pela Igreja incidirá sobre a Grécia e os Bálcãs. Élder Ballard e Élder Kearon visitaram um abrigo em uma das ilhas gregas onde os refugiados chegam primeiro na Europa, para saber mais detalhes e expressar o seu apreço pelo serviço prestado aos necessitados.

A Igreja também está apoiando um projeto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para conceder ajuda para 225.000 crianças de famílias de refugiados na Itália – 90.000 ao longo dos próximos seis meses. As crianças estão recebendo roupas, cobertores e brinquedos. Kits de alimentação suplementar estarão disponíveis para as crianças mais jovens e seus pais.

A UNICEF criou espaços adequados para crianças em abrigos de refugiados, para ajudar as crianças a experimentar um ambiente que lhes permita lidar com o trauma e o sofrimento. Serão fornecidas roupas de proteção contra o frio para crianças refugiadas na zona de trânsito entre a Grécia e a Eslovênia.

Voluntários montam kits de higiene

Voluntários tem montado e distribuído kits de higiene. Imagem via mormomnewsroom.org.

A Igreja financiou uma unidade médica móvel para uma MEDU (Médicos pelos Direitos Humanos), uma organização sem fins lucrativos com sede na Itália.

A International Medical Corps oferece serviços médicos e psicológicos primários para os refugiados que chegam em várias ilhas gregas, incluindo Leros, Samos e Kos. Com a assistência financeira da Igreja, esta organização humanitária irá administrar cuidados médicos e psicológicos e encaminhará aqueles com necessidades a hospitais locais para os cuidados de nível superior.

Catholic Relief Services tem sido um parceiro de confiança de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por muitos anos. Na Sérvia e na Macedônia, as duas organizações irão cooperar para fornecer alimentos, suprimentos de emergência e aconselhamento psicológico aos refugiados e suas famílias. A Igreja também suporta caridades em Atenas para ajudar os refugiados.

A Igreja tem vindo a fornecer a ajuda aos refugiados no Oriente Médio há mais de uma década, doando centenas de milhares de cobertores, roupas, suprimentos médicos de emergência, alimentos e outros recursos para refugiados na Jordânia, Líbano, Turquia e Síria.

Um anúncio foi feito no final de setembro afirmando que os Mórmons na Europa, apoiados pela sede da Igreja nos Estados Unidos, intensificarão a sua ajuda aos refugiados que fogem para a Europa.

A Igreja assumiu um compromisso de US$ 5 milhões para ajudar famílias deslocadas imediatamente. Além disso, os membros em todo o mundo foram convidados pela Primeira Presidência da Igreja a prestar assistência aos refugiados por meio de contribuições e participação em projetos de apoio locais.

Voluntários montam kits de higiene Refugiados recebendo brinquedos para crianças Brinquedos e necessidades são doados aos refugiados Élder Ballard conversa e conhece refugiados Visita de Élder Ballard aos refugiados na Europa Compromisso inicial da Igreja com ajuda de US$5 mi para ajuda aos refugiados Familias refugiadas tem sido bem recebidas

 

Artigo original em mormonnewsroom.org. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Notícias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Assembleia Legislativa da Paraíba comemora “A Família...
Reuniões de domingo
Igreja Responde a Especulação Sobre Reuniões de Domingo Mais Curtas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *