Estamos estudando o Livro de Mórmon todo, conforme o pedido o Presidente Russell M. Nelson e da Presidência de Área do Brasil, que lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país para terminarem a leitura do Livro de Mórmon até dezembro. Neste artigo comentamos 1 Néfi 14

Leia 1 Néfi 14

Para os gentios – que originalmente não tem direito as bênção do evangelho – há uma promessa especial mencionada por Néfi:

“E acontecerá que se os gentios derem ouvidos ao Cordeiro de Deus no dia em que ele se manifestar a eles em palavras e também em poder, verdadeiramente, para remover-lhes as pedras de tropeço — E não endurecerem o coração contra o Cordeiro de Deus, serão contados com (…) com a casa de Israel; e serão um povo abençoado para sempre na terra da promissão (…)”

Mais pra frente Néfi trará mais esclarecimento sobre essa promessa – inclusive citando Isaías. Os gentios terão a oportundiade de receber o evangelho de Jesus Cristo e entrar na família de Abraão, Isaque e Jacó – que é Israel.

O anjo explicou que “se os gentios se arrependerem, será bom para eles”. Por outro lado ” ai dos gentios, se endurecerem o coração contra o Cordeiro de Deus!”

Uma obra maravilhosa e assombrosa é mencionada pelo anjo. Ele esta se referindo a restauração do evangelho por meio do Profeta Joseph Smith.

 

A grande e abominável igreja e a Igreja do Cordeiro

Após falar da restauração e dos efeitos desta obra maravilhosa, o anjo chamou a atenção de Néfi novamente para a grande e abominável Igreja, que discutimos no artigo anterior. O anjo explica mais sobre essa igreja, e também da Igreja verdadeira – a Igreja do Cordeiro. Ele disse que há apenas 2 igrejas: “uma é a igreja do Cordeiro de Deus e a outra, a igreja do diabo; portanto, quem não pertence à igreja do Cordeiro de Deus faz parte daquela grande igreja [ do diabo]”.

Eis as características da igreja grande a abominável – a igreja do diabo:

  1. É “grande e abominável”
  2. “É a mãe de abominações”
  3. Seu “fundador é o diabo”.
  4.  “É a prostituta de toda a Terra.”
  5. Se assenta “sobre muitas águas; e [tem] domínio sobre toda a Terra, entre todas as nações, tribos, línguas e povos.”
  6. Congrega “multidões na face da Terra, entre todas as nações dos gentios, para guerrear o Cordeiro de Deus.”
  7. A “ira de Deus” esta contra essa igreja, de modo que há “guerras e rumores de guerras entre todas as nações e tribos da Terra”
  8. O “ouro e a prata e as sedas e as escarlatas e o linho finamente tecido e as vestimentas preciosas e as meretrizes são os desejos dessa grande e abominável igreja” (1 Néfi 13:8)
  9. “E também, pelo louvor do mundo, destroem os santos de Deus e também os escravizam” (1 Néfi 13:9)
  10. A igreja do diabo alterou a Bíblia e a doutrina de Deus – tiraram “do evangelho do Cordeiro muitas partes que são claras e sumamente preciosas; e também muitos convênios do Senhor foram tirados – E fizeram tudo isso a fim de perverterem os caminhos retos do Senhor, a fim de cegarem os olhos e endurecerem o coração dos filhos dos homens” (1 Néfi 13:26-27)

Eis as características da Igreja do Cordeiro de Deus:

  1. O número dos que pertencem a Igreja é “pequeno, por causa das iniquidades e abominações da prostituta que se assentava sobre muitas águas”
  2. Não obstante, a igreja do Cordeiro, tem como membros “os santos de Deus”
  3. Os santos estão espalhados “sobre toda a face da Terra”; e embora “seu domínio sobre a face da Terra” seja “pequeno, devido à iniquidade da grande prostituta” sua influencia é grande.
  4. O “poder do Cordeiro de Deus que [desce] sobre os santos da igreja do Cordeiro e sobre o povo do convênio do Senhor, que estava disperso sobre toda a face da Terra”; eles estão “armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória”
  5. No dia em que a ira de Deus se derramar sobre a igreja do diabo, “a obra do Pai começará, preparando o caminho para o cumprimento dos convênios feitos com seu povo, que é da casa de Israel”.

É muito melhor pertencer a Igreja vencedora. ainda que sejamos poucos – Deus está conosco – e por isso venceremos.

Alguém no futuro, escreverá mais

É muito interessante ver que Leí e Néfi tiveram uma visão tão abrangente – mas que não puderam escrever tudo o que viram, pois João, o Amado, escreveria sobre o fim do mundo. Estudar Apocalipse, junto com esses capítulos é muito elucidativo. Néfi e João usam expressões semelhantes – como “o Cordeiro de Deus”, “grande prostituta”, etc. – e os relatos nunca se contradizem – na verdade, se completam: o que falta em Apocalipse esta em 1 Néfi – e o que falta em 1 Néfi está lá em Apocalipse.

O Livro de Mórmon, inclusive testifica do trabalho de João, apóstolo de Cristo:

“As coisas que ele [João, o amado] escrever são justas e verdadeiras; e eis que estão escritas no livro que viste saindo da boca do judeu [ou seja, a Bíblia]; e quando saíram da boca do judeu, ou quando o livro saiu da boca do judeu, as coisas nele escritas eram claras e puras e muito preciosas e de fácil compreensão para todos os homens.”

O plano de salvação de Deus para este mundo não foi apenas visto por Néfi e Lei – e nem seria visto por João. Testica Néfi que “tem havido também outros a quem o Senhor mostrou todas as coisas e eles escreveram-nas; e elas estão seladas para serem reveladas em sua pureza à casa de Israel, no devido tempo do Senhor, de acordo com a verdade que está no Cordeiro”

Relacionado:

Comentários sobre 1 Néfi 13 – A Igreja do diabo #18