fbpx

Católicos, judeus, muçulmanos e budistas reúnem-se no Tabernáculo da Praça do Templo de Salt Lake

No dia 8 de março de 2020, o Tabernáculo da Praça do Templo apresentou uma mostra diversificada do mundo religioso, tudo em um só lugar.

Muçulmanos, judeus, um líder espiritual e curandeiro nativo americano, presbiterianos, budistas, bahá’ís, sikhs, católicos, hindus e santos dos últimos dias se uniram para compartilhar música, dança e escrituras para o concerto anual inter-religioso (agora em seu ano 18), organizado pela Mesa Redonda Inter-religiosa de Salt Lake.

Muitas religiões, uma família

O tema do concerto de domingo foi “Muitas Religiões, Uma Família”.

“O título em si é bem claro, não?” disse o Élder Walter F. González dos Setenta, em sua mensagem de boas-vindas. “Este evento é um símbolo de que podemos fazer coisas juntos para abençoar a vida dos outros. Ao fazê-lo, podemos desfrutar do respeito mútuo, da compreensão, da apreciação, da harmonia e amor que nos levarão a uma sociedade melhor”.

As devoções de abertura da noite começaram com um chamado muçulmano para a oração de Mubarak Okasha da Sociedade Islâmica do Lago Salgado. Tais chamados para a oração são realizados cinco vezes por dia por seguidores do Islã.

Larry Green e o rabino Alan Bachman ofereceram uma devoção judaica, o shofar. O shofar, tipicamente um chifre limpo de carneiro, tem raízes judaicas da Bíblia hebraica (ver, por exemplo, Êxodo 19). O chifre tem um papel importante na observância da religião judaica, especialmente durante o Rosh Hashaná e o final de Iom Kipur.

Lacee Harris, um líder espiritual e curandeiro das tribos do norte de Ute e do norte de Paiute, concluiu a parte devocional do programa com uma benção para todos os presentes, em sua língua materna.

O Coro Gospel Debra Bonner Unity abriu a parte musical do programa com duas peças: “Come, Come, Ye Saints” (em homenagem ao 200º aniversário da Primeira Visão), e um medley de “This Little Light of Mine” e “America, la Bella”.

O Salt Lake Scots Pipe Band, associado com a Primeira Igreja Presbiteriana de Salt Lake City, encheu o Tabernáculo com “Highland Cathedral”, “At Long Last”, “Dawning of the Day”, “Amazing Grace” e “Scotland the Brave”.

O Coro das Crianças de Salt Lake interpretou “Lobt Gott ihr Christen Alle Gleich (Louvado seja Deus, Todos os Cristãos Igualmente) e o Salmo 23.

O Khemera Dance Troupe, um grupo budista cambojano, representava os anjos descendo do céu para oferecer-lhe uma bênção com taças sagradas cheias de pétalas de flores vermelhas. Este baile, um símbolo de paz e solidariedade, frequentemente se realiza para abrir cerimônias budistas e outros eventos.

Randall Noumbissi, membro da comunidade Bahá’í de Salt Lake, leu dois parágrafos dos textos sagrados de sua fé. As palavras chamaram a humanidade a se levantar e ser uma bênção para os que os rodeiam.

Membros do Templo Sikh de Utah, realizaram um Kirtan com duas músicas. A primeira foi uma expressão da bondade de Deus e uma oração pelo abraço reconfortante de Deus. A segunda foi um pedido a Deus para salvar um mundo envolto em chamas.

Um grupo da Diocese Católica Romana de Salt Lake City (Coro Hispânico da Catedral de Madalena), interpretou três peças: “Viva la Fe”, “Ama a Tu Señor” e “Cristo Te Necesita”.

Os Hindu Kannada Folk Dancers apresentaram três danças para representar a tradição popular da área de Karnataka, no sul da Índia. A primeira dança elogiou o criador de vasilhas de barro que contêm água para manter a vida. A segunda celebrou o ano novo e a mistura de experiências amargas e doces da vida. A terceira elogiou a Lord Shiva, uma das principais divindades do hinduísmo.

O Coro Gospel Debra Bonner Unity concluiu as apresentações musicais com “My Hallelujah Belongs to You (You Deserve It)” e ” The Blessings of Abraham”.

O Rabino Sam Spector da Congregação Kol Ami de Salt Lake fechou a noite com uma oração e uma bênção de paz para todos os presentes.

Fonte: Newsroom

Relacionado:

Por que os mórmons têm a responsabilidade de proteger a Liberdade Religiosa

 

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *