fbpx

1º Pergunta da Alma: Há realmente um Deus? – Livro de Mórmon tem a resposta!

O Livro de Mórmon – Outro Testamento de Jesus Cristo, é um livro de escrituras sagradas. O Presidente Ezra Taft Benson disse que o Livro de Mórmon “responde as grandes perguntas da alma” (“Inundar a Terra com o Livro de Mórmon”, A Liahona, Janeiro de 1989, pg. 3). Neste mês de março, como parte da campanha do Dia do Livro de Mórmon, o mormonsud.net irá publicar uma série de artigos sobre as “perguntas da alma” – cujo as respostas estão no Livro de Mórmon.

 

1° – Há Realmente um Deus?

young-woman-studying-scriptures-919086-wallpaperO Livro de Mórmon tem como objetivo “mostrar (as grandes coisas que o Senhor fez (…) e [fazer] conhecer os convênios do Senhor.” O livro serve para “convencer os judeus e os gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno, que se manifesta a todas as nações” (Página Rosto do Livro de Mórmon).

Assim, o Livro de Mórmon é um livro sobretudo religioso. Ele fala de Deus e de seus procedimentos para com seus filhos. E pretende convencer todos (judeus e gentios) que existe um Senhor.

Logo no começo do livro Leí, um servo de Deus tem uma teofania – que significa uma visão de Deus. Tal manifestação extraordinária sobreveio ao profeta pois ele “orou ao Senhor de todo coração, em favor de seu povo” (1 Néfi 1:5). Néfi, filho de Leí, jovem e cheio de desafios e esperanças – como eu e você – ouviu e observou seu pai: mas precisou buscar sua própria confirmação espiritual. Ele contou:

E aconteceu que eu, Néfi, sendo muito jovem, embora de grande estatura, e tendo também grande desejo de saber dos mistérios de Deus, clamei, portanto, ao Senhor; e eis que ele me visitou e enterneceu meu coração, de maneira que acreditei em todas as palavras que meu pai dissera; por esta razão não me revoltei contra ele, como meus irmãos. (1 Néfi 2:16)

Ele esclareceu mais tarde que recebeu manifestações extraordinárias, tal como o pai. Mas para isso, precisou pagar o preço da revelação:

Pois aconteceu que depois de haver eu desejado saber as coisas que meu pai tinha visto e acreditando que o Senhor teria poder de torná-las conhecidas a mim, enquanto estava eu sentado, ponderando em meu coração, fui arrebatado pelo Espírito do Senhor (…) (1 Néfi 11:1)

Néfi ensina uma verdadira receita para obtermos conhecimento espiritual. E talvez não haja conhecimento maior a ser obtido do que saber que Deus vive e que somos seus filhos. Para sabermos como Néfi e Leí souberam precisamos: desejar saber, acreditar, ponderar e orar.

Néfi e Leí descobriram verdades eternas pelo poder do Espírito Santo. Uma das promessas mais pungentes do Livro de Mórmon é esta: “E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas.” (Morôni 10:5). O Espírito Santo é concedido “a todos os que o procuram diligentemente, tanto em tempos passados como no tempo em que se manifestará aos filhos dos homens.” (1 Néfi 10:17).

Então para saber se há realmente um Deus cabe a nós aplicar esse conselho:

Pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei e ser-vos-á aberto. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, será aberto. (3 Néfi 14:7-8)

No Livro de Mórmon há a história de um homem chamado Corior, que não apenas negava Cristo – mas dizia que não existia Deus. Ele desviou muitos, e por fim, ficou diante do profeta Alma. Vale a pena ler o relato:

Perguntou-lhe então Alma: Acreditas que exista um Deus?

E ele [Corior] respondeu: Não.

Disse-lhe então Alma: Negarás outra vez que exista um Deus e negarás também o Cristo? Pois eis que te digo que sei que existe um Deus e também que o Cristo virá.

E agora, que provas tens de que Deus não existe ou de que o Cristo não virá? Afirmo-te que nenhuma tens, a não ser a tua própria palavra.

Eis, porém, que tenho todas as coisas como testemunho de que estas coisas são verdadeiras; e tu também tens todas as coisas como testemunho de que são verdadeiras; e irás negá-las? Acreditas que essas coisas sejam verdadeiras?

Eis que eu sei que tu acreditas, mas estás possuído por um espírito mentiroso e afastaste o Espírito de Deus, de maneira que não tem lugar em ti; mas o diabo tem poder sobre ti e te conduz, inventando subterfúgios para destruir os filhos de Deus.

E então disse Corior a Alma: Se me mostrares um sinal que me convença de que existe um Deus, sim, se me mostrares que ele tem poder, eu então me convencerei da veracidade de tuas palavras.

Mas disse-lhe Alma: Tu já tiveste muitos sinais; queres ainda tentar a teu Deus? Queres ainda que te mostre um sinal, quando tens o testemunho de todos estes irmãos, assim como o dos santos profetas? As escrituras estão diante de ti, sim, e todas as coisas mostram que existe um Deus; sim, até mesmo a Terra e tudo que existe sobre a sua face, sim, e seu movimento, sim, e também todos os planetas que se movem em sua ordem regular testemunham que existe um Criador Supremo.

E, contudo, andas desviando o coração deste povo, testificando-lhe que Deus não existe? E queres ainda negar todos esses testemunhos? E ele disse: Sim, eu negarei, a menos que tu me mostres um sinal.

E aconteceu que Alma lhe disse: Eis que estou aflito pela dureza de teu coração; sim, por ainda resistires ao espírito da verdade, o que poderá destruir-te a alma.

Mas eis que é melhor perderes tua alma do que seres o instrumento da destruição de muitas almas, por tuas mentiras e por tuas palavras lisonjeiras; portanto, se negares novamente, eis que Deus te ferirá, de modo que ficarás mudo, para que nunca mais abras a boca nem enganes este povo.

Disse-lhe então Corior: Não nego a existência de um Deus, mas não acredito que exista um Deus; e digo também que não sabes que existe um Deus e, a menos que me mostres um sinal, não acreditarei.

Disse-lhe então Alma: Isto te darei por sinal: tu ficarás mudo, de acordo com minhas palavras; e afirmo que em nome de Deus ficarás mudo, de modo que não mais falarás.

Ora, quando Alma pronunciou estas palavras, Corior ficou mudo, não podendo mais falar, conforme as palavras de Alma.

(…) E Corior, estendendo a mão, escreveu: Sei que estou mudo, porque não posso falar; e sei que nada, a não ser o poder de Deus, poderia fazer-me isto; sim, e eu sempre soube que existia um Deus.

Mas eis que o diabo me enganou, porque me aparece una forma de um anjo e disse-me: Vai e regenera este povo, porque todos se perderam, seguindo um Deus desconhecido. E ele disse-me: Deus não existe; sim, e ensinou-me o que eu deveria dizer. E eu ensinei as suas palavras; e ensinei-as porque eram agradáveis à mentecarnal; e ensinei-as até obter muito êxito, tanto assim que eu realmente acreditei que eram verdadeiras; e por essa razão opus-me à verdade, até trazer sobre mim esta grande maldição.

Ora, tendo dito isso, suplicou a Alma que orasse a Deus, pedindo que a maldição lhe fosse tirada.

Alma, porém, disse-lhe: Se esta maldição te fosse tirada, tu novamente perverterias o coração deste povo; portanto, faça-se contigo de acordo com a vontade do Senhor.

E aconteceu que a maldição não foi tirada de Corior; mas ele foi expulso e ia de casa em casa, mendigando alimento. (Alma 30:37-56)

Nesta passagem aprendemos que há muitos sinais que mostram a existência de Deus: (1) Não há provas de que Deus não existe – a não ser a palavra dos que assim proclamam; (2) “todas as coisas” testemunham que Deus vive; (3) o “testemunhos” dos irmãos da Igreja; (4) o testemunho dos “santos profetas”; (5) as escrituras; (6) e “a Terra e tudo que existe sobre sua face, sim seu movimento, sim também todos os planetas que se movem em sua ordem regular testemunham que existe um Criador Supremo”.

Corior precisou aprender da maneira mais difícil que Deus existe. Seu castigo drástico foi-lhe imputado porque ele havia negado um grande conhecimento que recebera, seguira Satanás e desencaminhara muitos.

A maior parte das pessoas que nega a existência de Deus não terá o destino de Corior, mas estarão vagando errantes na vida sem saber quem são e para onde irão. Significado e propósito são encontrados quando reconhecemos que existe um Deus e o seguimos.

Os lamanitas eram um povo incrédulo, mas foram convertidos ao verdadeiro Deus. Como isso aconteceu? Alma explicou a seu filho Helamã que os missionários só obtiveram sucesso por causa das escrituras:

Sim, eu te digo que, se não fosse pelas coisas que estes registros contêm, que estão nestas placas, [os missionário que foram pregar] não poderiam ter convencido tantos milhares de lamanitas dos erros das tradições de seus pais; sim, estes registros e suas palavras fizeram com que eles se arrependessem; isto é, por eles foram levados a conhecer o Senhor seu Deus e a regozijarem-se em Jesus Cristo, seu Redentor. (Alma 37:9)

Assim, ler as escrituras é um passo importante para aprender sobre Deus e conhecê-lo. Outro aspecto importante, para saber que realmente há um Deus é servi-lo, ou em outras palavras obedecê-lo.

Pois como conhece um homem o mestre a quem não serviu e que lhe é estranho e que está longe dos pensamentos e desígnios de seu coração? (Mosias 5:13)

Se servirmos a Deus – obedecendo Sua Palavra – estaremos despertando e exercitando nossas “faculdades, pondo a prova” às escrituras, e exercendo “uma partícula de fé” (Alma 32:27). Se permitimos que essa semente da fé encontre em nosso coração e mente um bom terreno – que é aberto para novos conhecimentos teremos uma “sensação ode crescimento” e começaremos a dizer: “Deve ser uma boa semente, ou melhor, a palavra é boa porque começa a dilatar-me a alma; sim, começa a iluminar-me o entendimento; sim, começa a ser-me deliciosa.” (Alma 32:28)

Sei que Deus vive. O Livro de Mórmon ajudou-se a reconhecer algo que eu já sabia: (1) que Deus é um ser Real, (2) que Ele é o Governante Supremo do Universo – mas que também é um Pai Amoroso. E por saber essas coisas (3) procuro segui-lo, guardando seus mandamentos.

Essa é também a admoestação do livro:

(1) Acreditai em Deus; acreditai que ele existe e (2) que criou todas as coisas, tanto no céu como na Terra; acreditai que ele tem toda a sabedoria e todo o poder, tanto no céu como na Terra; acreditai que o homem não compreende todas as coisas que o Senhor pode compreender.

 E novamente, (3) acreditai que vos deveis arrepender de vossos pecados e abandoná-los e humilhar-vos diante de Deus; e pedir com sinceridade de coração que ele vos perdoe; e agora, se acreditais em todas estas coisas, vede que as façais. (Mosias 4:9-10)

| Livro de Mórmon
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Palavras do Profeta sobre o Livro de Mórmon
Apóstolo Mórmon Russell M. Nelson
O que o Presidente Nelson ensinou sobre educação & carreira?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *