fbpx

Ministro Batista: “Eu Aceito e Acredito no Livro de Mórmon”

Ministro Batista

Livros de Mórmom

Por Danielle B. Wagner

“Eu sou um ministro licenciado batista e eu abraço o Livro de Mórmon”.

É assim que Lynn Ridenhour começa seu artigo “A Versão Batista do Livro de Mórmon” (em inglês), onde ele admite ser um título complicado porque ele acredita no livro todo, concluindo que, “não há absolutamente nada nele que contradiz a Bíblia”.

Mas, Ridenhour deixa claro aos leitores que este fato não muda sua crença religiosa:

Eu acredito que as verdades estão gravadas nele. Não, eu não sou um converso à fé mórmon, nem sou um membro de uma determinada religião derivada de lá ( como a Igreja Reorganizada dos Últimos Dias) RLDS, Hedrickites , ou Strangites. Eu ainda sou um pastor batista. Para ser exato, eu sou um ” batista carismático”.

 

E você sabe o que? …

 

Eu também acredito no Livro de Mórmon!

 

“Eu sei. Eu posso ouvi-lo agora. “… Um ministro batista carismático que acredita no Livro de Mórmon?! Impossível. Isso é como um papa protestante …” Mas não, não é. Não é uma contradição.

 

Os dois andam de mãos dadas, a doutrina protestante e o Livro de Mórmon. Eles não estão em desacordo … Na verdade, eu descobri que o Livro de Mórmon é mais “Batista” do que o hinário Batista em alguns lugares. Eu sei que é difícil de acreditar, mas é assim. Eu li o livro de capa a capa e entendi como um pastor batista que não há absolutamente nada nele que contradiz a Bíblia.

De Temer os Mórmons para Acreditar em Seu Livro

Depois de revelar este fato surpreendente, Ridenhour volta no passado, dando aos leitores um vislumbre de sua vida para mostrar que, como muitos no mundo, ele acreditou uma vez que o Mormonismo era um culto e algo a ser temido.

“Criados em uma pequena igreja batista conservadora em volta das colinas de Ozarks, eu fui ensinado com convicções fortes que os mórmons não eram diferentes dos Testemunhas de Jeová, Ciência Cristã, ou seguidores de Armstrong. Eles todos, mais cedo ou mais tarde bateriam à sua porta. Fomos instruídos por nossos pais a ‘… não deixar nenhum deles entrar em casa. E não comprar seus materiais …’ Todos eram cultos. Certamente os mórmons não estavam dentro do cristianismo tradicional.

 

“Eu fui ensinado que o Livro de Mórmon era uma mentira. Temos a Bíblia e ninguém pode adicionar nada às escrituras para que sua alma seja condenada.”

Mas quando ele “experimentou a palavra” e deu uma chance para O Livro de Mórmon, ele não pôde negar as verdades que estavam dentro dele.

Como o Livro de Mórmon Restaura Convênios Perdidos

Em resposta ao questionamento incessante de seus amigos que, “você realmente não acredito nesse livro, não é?” Ridenhour fornece uma resposta complexa que mergulha profundamente na doutrina protestante e na canonização. Ele diz que a maioria das pessoas não se opõem às verdades dentro do Livro de Mórmon porque, na verdade, a maioria não o leu. O que a maioria dos críticos se opõe é a ideia de acrescentar algo à Bíblia e mudar o cânone do que são as escrituras.

Mas Ridenhour ressalta que “o conceito de canonização tornou-se popular com a Igreja em torno da época de Constantino, um período em que a Igreja tornou-se infiltrada com o nacionalismo e os ensinamentos mundanos.” Ele ressalta que essa ideia, assim como a da separação, são as únicas que podem parar um protestante de abraçar o Livro de Mórmon, e ele ilustra que ambas essas doutrinas realmente não vêm da Bíblia ou das escrituras. Elas são o resultado de política ou de doutrinas que foram adicionadas mais tarde.

Ridenhour então mergulha no próprio Livro de Mórmon, ensinando aos outros o que eles podem aprender com este livro inspirado. Ele insiste que o tema central do Livro de Mórmon é a restauração de convênios. Ridenhour explica que a maioria das pessoas ignoram o fato de que a própria Bíblia é um documento de convênios porque muitos dos convênios dentro dele foram perdidos. Ele diz:

O Livro de Mórmon é uma revelação dos convênios que estão sendo restaurados entre o Seu povo nestes últimos dias. Quando um povo assina um contrato, ele muda e age de forma diferente (especialmente se o contrato é com Deus!). Eles pesam as consequências quando precisam tomar uma decisão. Nestes últimos dias, vamos novamente começar a saber o que significa assinar um contrato com o Senhor dos Exércitos, e agir em conformidade. A revelação bíblica da salvação irá retornar ao seu povo. Louvado seja o Seu nome.

 

Em outras palavras, a mensagem central do Livro de Mórmon é de arrepender-se e vir a Cristo, o que significa estabelecer uma aliança com Ele. E essa mensagem está vindo à luz nestes últimos dias. E é por isso que eu abraço o Livro de Mórmon. Nossa geração sabe muito pouco, ou nada, sobre o estabelecimento de um pacto com Cristo.

 

Joseph Smith e sua Obra-Prima

Tendo estabelecido este princípio central do Livro de Mórmon, Ridenhour termina seu artigo listando escrituras do Livro de Mórmon, mostrando como estas palavras inspiradas apoiam as verdades que ele, como um ministro batista, já acredita.

Em sua conclusão, Ridenhour diz algo surpreendente de novo. Depois de elogiar o livro, ele então se refere ao homem que traduziu o livro, Joseph Smith. Citando relatos históricos, Ridenhour comprova a integridade de Joseph Smith, sua simplicidade, humildade e sinceridade, terminando com o pedido de que “a respeito do Livro de Mórmon e o homem”, aqueles uma vez hostis podem ter se aberto e mudado suas mentes para essas verdades maravilhosas.

 

Artigo original em LDSLiving.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

 

| Livro de Mórmon
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Brasileira nomeada Miss Utah conta como foi sua conversão e sua...
Minuto Mórmon - 21 de Janeiro de 2016

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *