Em um comunicado oficial, a Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou as datas para o início da casa aberta do Templo de Belém Brasil. Confira um trecho do comunicado abaixo:

“O público é convidado a visitar o templo a partir de sábado, dia 22 de outubro de 2022 até sábado, 5 de novembro de 2022, exceto dias 23 e 30 de outubro de 2022. O Templo de Belém Brasil será dedicado no domingo, 20 de novembro de 2022, em três sessões: às 9h, às 12h e às 15h.

O élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, presidirá a dedicação. As sessões dedicatórias serão transmitidas para todas as unidades no distrito do Templo de Belém Brasil.

A abertura de terra do Templo de Belém Brasil ocorreu em agosto de 2019. Atualmente, há templos em Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Há também templos em construção ou anunciados nas seguintes cidades: Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Salvador, Santos, Vitória e um segundo templo na região leste da cidade de São Paulo.

O Brasil possui aproximada de 1.5 milhão de membros da Igreja de Jesus Cristo – a terceira maior população de Santos dos Últimos Dias depois dos Estados Unidos e do México. Os membros da Igreja se reúnem em aproximadamente 2170 congregações espalhadas pelo país.”

Templo de Belém
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Além do Templo de Belém, o Templo de Quito

Outra casa aberta anunciada no mesmo comunicado foi a do Templo de Quito Equador. Anunciaram ambos os templos durante a Conferência Geral de Abril de 2016 pelo então presidente Thomas S. Monson.

Conforme se informou, o público pode visitar o templo a partir de sexta-feira, dia 14 de outubro de 2022 até sábado, 29 de outubro de 2022, exceto aos domingos. O Templo de Quito Equador terá sua dedicação no domingo, 20 de novembro de 2022, em três sessões: às 9h, às 12h e às 15h.

“O élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, presidirá a dedicação. As sessões dedicatórias serão transmitidas para todas as unidades no distrito do Templo de Quito Equador.

Este será o segundo templo no país, o primeiro é o Templo de Guayaquil Equador, que foi dedicado em agosto de 1999. O Equador possui mais de 250 mil membros da Igreja que compões mais de 300 congregações.”

O que são os templos?

Para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os templos não são locais de adoração dominical comum. Eles são considerados literalmente a “Casa do Senhor”, os lugares mais sagrados da Terra.

Enquanto as capelas (onde ocorrem as reuniões semanais) estão sempre abertas ao público geral para cultos e atividades, os templos têm um propósito diferente. Eles são locais de paz e refúgio espiritual, onde os membros fiéis da Igreja participam de cerimônias sagradas, chamadas de ordenanças.

A principal dessas ordenanças é o “selamento” (casamento eterno), que une as famílias não apenas até que a morte as separe, mas para toda a eternidade. Nos templos, os membros também realizam batismos em favor de seus antepassados que faleceram sem ter a oportunidade de conhecer o evangelho.

É por isso que o período de Casa Aberta — como o anunciado para Belém e Quito — é tão especial. Antes de um templo ser dedicado (consagrado), a Igreja abre suas portas para o público em geral, incluindo vizinhos, amigos e pessoas de outras fés. É uma oportunidade única para ver o interior da edificação, apreciar a arquitetura e sentir a paz do ambiente antes que ele seja reservado exclusivamente para as ordenanças sagradas dos membros.

Fonte: Sala de Imprensa

Veja também