Preciso sentir um ardor no coração para ter um testemunho do Livro de Mórmon?
Um poderoso versículo em Doutrina e Convênios 9:8 é frequentemente usado como um guia para dizer se você está realmente recebendo revelação pessoal. Nele lemos:
“Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto, sentirás que está certo.”
Receber um testemunho do Livro de Mórmon é uma das mais importantes revelações pessoais que precisamos receber nesses últimos dias. Mas, e se você não sentir “arder [em seu] peito” depois de orar sobre o livro?
O que é arder o peito?
Se o arder no peito é uma parte essencial da revelação pessoal, como podemos realmente reconhecer? Quando algumas pessoas sentem o peito arder – um sentimento de calor quando ouvimos um discurso impactante ou escutamos um hino inspirado – é mais do que um sentimento físico.
O Élder Dallin H. Oaks disse que arder o peito “significa um sentimento de conforto e serenidade”. Uma confirmação do Livro de Mórmon não acontece através de um grande sentimento – também acontece através o verdadeiro conhecimento.
As pequenas manifestações da verdade
Geralmente a confirmação da veracidade do Livro de Mórmon não acontece somente através de grandes manifestações – às vezes acontece como uma série de pequenas impressões que sentimos ao ler o livro.
Se buscamos por revelações fenomenais da verdade, podemos perder as pequenas e frequentemente simples, confirmações do Espírito Santo.
Em seu discurso “O Espírito de Revelação”, o Élder Bednar nos relembrou:
“Tendemos a enfatizar tanto as maravilhosas e dramáticas manifestações espirituais, que podemos deixar de apreciar e até podemos subestimar o padrão costumeiro pelo qual o Espírito Santo realiza Sua obra.”
Impressões espirituais pequenas e simples geralmente acontecem através de uma leitura sincera e ponderação sobre o Livro de Mórmon. Acontece em momentos de quietude, quando um certo versículo destaca ou esclarece algo.
Essas pequenas e simples impressões espirituais sobre a veracidade do livro vem através de impressões diárias que continuamente nos trazem paz.
O Espírito Santo se comunica de diferentes maneiras
A revelação pessoal acontece de diferentes formas, desde imediatas e intensas, a súbitas e simples.
Então, se as suas orações sobre o Livro de Mórmon não são acompanhadas de um arder no peito, não se preocupe.
Impressões acontecem de várias maneiras. A confirmação da veracidade do Livro de Mórmon pode acontecer quando reconhecemos os sentimentos positivos que temos como lemos em Gálatas 5:22-23:
“Mas o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”
Alma o Filho, fez uma série de perguntas poderosas que podem nos ajudar a saber se o Livro de Mórmon é verdadeiro.
Dilata sua alma? Ilumina o seu entendimento? Tornou-se deliciosa para você, a ponto de querer ler o livro novamente e descobrir mais verdades? Se sua resposta para essas perguntas é sim, isto pode ser sua confirmação.
Não arde o peito mais encoraja a fazer o bem?
Quando pedimos para receber um testemunho do Livro de Mórmon, queremos receber uma confirmação de que é verdade e realmente vem de Deus. Como sabemos se algo é de Deus? Mórmon nos deu uma poderosa resposta em Morôni 7:16:
“Pois eis que o Espírito de Cristo é concedido a todos os homens, para que eles possam distinguir o bem do mal; portanto, vos mostro o modo de julgar; pois tudo o que impele à prática do bem e persuade a crer em Cristo é enviado pelo poder e dom de Cristo; por conseguinte podeis saber, com um conhecimento perfeito, que é de Deus.”
Ao estudar o Livro de Mórmon, que tipo de sentimentos temos? Esses sentimentos nos ajudam a ser mais bondosos, caridosos, a servir mais, a estar ávidos por nos aproximarmos do Senhor?
O arder no peito pode não acontecer, mas se o livro ajuda a sentir e a fazer mais, isto também pode ser uma resposta, sua própria revelação pessoal. O Espírito Santo se manifestas de várias maneiras – não somente ao arder o peito.
Ao nos tornarmos mais familiarizados com os Seus sussurros, quando conseguirmos perceber as pequenas impressões que recebemos, e quando começarmos a perceber que lê-lo todos os dias nos ajuda a sermos melhores, poderemos receber um testemunho do Livro de Mórmon mesmo sem aquele caloroso e inquieto sentimento em nosso peito.
Fonte: Faith Ph