fbpx

Página Título do Livro de Mórmon – Desafio do Livro de Mórmon – #1

No dia 22 de abril de 2018, a Presidência de Área do Brasil lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país: terminarem a leitura do Livro de Mórmon até dezembro. Nesta série de artigos vamos comentar cada parte do Livro de Mórmon, para incentivar o estudo deste livro sagrado.

Leia a Página Título do Livro de Mórmon aqui.

 

A Página de Título é escritura

A página de título, ou folha de rosto, é a parte de um livro que esclarece o título e mostra dados necessários à identificação da obra. Diferente das outas explicações introdutórias que antecedem o livro de 1º Néfi, a página de título foi escrita provavelmente por Morôni e traduzida pelo Profeta Joseph Smith, portanto é escritura.

O Profeta Joseph Smith explicou que “a página de rosto do Livro de Mórmon é uma tradução literal, extraída da última página do lado esquerdo do conjunto ou livro de placas que continha o registro que foi traduzido, sendo que a escrita de todo o conjunto seguia no mesmo sentido que a escrita hebraica geralmente segue [isto é, da direita para a esquerda]; e que o texto da citada página de rosto não é de forma alguma um escrito moderno, feito por mim nem por qualquer outro desta geração, seja vivo ou já falecido” (History of the Church, vol.1, pg. 71).

 

As doutrinas da Página de Título

Muitas doutrinas importantes são mencionadas no página de título. Eis algumas:

  • O que é o Livro de Mórmon, e para quem se destina.
  • Como foi escrito, preservado e traduzido.
  • Conteúdo do Livro de Mórmon e seu enfoque.
  • Propósito central do Livro
  • “Se há falhas, são erros dos homens; não condeneis, portanto, as coisas de Deus”.

Uma das maravilhosas verdades indicadas na página de título é o da Expiação de Jesus Cristo. Essa doutrina sublime, e central, será desenvolvida em todos os capítulos do Livro. O Livro de Mórmon “destina-se a mostrar (…) as grandes coisas que o Senhor fez por seus antepassados; e para que possam conhecer os convênios do Senhor e saibam que não foram rejeitados para sempre — E também para convencer os judeus e os gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno, que se manifesta a todas as nações.”

O sacrifício de Jesus Cristo – a Expiação – é precisamente o que nos faz não ser “rejeitados para sempre”. Ela é que valida e dá efeito aos convênios do Senhor. O Livro de Mórmon é, como o subtítulo diz “um outro Testamento de Jesus Cristo”. Ele foi escrito para “convencer” todo mundo “que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno, que se manifesta a todas as nações”.

 

Promessas aos que estudarem o Livro de Mórmon

O Presidente Gordon B. Hinckley declarou:

“Aqueles que leram [o Livro de Mórmon] em espírito de oração, sejam eles ricos ou pobres, instruídos ou iletrados, cresceram com o seu poder.

(…) Prometo-lhes sem reservas que se lerem o Livro de Mórmon em espírito de oração, não importando quantas vezes o tenham lido anteriormente, terão uma porção maior do Espírito do Senhor no coração. Sentirão uma determinação mais firme de obedecer a Seus mandamentos e um testemunho mais forte da realidade viva do Filho de Deus” (“The Power of the Book of Mormon”, Ensign, junho de 1988, pg. 6; ver também “O Livro de Mórmon”, A Liahona, outubro de 1988, pg.7).

O Presidente Thomas S. Monson disse:

“Meus queridos companheiros no trabalho do Senhor, imploro que cada um de nós estude em espírito de oração e pondere o Livro de Mórmon todos os dias. Ao fazermos isso, estaremos em condições de ouvir a voz do Espírito, resistir às tentações, vencer a dúvida e o medo e receber a ajuda do céu em nossa vida.” (“O Poder do Livro de Mórmon”, Conferência Geral Abril de 2017)

O Presidente Russel M. Nelson acrescentou:

“Aprofundar-se regularmente nas verdades do Livro de Mórmon será uma experiência que mudará sua vida. (…)

Meus queridos irmãos e irmãs, prometo que, ao estudarem o Livro de Mórmon em espírito de oração todos os dias, vocês tomarão melhores decisões — todos os dias. Prometo que, ao ponderarem sobre o que estudarem, as janelas do céu se abrirão e vocês receberão respostas para suas próprias perguntas e orientação para sua própria vida. Prometo que, ao se aprofundarem diariamente no Livro de Mórmon, vocês serão imunizados contra os males diários, mesmo contra a sedutora praga da pornografia e contra outros vícios que entorpecem a mente.” (“Como seria sua vida sem o Livro de Mórmon?”, Conferência Geral Outrubro de 2017)

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

| Livro de Mórmon
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
na turquia
Voluntários mórmons na Turquia são temporariamente redesignados
respondidas, prevenção de suicídio
Quando as orações não são respondidas da maneira que você...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *