fbpx

Depoimento das Três Testemunhas do Livro de Mórmon #2

No dia 22 de abril de 2018, a Presidência de Área do Brasil lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país: terminarem a leitura do Livro de Mórmon até dezembro. Nesta série de artigos vamos comentar cada parte do Livro de Mórmon, para incentivar o estudo deste livro sagrado.

Leia o Depoimento das Três Testemunhas aqui.

O Livro de Mórmon é um registro traduzido de placas de ouro. Após Joseph terminar o trabalho, o anjo Morôni as reclamou. Poucas pessoas viram as placas. Porém, Deus providenciou testemunhas do trabalho de Joseph Smith e permitiu que alguns homens testificassem sobre a veracidade da obra divina.

O Livro de Mórmon contém o depoimento de três homens, que se tornaram as Três Testemunhas do Livro de Mórmon – e depois o testemunho de mais oito homens. Somado ao Testemunho de Joseph Smith, 12 testemunhas falaram sobre a veracidade do livro após virem as placas. Seu testemunho e nomes estão logo no começo do Livro de Mórmon.

Durante a tradução do Livro de Mórmon, Joseph Smith ficou sabendo que três testemunhas teriam a permissão de ver as placas (ver 2 Néfi 27:12–14; Éter 5:2–4; D&C 5:11–15, 18). Quando Oliver Cowdery e David Whitmer souberam disso, os dois tiveram o desejo inspirado de servir de testemunhas. Antes disso, o Senhor dissera que se Martin Harris fosse suficientemente humilde e obediente, ele também teria a permissão de ver as placas (ver D&C 5:23–28). Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris pediram ao Profeta que perguntasse ao Senhor se lhes seria permitido ter aquela oportunidade. O Senhor confirmou que aqueles três homens teriam a permissão de ver as placas e outros objetos se exercessem fé suficiente.

 

A Divina Lei de Testemunhas

Da esquerda para direita: Oliver Cowdery, Martin Harris e David Whitmer – as três testemunhas do Livro de Mórmon

 

Conforme aprendemos em 2 Coríntios 13:1, Deus trabalha com testemunhas. O Élder Bruce R. McConkie explicou que o Senhor sempre providenciará testemunhas da origem divina de Sua obra:

“Sempre que estabeleceu uma dispensação ao revelar Seu evangelho e conferir o sacerdócio e as chaves aos homens, o Senhor agiu de acordo com a lei das testemunhas que Ele próprio instituiu. A lei é a seguinte: ‘Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra’ (II Coríntios 13:1; Deuteronômio 17:6; 19:15; Mateus 18:15–16). (…)

Nunca um homem estabelece sozinho uma nova dispensação da verdade revelada ou leva sozinho o fardo
de tal mensagem e advertência para o mundo. Em todas as dispensações, de Adão até o presente, sempre duas ou mais testemunhas acrescentaram seu testemunho. Assim, os ouvintes não teriam desculpas no dia do julgamento caso rejeitassem o testemunho” (Mormon Doctrine, 2ª ed., 1966, p. 436).

 

Quem eram as três Testemunhas do Livro de Mórmon?

Oliver Cowdery, nasceu em 3 de outubro de 1806. Ele era professor e advogado. Foi um dos primeiros conversos da Igreja e serviu como escriba de Joseph Smith. Ele foi batizado no dia 15 de maio de 1829 e era um dos principais líderes da Igreja até ser excomungado em 12 de abril de 1838. Entretanto, após arrependimento sincero ele foi readmitido na Igreja e se batizou em outubro de 1848. Era membro ativo da Igreja quando morreu. Nunca negou seu testemunho quanto a veracidade do Livro de Mórmon. Ele tinha 23 anos quando viu as placas.

David Whitmer, nasceu em 7 de janeiro de 1805. Era um fazendeiro. Foi batizado em  junho de 1829, mas acabou sendo excomungado em 13 de abril de 1838. Ele nunca voltou à Igreja, porém nunca negou seu testemunho sobre o Livro de Mórmon. Pouco antes de falecer no Missouri ele registrou sob juramento. Tinha 23 anos quando viu as placas de ouro.

Martin Harris, era um prospero fazendeiro, que apoiou financeiramente o trabalho de tradução. Ele hipotecou sua fazenda para possibilitar a primeira tiragem do Livro de Mórmon. Ele foi batizado em  6 de abril de 1830, mas foi excomungado em dezembro de 1837. Após se arrepender, foi novamente batizado em 7 de novembro de 1842. Ele nunca negou seu testemunho quanto às placas. Era membro ativo da Igreja quando morreu em Utah. Tinha 45 anos quando viu as placas de ouro.

 

Como as 3 Testemunhas viram as placas

Joseph Smith escreveu como as Três Testemunhas receberam sua convicção pessoal e inabalável do Livro de Mórmon. Ele disse:

“Martin Harris, David Whitmer, Oliver Cowdery e eu [retiramo-nos] para [um] bosque, próximo à residência do Sr. Whitmer (…) e, tendo-nos ajoelhado, começamos a orar com muita fé no Todo-Poderoso (…).

De acordo com o que havíamos combinado antes, iniciei uma oração em voz alta, sendo seguido sucessivamente pelos outros. Não conseguimos, na primeira tentativa, obter nenhuma resposta ou manifestação de divino favor. Observamos novamente a mesma ordem na oração, cada um de nós, dirigindo-se fervorosamente a Deus, com os mesmos resultados anteriores.

Após esse segundo insucesso, Martin Harris propôs afastar-se de nós, pois, segundo suas próprias palavras, achava que sua presença era a causa do insucesso. Ele retirou-se, e ajoelhamo-nos novamente; decorridos alguns minutos de oração, contemplamos uma luz acima de nós, no ar, de excessiva luminosidade; e eis que um anjo apareceu diante de nós, trazendo nas mãos as placas que desejávamos ver. Ele virou as folhas uma por uma, a fim de que pudéssemos ver as gravações com toda clareza. (…) Ouvimos uma voz do alto, dizendo: ‘Estas placas foram reveladas pelo poder de Deus, e traduzidas pelo poder de Deus. A tradução que vistes é correta, e ordeno-vos que presteis testemunho do que vistes e ouvistes’.

Deixei David e Oliver, e fui em busca de Martin Harris, que se encontrava a considerável distância, em fervorosa oração. Ele logo me avisou, entretanto, que não conseguira comunicar-se com o Senhor e solicitou-me que me unisse a ele em oração, a fim de que ele também pudesse desfrutar da mesma bênção que acabáramos de receber. Assim, unimo-nos em oração e, finalmente, alcançamos nosso desejo, pois, nem havíamos terminado, a mesma visão foi aberta aos nossos olhos; pelo menos o foi para mim e uma vez mais contemplei as mesmas coisas; nesse exato momento, Martin gritou, aparentemente em êxtase de alegria: ‘Já basta; meus olhos viram, meus olhos viram!’” (History of the Church, vol. I, pp. 54–55).

A Mãe do Profeta Joseph Smith registrou os sentimento de seu filho, após a experiência sagradas das Três Testemunhas:

“Quando eles retornaram para casa, já eram de três para quatro horas da tarde, e a Sra. Whitmer, o Sr. Smith e eu nos encontrávamos sentados no quarto. Ao entrar, Joseph lançou-se a meu lado e exclamou: ‘Papai, mamãe, não sabem quão feliz me sinto: o Senhor agora fez com que as placas fossem mostradas a mais três pessoas, além de mim. Eles viram um anjo, o qual testificou a respeito delas, e os três terão de prestar testemunho quanto à veracidade do que afirmei, pois agora sabem por si mesmos que não tenciono enganar o povo; agora sinto como se eu tivesse sido libertado de carregar um fardo que era muito difícil de suportar, e minha alma se regozija, pois agora já não preciso estar inteiramente só no mundo’. Naquele momento, Martin Harris entrou. Ele parecia quase subjugado pela alegria e testificou destemidamente sobre o que tinha visto e ouvido. O mesmo fizeram David e Oliver, acrescentando que não era possível descrever a alegria que sentiam no coração e a grandiosidade das coisas que os dois haviam visto e ouvido” (History of Joseph Smith by His Mother, p. 152).

 

A Importância do Depoimento das Três Testemunhas

O Presidente Heber J. Grant (1856–1945) salientou a importância das testemunhas do Livro de Mórmon:

“Contamos com o depoimento de Joseph Smith e de três testemunhas atestando que Deus lhes deu a conhecer os fatos referentes ao Livro de Mórmon, que do céu um anjo de Deus declarou que o livro fora traduzido pelo dom e poder de Deus. Esses homens foram Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris. Eles abandonaram a Igreja, mas sustentaram até a morte o testemunho que prestaram quanto à declaração do anjo e de que receberam o mandamento de atestar a origem divina do livro, e que foi isso o que fizeram. A descrença do mundo inteiro não prova que esses homens não disseram a verdade, pois não há testemunhas do contrário” (Conference Report, abril de 1929, pg. 128).

O Depoimento das Testemunhas do Livro de Mórmon é poderoso e cumpre a divina Lei de Testemunhas, mas todos podemos saber com segurança que o Livro de Mórmon é verdadeiro, sem necessidade de ver um anjo e as placas. O Presidente Gordon B. Hinckley disse:

“Hoje, um século e meio após sua primeira publicação, [o Livro de Mórmon] é lido mais amplamente do que em qualquer outra época de sua história… Seus apelos são tão infinitos quando a verdade, tão universal quanto a humanidade. Ele é o único livro que contem dentro de suas capas uma promessa de que por poder divino o leitor poderá saber com certeza da sua veracidade. Sua origem é miraculosa; quando a história de sua origem é contada pela primeira vez para pessoas que não estão familiarizadas com ela, é quase inacreditável. Mas o livro está aqui para ser sentido, manuseado e lido. Ninguém pode disputar sua presença. Todos os esforços para explicar suas origens são em vão, outros relatos que não são os de Joseph Smith, provaram não ter substancia. É um registro do antigo continente americano. É uma escritura do Novo Mundo, tão certo quanto a Bíblia é do Velho Mundo. Cada um fala do outro. Cada um carrega consigo o espírito de inspiração, o poder para convencer e converter. Juntos eles se tornam duas testemunhas, (…), que Jesus é o Cristo, o Filho ressuscitado e vivo do Deus vivo”. (Um Anjo do Céu, o Longo, Longo Silencio é Quebrado, Ensign, novembro de 1979, pg.7-8).

LEIA O ARTIGO ANTERIOR

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

| Livro de Mórmon
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
rússia
Élder Uchtdorf fala sobre a construção do templo na Rússia
patrick kearon
Devocional mundial para os jovens adultos com o Élder Kearon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *