Você sabe o que significa o termo Liahona? É um artefato? Talvez você já tenho visto a revista. Mas de onde veio esse nome?

O Artefato

No Livro de Mórmon, a Liahona é uma esfera de latão com dois ponteiros que indicavam a direção a seguir. Leí, um profeta que viveu na época do Velho Testamento, chamou essa bússula de “Liahona.” Entretanto, a Liahona funcionava somente se Leí e sua família exercessem a devida fé. O Senhor dava instruções por meio dela quando Leí e sua família eram justos. Através dessas instruções eles acharavam alimento e o caminho correto através do deserto.

A Revista

“A Liahona” também é um nome dado à uma publicação mensal de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que contém mensagens da presidência da igreja, experiências inspiradoras relatadas pelos membros, mensagens para os jovens e um encarte para as crianças. A revista é distribuída por meio eletrônico e por assinatura, para membros e não membros em diversos países em aproximadamente 51 línguas.

O Simbolismo

A palavra Liahona tem um simbolismo muito grande para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É usada frequentemente para passar a idéia de retidão, permitindo que o Pai Celestial seja nosso guia. Significa também as palavras de Cristo. Por isso, é o nome dado à revista internacional da Igreja. Este simbolismo origina-se de um discurso escrito no Livro de Mórmon por um profeta chamado Alma para seu filho Helaman.

“E pergunto agora: Não há nisto um simbolismo? Pois tão certamente quanto esse guia trouxe nossos pais para a terra prometida por terem seguido seu curso, também as palavras de Cristo, se lhes seguirmos o curso, nos conduzirão para além deste vale de tristezas, a uma terra de promissão muito melhor.”

Alma 37:45

Assim como o artefato foi de grande importância para Leí e sua família pra que pudessem chegar à terra da promissão, a revista A Liahona, juntamente com as Escrituras, servem como uma guia nos dias atuais. Através das palavras de Cristo podemos receber ensinamentos e ler experiências que nos inspiram e nos ajudam a ser mais parecidos com Ele. Assim podemos ser guiados pelo caminho que nos leva de volta à presença de Deus.

Curiosidades sobre a revista

– No Brasil havia uma revista oficial da Igreja com o nome de “A Gaivota”, a primeira revista da Igreja no Brasil, que foi publicada em 1º de janeiro de 1948. Mais tarde o nome foi alterado para A Liahona.

– De um modo geral, A Liahona publica conteúdo muito próximo da revista mensal Ensign distribuida nos Estados Unidos embora A Liahona também seja publicada em inglês.

Para ler a versão online da revista clique aqui.