Quiasmos – característica de uma linguagem anciã

Quiasmos ou quiasma (chiasmus em inglês) é um estilo de composição linguística antigo presente em obras anciãs tais como a bíblia. Diferente do estilo de escrita atual em que as pessoas dividem um texto em parágrafos, cada um contendo sua importância na construção da ideia do texto, escritos muito antigos não possuíam uma estrutura como a atual, muitas vezes não possuindo pontuação, parágrafos e técnicas literárias modernas.

Nesse estilo, o escritor colocava os pontos A, B, C, assim em diante, e então voltava do fim ao começo, até chegar ao ponto C, B e A.

Os quiasmos estão presentes no Livro de Mórmon.

Vejamos um exemplo em Mosias 3:18-19:

Os homens bebem condenação para sua própria alma,

a) a não ser que se humilhem,

b) e tornem-se como criancinhas

c) e acreditem que a salvação veio e vem e virá no sangue e pelo sangue expiatório de Cristo, o Senhor Onipotente.

d) Porque o homem natural

e) é inimigo de Deus

f) e tem-no sido desde a queda de Adão

f) e sêlo-á para sempre;

e) a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito

d) e despoje-se do homem natural

c) e torne-se santo pela Expiação de Cristo, o Senhor

b) e torne-se como uma criança,

a) submisso, manso, humilde …

Descoberta

Por meio de um vídeo, Greg Welch explica como seu pai, John W. Welch, descobriu a presença dos quiasmos no Livro de Mórmon, enquanto era um missionário na Alemanha em 1967.

Após a descoberta desse padrão literário, John Welch voltou e publicou uma tese sobre os quiasmos no Livro de Mórmon. Seus trabalhos foram citados em muitas outras teses e artigos com o passar dos anos.

No vídeo, Greg Welch diz que a descoberta de seu pai provê evidências de que o Livro de Mórmon não foi escrito no inglês moderno, mas sim numa linguagem anciã e então traduzido para o inglês.

O vídeo encontra-se em inglês somente. Pode-se usar as opções de tradução automática do YouTube para entender a maior parte da explicação.

Saiba mais sobre o estudo do Livro de Mórmon.

Um App Que Explora a Geografia do Livro de Mórmon