Programa “Domínio Doutrinário” Substituirá “Domínio de Escrituras” no Seminário
Ao longo do próximo ano, os professores do seminário ao redor do mundo implementarão uma nova iniciativa – Doutrinal Mastery (Domínio Doutrinário, tradução livre não oficial) – em suas salas de aula, para ajudar os jovens da Igreja a fazerem conexões entre as doutrinas do evangelho e a aplicá-las na sua vida quotidiana .
Apresentado em fevereiro pelo Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, durante a transmissão anual “Uma Autoridade Geral Fala a Nós” (devocional ao pessoal do seminário e instituto), a nova iniciativa do seminário destina-se a facilitar o aprendizado e o ensino do evangelho em um nível mais profundo .
“Apenas uma geração atrás, o acesso dos nossos jovens à informações sobre a nossa história, a doutrina e as práticas eram basicamente limitadas a materiais impressos pela Igreja”, disse o Élder Ballard nessa transmissão. “Poucos estudantes entraram em contato com interpretações alternativas das escrituras. Na maior parte, os nossos jovens viveram uma vida protegida”.
Reconhecer o currículo atual mostra que, embora bem intencionado, ele não prepara os alunos para o ambiente em que eles estão vivendo hoje. O Élder Ballard falou da grande necessidade dos jovens se sentirem confortáveis de fazer perguntas quando são ensinados sobre a doutrina do evangelho.
“Os alunos têm acesso instantâneo a praticamente tudo sobre a Igreja de todos os pontos de vista possíveis”, disse o Élder Ballard. “Hoje o que vêem em seus dispositivos móveis pode tanto promover a fé como desafiá-la.”
Em um esforço para ajudar os alunos a serem informados, educados e espiritualmente ensinados sobre a doutrina e a história da Igreja, o novo programa Doutrinal Mastery (domínio doutrinário) foi adicionado ao currículo do seminário.
“Esses jovens estão imersos em um mundo digital onde são literalmente bombardeados todos os dias com vozes e mensagens do mundo”, disse Elder Kim B. Clark, Setenta Autoridade Geral e Comissário de Educação da Igreja. “Muitas dessas vozes e mensagens levantam questões e assuntos do dia diretamente relacionados com o que nós acreditamos.”
O novo programa Doutrinal Mastery irá fornecer oportunidades durante aulas do seminário para os alunos estudarem, perguntarem e ensinarem uns aos outros. O programa será voltado para que os jovens aprendam e apliquem as doutrinas à situações da vida real.
“Pense sobre o que estamos preparando-os para se tornarem”, disse Elder Clark. “Nós queremos que eles sejam preparados para entrar no templo do Senhor e fazer convênios sagrados com Ele, entendendo realmente o que isso significa.”
O que é “Domínio Doutrinário”?
A base para o novo currículo “Domínio Doutrinário” foca em dez doutrinas – nove das quais vem do programa “Vem, e Segue-Me”, do currículo para os jovens. O primeiro ponto, “adquirir conhecimento espiritual”, centra-se sobre o padrão do Senhor para aprender a verdade.
“Ensinaremos aos jovens o padrão do Senhor para obter conhecimento espiritual para ajudá-los a entender melhor como estudar as escrituras e as palavras dos profetas, como orar e agir na fé, e então como viver as coisas que eles estão aprendendo”, disse Chad H Webb , administrador de Seminários e Institutos de Religião. “A outra parte de Domínio Doutrinário se destina a ajudá-los a estudar a doutrina como é ensinada nas escrituras, de uma maneira que vá ajudá-los a encontrarem respostas e estarem preparados para responder a questões doutrinárias, históricas e sociais.”
Os outros nove pontos doutrinais incluem a Divindade, o Plano de Salvação, a Expiação de Jesus Cristo, a Restauração, Profetas, Sacerdócio e as Chaves do Sacerdócio, Ordenanças e Convênios, o Casamento e a Família, e os Mandamentos.
O currículo se concentrará em três princípios enquanto os jovens estudam as doutrinas do Evangelho – agir com fé, examinar conceitos e perguntas com uma perspectiva eterna e buscar mais intendimento por meio de fontes divinas.
“Este não é um programa de cem respostas para cem perguntas”, disse o irmão Webb. “Este é um programa sobre como achar as informações e como você recorrer a fontes confiáveis, e como formular perguntas usando as premissas evangelho em vez das premissas do mundo.”
O novo programa Domínio Doutrinário substituirá o programa Domínio de Escrituras – onde os alunos memorizam escrituras específicas das obras-padrão – que ainda se relacionará com o livro que os estudantes estarão estudando naquele ano.
“Isso significa que o programa Domínio Doutrinário funciona por tópicos, não por sequencia”, disse o Elder Clark. “Descobrimos uma maneira de usarmos as escrituras, então você ainda terá as 25 escrituras que fazem parte do programa Domínio Doutrinário, mas o foco estará nos temas – temas doutrinários”.
As aulas podem ser ensinadas por alguns minutos todos os dias em sala de aula ou agrupadas em uma única aula por semana – em última análise, os professores decidirão quando o programa Domínio Doutrinário será incorporado em suas salas de aula. As aulas incluem o estudo das escrituras e as palavras dos profetas, fazer e responder perguntas difíceis, e olhar para estudos de caso.
“É o mesmo esforço do Domínio de Escrituras, mas acho que será mais útil e mais relevante”, disse o irmão Webb. “Nós ainda estudaremos todas as obras-padrão. Ele não está tomando o lugar das aulas, mas sim o lugar do programa de Domínio de Escritura, e irá adicionar uma nova dimensão onde os alunos farão mais para entender como a doutrina se aplica às suas perguntas e como esses princípios do evangelho se aplicam às suas próprias circunstâncias.”
Fazer e responder perguntas
Em sua transmissão, o Élder Ballard disse: “Mais do que qualquer momento de nossa história, os alunos também precisam ser abençoados ao aprender o conteúdo doutrinário ou histórico e o contexto por meio do estudo e da fé, acompanhado por puro testemunho para que eles possam obter uma conversão madura e duradoura no evangelho e um comprometimento ao longo da vida a Jesus Cristo “.
Para os jovens da Igreja de hoje, fazer e responder perguntas não é incomum. Espera-se, disse o irmão Webb, que os alunos tragam suas perguntas para a aula onde os professores ensinarão os alunos em “um ambiente de fé com alguém em quem podem confiar em vez de pensar: ‘Bem, ninguém quer responder a minha pergunta, então eu vou olhar na internet’.”
“[Os alunos] recebem essas perguntas de seus colegas, e eles os veem o tempo todo – diariamente, ou mesmo toda hora nas mídias sociais – o que faz com que essas perguntas se tornem parte de suas vidas”, disse o Élder Clark. “Isso é algo que eles estão passando todos os dias e por isso sentimos fortemente que precisávamos fazer do seminário um lugar onde as perguntas não são só acolhidas, mas abraçadas. Nós fazemos perguntas, e então aprendemos a trabalhar com os nossos alunos para resolver as suas perguntas de uma forma que não só os ajude a encontrar respostas, se houverem respostas, mas os ajudem a compreender o processo que os preparará individualmente para serem espiritualmente auto suficientes. ”
Para os professores do seminário, as perguntas muitas vezes convidam o Espírito e fornecem uma poderosa oportunidade de ensino.
“Se os professores têm confiança de que podem fazê-lo de uma forma que seja útil e doutrinariamente sólida, eles estarão mais propensos e dispostos a terem essas conversas, do que se estivessem desconfortáveis por não terem certeza de como responder algo”, disse o irmão Webb. “Esperamos que isso dê aos nossos professores mais confiança para levantar esses tipos de perguntas.”
Os treinamentos para os professores começam com a transmissão anual da formação de professores realizada em 14 de junho. Treinamentos adicionais serão realizados ao redor do mundo nos próximos meses, em preparação para o novo ano escolar.
Extra: Você pode conferir as 100 escrituras a serem utilizadas nas Passagens de Domínio Doutrinário no site oficial. O Guia de Referência do Domínio Doutrinário também se encontra no site oficial em português.
Este artigo foi escrito por Marianne Holman Prescott no site ChurchNews. Traduzido por Esdras Kutomi.