fbpx

Guia completo sobre as novas diretrizes publicadas pela Primeira Presidência

Na sexta-feira, 17 de abril, a Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, enviou uma carta e dois documentos a todos os Santos dos Últimos Dias de todo o mundo.

Esses documentos são publicados em resposta à interrupção dos procedimentos da Igreja e das atividades dos membros causadas pela pandemia mundial da COVID-19.

Aqui compartilhamos de um guia completo sobre as novas diretrizes publicadas sobre os efeitos do coronavírus.

Administração do Sacramento

Os membros devem desfrutar as bênçãos de assistir à reunião sacramental e de tomar o sacramento semanalmente, quando possível.

Em situações incomuns, quando as reuniões sacramentais da ala não forem realizadas por um período prolongado, o bispo pode autorizar os portadores do sacerdócio dignos de sua ala a preparar e a administrar o sacramento na própria casa deles ou na casa de outros membros da ala que não tenha um sacerdote ou um portador do Sacerdócio de Melquisedeque digno em seu lar (ver Manual Geral, 18.9.1). Quando necessário, o sacramento pode ser administrado por um único sacerdote ou por um único portador do Sacerdócio de Melquisedeque.

Os membros podem fornecer seu próprio pão e a água. No entanto, a preparação do sacramento deve ser feita pelo(s) portador(es) do sacerdócio autorizado(s). Os portadores do sacerdócio que administram o sacramento devem estar no mesmo local que aqueles que o recebem ao partir o pão, fazer as orações e distribuir os emblemas.

Em circunstâncias incomuns, quando o sacramento não estiver disponível, os membros podem receber consolo ao estudar as orações sacramentais, comprometer-se novamente a cumprir os convênios que fizeram e ao orar pelo dia em que o receberão pessoalmente, sendo administrado adequadamente pelo sacerdócio.

Indivíduos e famílias são abençoados quando conseguem realizar um serviço de adoração particular, centralizado no lar, no Dia do Senhor, de modo presencial ou remotamente. Esse serviço pode incluir orações, hinos e estudo do evangelho. Quando houver portadores do sacerdócio autorizados presentes, o sacramento pode ser abençoado e distribuído.

Os portadores do sacerdócio podem administrar o sacramento na casa de outros membros da ala que não tenham um sacerdote ou portador do Sacerdócio de Melquisedeque digno no lar?

Geralmente sim. Atualmente, há diretrizes governamentais ou normas locais que restringem essa prática em muitos países e cidades. Até aviso prévio, nesses locais, os portadores do sacerdócio não devem entrar na casa de membros da Igreja que não sejam seus parentes para administrar o sacramento.

Durante esse período, os membros podem ser abençoados estudando as orações sacramentais e se comprometendo novamente a cumprir os convênios que fizeram, orando pelo dia em que o receberão pessoalmente, adequadamente administrado pelo sacerdócio.

Batismos e Confirmações

Foto: Newsroom

Os batismos e confirmações exigem a aprovação de um líder do sacerdócio que possua as devidas chaves. Quando necessário, os serviços batismais podem ser realizados com pelo menos quatro pessoas: o candidato ao batismo, o sacerdote ou o portador do sacerdócio que realiza o batismo e duas testemunhas. O batismo é realizado sob a autorização do bispo ou do presidente da missão, que possui as devidas chaves do sacerdócio.

O bispo, o presidente da missão ou alguém designado por eles (que poderia ser uma das testemunhas) deve observar e registrar o batismo e a confirmação. Se necessário, a pessoa que concede a autorização pode fazê-lo remotamente usando a tecnologia. Líderes, familiares e amigos podem assistir remotamente por meio da tecnologia. Enquanto as reuniões sacramentais estiverem temporariamente suspensas, os conversos podem ser confirmados imediatamente após o batismo.

Bênçãos Patriarcais

As bênçãos patriarcais podem continuar a ser marcadas?

As bênçãos patriarcais devem ser adiadas temporariamente. No entanto, sempre que possível, os que estão se preparando para a missão devem receber uma bênção patriarcal antes de iniciar o serviço missionário.

Casamentos, recepções e funerais

As novas regras permitem casamentos (incluindo recepções) e funerais nas capelas?

Onde isso for restrito pelas normas governamentais, os casamentos, recepções e funerais não devem ser realizados nas capelas. Conforme permitido por lei, os bispos e presidentes de estaca podem oficiar casamentos em um ambiente apropriado onde o distanciamento social possa ser mantido.

A tecnologia também pode ser usada para permitir que familiares e amigos visualizem o serviço. Os líderes e membros devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo.

Conforme permitido por lei, o bispado e os membros da presidência da estaca podem oficiar em um serviço junto ao túmulo. A tecnologia também pode ser usada para permitir que familiares e amigos visualizem o serviço. Se desejado, um serviço memorial maior poderá ser realizado mais tarde, quando as condições permitirem.

Conferências FSY

Serão realizadas conferências FSY para os jovens neste verão (2020)?

As conferências FSY 2020 programadas para os EUA e Canadá em 2020 foram adiadas para 2021. As estacas convidadas a participar das conferências FSY em 2020 agora participarão em 2021. Uma programação atualizada das conferências FSY realizadas nos EUA e no Canadá em 2021–2023 será divulgada em breve.

Os reembolsos serão feitos automaticamente para aqueles que se inscreveram. Os jovens das estacas convidados em 2020 que ainda cumprem os requisitos de idade serão convidados a participar do FSY em 2021.

Fora dos EUA e do Canadá, as presidências de área fornecerão orientações sobre a realização de conferências FSY, de acordo com as diretrizes referentes à COVID-19 estabelecidas pelo governo de sua comunidade e de seu país. Informações adicionais sobre as conferências FSY estão disponíveis em FSY.ChurchofJesusChrist.org.

Dar nome e bênção a crianças

As diretrizes permitem que as crianças recebam a bênção em casa?

Sim. Quando autorizada pelo bispo, a bênção pode ser realizada na casa da família, e não numa reunião da Igreja. A bênção deve ser relatada corretamente.

Dízimo e Doações

Os bispados ainda aceitarão o dízimo e as doações pessoalmente e lançarão as transações durante a semana, ou isso deve ser feito apenas eletronicamente durante o período em que as reuniões estiverem suspensas?

Quando possível, os membros devem fazer suas doações online. Os membros que ainda não têm acesso a doações online podem fazê-lo fisicamente para qualquer membro do bispado ou fazer doações pelo correio usando cartas registradas, a menos que a Presidência da Área considere essa prática inadequada. Perguntas adicionais devem ser encaminhadas à Presidência da Área.

Doação de Sangue

Devemos continuar a participar de campanhas de doação de sangue?

Sim, as campanhas de doação de sangue continuarão, mas devem seguir as ordens, as normas e as diretrizes governamentais estabelecidas em cada local e os protocolos da entidade que realiza a campanha (a Cruz Vermelha ou outros).

Capelas e seus estacionamentos podem ser usados pela Cruz Vermelha e outras entidades que usam instalações portáteis, se todas as ordens, normas e diretrizes do governo forem seguidas.

O Senhor preparou a Sua Igreja

A direção inspirada ao longo de muitos anos preparou a Igreja do Senhor e seus membros, tanto temporal quanto espiritualmente, para tempos de mudança e dificuldades.

Além do conselho de longa data de que os membros tenham um armazenamento de alimentos em casa, os membros da Igreja se concentram em santificar o Dia do Senhor, ministrar a outras pessoas e fortalecer os quóruns do Sacerdócio de Melquisedeque e a Sociedade de Socorro.

Por meio de Seus profetas, o Senhor reforçou o enfoque em aprender e viver o evangelho, de modo centralizado no lar e apoiado pela Igreja. Os membros foram incentivados a tornar seu lar um verdadeiro santuário de fé, onde crianças e jovens aprendem o evangelho. O currículo Vem, e Segue-Me fornece um modelo pelo qual os membros de todo o mundo aprendem o evangelho em seu lar e na Igreja.

O programa Crianças e Jovens também é centralizado no lar, permitindo que os pais cuidem dos filhos em termos espirituais, intelectuais, físicos e sociais.

Os membros foram incentivados a usar a tecnologia para compartilhar mensagens do evangelho de maneira normal e natural. Os missionários receberam dispositivos que lhes permitem encontrar e ensinar, mesmo quando o contato pessoal não é possível.

Os membros podem participar do trabalho de história da família em casa.

Quando contemplamos o entrelaçamento desses e de muitos outros programas, podemos ver como o Senhor elaborou tudo cuidadosamente e nos organizou a fim de nos preparar para tempos difíceis.

Entrevistas para obter e renovar recomendações do templo

Os membros da Igreja devem ser encorajados a manter uma recomendação atualizada para entrar no templo?

Sim. Uma recomendação atualizada para entrar no templo reconhece a dignidade de uma pessoa para entrar na casa do Senhor, mesmo que a adoração no templo não seja possível.

As entrevistas para obter uma recomendação do templo devem continuar ser feitas pessoalmente?

Não. Os membros dos bispados e das presidências de estaca podem, temporariamente, realizar entrevistas de recomendações para entrar no templo utilizando a tecnologia, por videochamada. Os membros devem ser entrevistados tanto por um membro do bispado, como por um membro da presidência da estaca.

As recomendações para entrar no templo podem ser emitidas mesmo sem assinaturas?

Sim. Os membros do bispado podem realizar entrevistas utilizando a tecnologia disponível. Após a entrevista, podem assinar a recomendação, tirar uma foto e enviar a foto ao secretário da estaca. Em seguida, deve entregar ou enviar pelo correio a recomendação assinada para o membro. O membro deve assinar a recomendação após o recebimento.

Depois que um membro da presidência da estaca entrevista o membro, ele ou o secretário da estaca podem ativar a recomendação sem uma assinatura. Quando as reuniões sacramentais e outras reuniões da ala voltarem a ser realizadas, cada membro deve pedir que sua recomendação seja assinada por um membro da presidência da estaca, caso ainda não tenha sido assinada.

Ministração

Os irmãos ministradores e as irmãs ministradoras descobrirão que existem diversas maneiras de oferecer o apoio necessário às pessoas e a famílias designadas. Se a ministração será realizada presencial ou remotamente, por meio da tecnologia, isso dependerá das circunstâncias locais, das necessidades, do desejo e da saúde das pessoas envolvidas.

Quando necessário, as entrevistas de ministração podem ser feitas remotamente por meio da tecnologia. Em casos extremos, a ministração presencial pode se limitar a atender a uma necessidade física, mental ou emocional séria e urgente. Os irmãos ministradores e as irmãs ministradoras devem expressar amor e apoio de maneira apropriada.

Notificar aqueles que possam ter estado em contato com outros membros da Igreja que foram expostos ou infectados com COVID-19

Os líderes devem notificar os membros que possam ter tido contato com outros membros da Igreja que foram expostos ou infectados pela COVID-19?

Geralmente, sim, inclusive alertando os líderes e irmãos ministradores e irmãs ministradoras cujos deveres naturalmente os colocariam em contato com membros infectados. Esses líderes e irmãos e irmãs ministradores devem ser aconselhados a continuar ministrando, mas por meio da tecnologia e à distância, e a seguir as diretrizes contidas em “Medidas preventivas para os membros”. Os membros devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo.

Ordenações ao sacerdócio e designações

As ordenações do sacerdócio e as designações exigem a aprovação prévia da pessoa que possui as devidas chaves do sacerdócio. Elas também exigem a imposição física das mãos de um portador do sacerdócio autorizado.

A ordenança deve ser observada e registrada pelo indivíduo que possui as chaves do sacerdócio ou por alguém que ele designar. Se necessário, esse indivíduo pode observar a ordenança remotamente usando a tecnologia. Líderes, familiares e amigos podem assistir remotamente por meio da tecnologia.

Ordenações, chamados e designações podem ser realizados sem apoio prévio na ala e ou na estaca, se isso for aprovado previamente pela pessoa que possui as devidas chaves do sacerdócio. Isso permite que a obra do Senhor siga adiante, e a ação será ratificada posteriormente quando as reuniões voltarem a ser realizadas.

Princípios e ordenanças fundamentais

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma igreja de ordem. As ordenanças e bênçãos são atos sagrados proporcionados pela autoridade do sacerdócio. Embora alguns procedimentos possam mudar dependendo das circunstâncias, a doutrina, os princípios e as ordenanças fundamentais devem ser protegidos.

Muitas ordenanças exigem a imposição de mãos, como confirmações, ordenações, bênçãos, designações e o ato de conferir chaves do sacerdócio. Essas ordenanças exigem que o portador do sacerdócio que a realiza esteja no mesmo local que o recebedor.

As ordenanças do sacerdócio não podem ser realizadas remotamente usando a tecnologia. Quando as circunstâncias o exigirem, outras pessoas podem observar a ordenança remotamente usando a tecnologia, se autorizado pela autoridade presidente.

Nestes tempos difíceis, as autoridades presidentes devem exercer sabedoria sobre quais ordenanças devem ser adiadas temporariamente.  Quando uma doença transmissível for uma preocupação, aqueles que realizam as ordenanças devem tomar as precauções necessárias para proteger a si mesmos e aos outros.

Há instruções anexas para ordenanças essenciais, bênçãos e outras funções da Igreja.

Esses documentos são publicados em resposta à interrupção dos procedimentos da Igreja e das atividades dos membros causada pela pandemia mundial da COVID-19.

Eles devem ser utilizados como orientação enquanto essa pandemia e suas restrições oficiais referentes às reuniões da Igreja e à exposição pública existirem em determinado país ou região geográfica do país. Outras instruções podem ser emitidas posteriormente.

Registro de frequência à reuniões

Tendo em vista a suspensão das reuniões, como será calculada e relatada a frequência nos relatórios?

A frequência não será relatada porque os serviços dominicais foram temporariamente suspensos.

A responsabilidade como cidadãos do mundo

Os membros da Igreja são gratos pelas leis de muitas nações ao redor do mundo que protegem a liberdade religiosa e respeitam a sagrada liberdade de consciência.

A Igreja ensina que seus membros devem apoiar e cumprir as leis do lugar em que residem. Esses governos promulgam leis que, em seu próprio julgamento, são as que melhor garantirão o interesse público.

Reconhecemos que, em circunstâncias excepcionais, todos os direitos individuais podem ficar restritos por um tempo para proteger a segurança do público em geral.

Em tempos de pandemia ou desastre natural, a Igreja acatará as ordens oficiais adotando as medidas necessárias, como cancelar ou adiar reuniões ou outros agrupamentos de pessoas.

A Igreja e seus membros estão comprometidos a ser bons cidadãos e bons vizinhos. A Igreja tem uma longa história de auxílio e assistência aos necessitados.

Além de nosso compromisso de ser bons cidadãos globais, respeitosamente afirmamos que devem ser concedidas condições razoáveis a todas as pessoas religiosas em seu empenho de participar de ritos que sejam fundamentais para sua fé.

Reuniões e entrevistas

Em circunstâncias extremas, os líderes podem suspender temporariamente as reuniões e as atividades. Quando as condições exigirem, as reuniões do bispado, as entrevistas e as reuniões do conselho da ala podem ser realizadas remotamente por meio da tecnologia, fazendo telefonemas ou videoconferências. Os bispos e os líderes da ala podem usar a tecnologia para enviar mensagens a fim de complementar a adoração de um membro centralizada no lar.

As reuniões do bispado, da presidência da estaca, do sumo conselho, outras reuniões da presidência e as entrevistas podem ser realizadas pessoalmente?

Essas são decisões que devem ser tomadas localmente com base em todas as informações disponíveis. As reuniões e entrevistas podem ser realizadas via tecnologia sempre que possível.

Seminário e instituto

Para todas as perguntas, consulte as diretrizes do SEI em resposta a COVID-19.

Serviço missionário: Futuros Missionários

As recomendações de candidatos ao serviço missionário devem continuar sendo processadas pelos líderes locais do sacerdócio? Continuarão a ser chamados missionários nos próximos meses?

Sim.

Os bispos e presidentes de estaca podem entrevistar pessoalmente os missionários em perspectiva?

Sim, mas as entrevistas dos missionários em perspectiva devem ser realizadas remotamente, usando videochamadas, sempre que possível.

Serviço missionário: Vida missionária

Os missionários podem continuar ensinando pessoalmente seus contatos, uma vez que é exigido que permaneçam em seu apartamento?

Não. Os missionários devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo, bem como as orientações da Presidência da Área e do presidente da missão. No entanto, eles ainda podem ensinar seus contatos por meio da tecnologia. (Ver a série de vídeos missionários sobre como ensinar usando a tecnologia.)

Os missionários podem continuar fazendo contatos nas ruas?

Os missionários devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo, bem como as orientações da Presidência da Área e do presidente da missão.

Se for pedido a um missionário que dê uma bênção a alguém que tenha sintomas de coronavírus, o missionário deve dar a bênção?

Não. Os missionários não devem visitar pessoas que tenham apresentado resultado positivo, que exibam sintomas ou que tenham entrado em contato com alguém infectado com a COVID-19. Eles podem ministrar a elas através da tecnologia e orar por elas.

Serviço missionário: Reuniões Missionárias

Em vez de visitas missionárias, a Presidência da Área pode participar de conselhos de liderança e reuniões de zona?

Foram temporariamente suspensas as reuniões de zona presenciais. As reuniões podem ser realizadas remotamente usando a tecnologia, conforme necessário.

Tempos Difíceis

As escrituras são claras: nesta dispensação, vivenciaremos tempos difíceis. Em meio a circunstâncias desafiadoras, a Igreja proclamará princípios fundamentais e administrará as ordenanças necessárias para abençoar os filhos do Pai Celestial.

Quaisquer que sejam as circunstâncias ou a época, certas coisas são essenciais na Igreja do Senhor. Isso inclui doutrina e ordenanças sagradas.

Bênção de enfermos

Uma bênção do sacerdócio exige a imposição física das mãos. Normalmente, dois ou mais portadores do Sacerdócio de Melquisedeque dão a bênção, mas um pode fazê-lo sozinho. Depois de serem tomadas todas as precauções necessárias, caso as condições proíbam que as mãos sejam colocadas sobre a cabeça de uma pessoa, uma oração pode ser proferida, inclusive pelo uso da tecnologia. Essa é uma oração de fé e não uma bênção do sacerdócio. Qualquer pessoa a qualquer momento pode orar, jejuar ou ministrar de outra maneira a outras pessoas.

Utilização de edifícios e instalações

Os edifícios e quadras esportivas ainda podem ser usados? Os jovens podem se reunir para jogar futebol nas quadras ao ar livre da capela ?

As atividades de ramo, ala e estaca estão temporariamente suspensas. As pessoas devem seguir as “Medidas preventivas para os membros”. Os líderes e membros devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo.

Outras atividades diárias, como esportes e práticas de coral nas capelas, podem continuar?

Atividades como esportes, práticas de coral e aulas de piano estão temporariamente suspensas. Os líderes e membros devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo.

O que deve ser feito com as classes de recuperação de dependências e de autossuficiência realizadas semanalmente nos edifícios da Igreja?

Elas devem ser realizadas via tecnologia.

Os centros de história da família devem ser fechados?

Sim. Os usuários devem usar a tecnologia em casa

Fontes: Sala de Imprensa Brasil – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Relacionado:

A Igreja de Jesus Cristo doará 5 milhões de máscaras para profissionais da saúde em Utah

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *