fbpx

Como 2 mulheres se tornaram as primeiras missionárias de tempo integral da Mongólia

missionarioa

As primeiras missionárias locais de tempo integral chamadas da Mongólia foram as irmãs Batchimeg Magsar e Soyolmaa Urtnasan.

Elas receberam seu chamado por volta de abril de 1995 e serviram na missão Utah Salt Lake City Temple Square e na missão Utah Provo, respectivamente, de junho ou julho de 1995 até janeiro de 1997.

Embora a irmã Batchimeg tenha sido criada na Mongólia, um país comunista que não acreditava na divindade, ela acreditava em Deus e lia muitos livros sobre religião.

Em 1992, com a saída do comunismo, havia muitas igrejas cristãs à procura de convertidos. Batchimeg recorda que,

“Em 1992, havia muitas igrejas cristãs na Mongólia abrindo suas portas. Recebi uma cópia do Novo Testamento da Bíblia.

Ao lê-lo, tive uma sensação de ardor e sabia que o que estava escrito neste livro era verdade. Todo o meu ser estava queimando e eu sabia que Jesus Cristo era real. …

Quando meu tio faleceu, ele tinha apenas 41 anos. Então comecei a me perguntar o que acontece conosco depois desta vida.

Um testemunho da Igreja

Minha amiga estava indo para uma igreja americana, então eu a pedi para ir à Igreja dela. Quando entrei na Igreja, tive um sentimento de paz. Senti que ali pertencia e também adorava os hinos. Reuni-me com os missionários durante três meses e depois fui baptizada.”

Batchimeg “mal conseguia entender os missionários porque eles estavam aprendendo mongol e ela não sabia Inglês.”

No entanto, ela “sabia o que éderes queriam dizer quando prestaram testemunhos.” Ela acrescentou: “enquanto crescia, achei difícil acreditar que não havia razão para a minha vida.

A Igreja respondeu a todas as minhas perguntas e o evangelho esclarece tudo.” Ela obteve o seu próprio testemunho e foi baptizada em 21 de Março de 1994. Nessa altura, Batchimeg visitou a sua amiga Soyolmaa Urtnasan. Soyolmaa recorda,

“[Batchimeg] não quis beber chá, falou-me da Igreja e convidou-me para ir e ver. Eu disse: ‘sim’ e assim que o disse, senti algo e fiquei entusiasmada por ir.

Encontramo-nos no Palácio da Paz e da Amizade. Quando me encontrei com os missionários, pensei que os seis élderes pareciam todos iguais.

Eu era uma pequisadora de ouro. Minha amiga havia sido batizada cerca de uma semana antes e, depois de algumas semanas de aulas, também fui batizada… em 11 de junho de 1994.”

Fazendo o trabalho missionário

Batchimeg havia ifiliado-se à Igreja apenas quatro meses antes, quando foi estudar na Rússia no verão de 1994.

Enquanto estudava na Rússia, ela se perguntou como alguém iria se preparar e se candidatar para ser um missionário de tempo integral.

Na Rússia, ela caminhou pela cidade à procura de missionários por dois meses. Quando tentou encontrar a Igreja, surpreendeu-se com a hostilidade que outros cristãos tinham em relação àquilo a que chamavam de “a Igreja do diabo.”

“É muito triste quando as pessoas sentem o Espírito e sabem que a Igreja é verdadeira, mas não o aceitam. Gostaria de poder plantar as sementes do evangelho em todos.”

Um dia, ela estava andando em um túnel e encontrou os missionários que a convidaram para um serviço batismal.

Ela viu sisteres missionárias pela primeira vez e imediatamente quis ser uma, embora pensasse que seria impossível.

Uma das missionárias era da Armenia e disse-lhe: “Se quiseres, o Senhor irá chama-la!” Além disso, sugeriu também que Batchimeg falasse com o presidente da missão, e ela o fez no dia seguinte.

O presidente da missão encorajou-a a preencher os papeis para servir uma missão assim que ela voltasse para a Mongólia.

Quando Batchimeg voltou para a Mongólia, ela visitou o Élder Hardy e disse: “Vou servir uma missão!” Ele procurou um formulário de aplicação para o chamado missionário e ligou para os Escritórios da Igreja.

Como ela era membro da Igreja há apenas seis meses, era muito cedo para se candidatar, pois ela precisava ser membro por pelo menos um ano.

Naquela época, Batchimeg visitou sua amiga Soyolmaa, que não entendia muito sobre missões, mas também queria compartilhar o evangelho.

As primeiras missionárias da Mongólia

Depois que Batchimeg disse à Soyolmaa que elas poderiam servir uma missão, elas decidiram preparar seus documentos de missão por volta de março ou abril de 1995.

Batchimeg abriu seu chamado missionário durante uma noite em casa com outras pessoas, e ela ficou tão animada ao saber que foi chamada para a missão Utah Salt Lake City Temple Square.

Soyolmaa recebeu sua carta cerca de uma semana ou duas depois e foi chamada para servir na missão Utah Provo. Soyolmaa recorda,

“Fui chamada para a missão Utah Provo de junho de 1995 a janeiro de 1997. Fiquei entusiasmada com o meu chamado missionário, porque iria para os Estados Unidos e poderia ser missionária.

Eu não sabia muito sobre a Igreja na época ou como era uma missão. Mas eu tinha traduzido para os missionários antes e já conhecia algumas das lições de discussão missionária. Fui treinada enquanto traduzia.

Minha amiga e eu falávamos russo, para que pudéssemos ler o Livro de Mórmon em russo e não sabíamos muito sobre ser missionária.

Quando chegamos, um casal missionário nos encontrou e nos levou ao Templo de Salt Lake para nossa própria investidura. Amei a minha missão e a minha conversão aprofundou-se.”

Batchimeg disse: “o povo mongol é um povo bom. …Eles são muito amigáveis e têm bons pensamentos sobre os outros. Se ouvirem o evangelho e se juntarem à Igreja, a sua vida será melhor.”

Nota do Editor: o trecho a seguir foi adaptado do livro “Voice of the Saints in Mongolia”, a primeira história abrangente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias naquela nação.

Veja também: Igreja designa o primeiro missionário de tempo integral da Gambia

Fonte: LDS Living

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *