Cerca de um mês após um trágico acidente em Lesoto, que tirou a vida de 15 pessoas, incluindo seis moças e quatro adultos que seguiam para uma atividade das Moças, milhares de membros da comunidade se reuniram em Maputsoe para dois dias de consolo e esperança.

Na quarta-feira, 16 de julho, aproximadamente 500 pessoas se reuniram em um campo de futebol local para um serviço memorial repleto de música, mensagens e emoção. No sábado seguinte, 19 de julho, mais de 3.000 pessoas participaram de um funeral coletivo para 11 das vítimas do acidente em Lesoto. Os demais terão cerimônias separadas.

Jovens sobreviventes compartilham fé e consolo

O grupo de Moças da ala de Maputsoe viajava de ônibus para uma atividade distrital quando o veículo se envolveu em uma colisão com múltiplos automóveis. Uma das sobreviventes, Setso’ana Selebeli, de 17 anos, falou durante o memorial.

“Jesus Cristo nos ama e está conosco, mesmo quando nossos corações doem”, disse ela.

Sua irmã mais nova, Moliehi, de 11 anos, também estava no ônibus e ainda se recupera no hospital.

Setso’ana disse que encontrou um propósito mesmo em meio à dor:

“[O Pai Celestial] escolheu alguns de nós para permanecer e testificar que Deus vive”, afirmou. “Ninguém planejou que o acidente acontecesse. Mas Deus sabia, e Ele preparou um caminho.”

Fé, consolo e esperança em meio à dor

Durante o serviço, os presentes cantaram os sete versos do hino “Grandiosa é a Tua Fé”. As palavras emocionaram a todos, especialmente o trecho:

“O fogo não te queimará; eu só quero,
Te purificar, teu ouro refinar.”

Líderes da Igreja e da comunidade falaram sobre fé, consolo e o plano de salvação. O presidente Mahlomola Kutoane, segundo conselheiro na presidência do distrito, disse:

“Estamos aqui em memória dos que se foram. Sentimos empatia para mostrar quanto nos importamos com os que estão aqui e com os que amamos.”

‘Plantemos sementes de fé’

O Élder Siyabonga Mkhize, Setenta de Área, presidiu o funeral. Após o hino “Cada Hora Preciso de Ti”, ele convidou todos a buscarem consolo no Salvador.

“Devemos todos nos voltar ao Senhor neste momento e pedir que Ele conforte nossos corações e alivie a dor que sentimos”, disse.

Ele mencionou Eclesiastes 3:1–2 e 1 Coríntios 15:57. Ele lembrou que tudo tem seu tempo. Também disse que “Deus nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.”

“Com a perda desses entes queridos, este agora é um tempo de plantar. Que possamos plantar sementes de fé, sementes de esperança para saber que Deus está no controle”, declarou o élder Mkhize.

(thechurchnews.org)

Líderes locais reafirmam verdades do evangelho

O presidente Khopolo Tsiu ensinou que “a morte é temporária, não permanente”, e que os que partiram estão bem cuidados pelos anjos do Senhor. A presidente Mampho Makura, das Moças da Ala Leribe, citou Hebreus 12:2:

“Jesus Cristo é o ‘autor e consumador da nossa fé’. Voltem-se ao Senhor e encontrem força para aceitar Sua vontade.”

O primeiro-ministro Ntsokoane Samuel Matekane também prestou homenagem, citando Ezequiel 24:16 e afirmando:

“Deus ainda é Deus”, mesmo quando não compreendemos o porquê de certas coisas acontecerem.

Após o funeral, as pessoas seguiram em procissão até diversos cemitérios próximos, caminhando a pé, cantando hinos e músicas tribais. Em cada sepultamento, a comunidade prestou suas últimas homenagens com reverência, fé e esperança na ressurreição prometida por Jesus Cristo.

Fonte: Church News

Relacionado