Estamos estudando o Livro de Mórmon todo, conforme o pedido o Presidente Russell M. Nelson e da Presidência de Área do Brasil, que lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país para terminarem a leitura do Livro de Mórmon até dezembro. Neste artigo comentamos 1 Néfi 9

Um Sábio Propósito

Néfi, como historiador, já registrava a história de seu povo. Mas o Senhor inspirou-o a compilar um outro registo que contêm a história religiosa de seu povo. Confira uma lista do manual do instituto contendo as semelhanças entre os dois registros:

  1. Os versículos 1–5 de 1 Néfi 9 são um relato extraído diretamente das placas menores

  2. Quando Néfi empregou as palavras estas e nestas referia-se às placas menores.

  3. Quando Néfi empregou a palavra outras referia-se às placas maiores.

  4. As placas maiores foram feitas por volta do ano 590 a.C.

  5. As placas menores foram feitas 20 anos depois, por volta do ano 570 a.C.

  6. Néfi explica por que o Senhor ordenou-lhe que preparasse um segundo registro (as placas menores) em 1 Néfi 9:5.

  7. As placas maiores abrangem o período que vai de 570 a.C. até 385 d.C. e inclui o registro dos reis, das guerras e de outros fatos históricos.

  8. As placas menores correspondem ao período que vai de 570 a 130 a.C. e cobre a história do ministério do evangelho entre os nefitas.

registros antigos

Nós podemos aprender muito com o exemplo de Néfi de ser obediente apesar de não saber a razão do trabalho extra. Ele confiava que os mandamentos do Senhor eram de acordo com um sábio propósito.

Como podemos seguir o exemplo de Néfi?

Muitas vezes sentimos que devemos fazer algo que não faz muito sentido para nossa vida imediata. Mas o Senhor sabe o que está em sua frente. Ao viver em retidão podemos ter certeza de que o que acontecer em nossa vida será para nosso bem. Mesmo nas dificuldades o Senhor estará ao nosso lado. Outras vezes os Senhor fala por meio de nossos líderes. Quantas vezes ouvimos falar sobre armazenamento de alimentos? Suas finanças estão bem? Tem um trabalho estável? Porque ele pediria isso? Devemos seguir seus conselhos mesmo sem tem um conhecimento perfeito. Dessa forma nossa fé recompensada.

O Senhor sabe de todas as coisas

Um de minhas citações favoritas é de Neal A. Maxwell que diz: “O seu futuro ‘eu’ está diante de Deus agora.” Isso pode dar um nó no cérebro se pensarmos muito. Ele conhece todas as coisas, nós somos Seus filhos, e Ele nos ama perfeitamente.

“Há quem tenha fé sincera na existência de Deus, mas não acredite necessariamente que Ele é onisciente e faça revelações. Outras pessoas sinceras questionam a onisciência de Deus e perguntam-se, ainda que respeitosamente, se mesmo Deus poderia conhecer o futuro. Contudo um Deus onisciente que faz revelações pode a qualquer momento revelar coisas futuras. Isso é possível porque ‘na presença de Deus (…) todas as coisas passadas, presentes e futuras manifestam-se para sua glória; e estão continuamente diante do Senhor.’” – Neal A. Maxwell

Leia

Em cada capítulo do Livro de Mórmon há uma reserva infinita de revelações personalizadas para sua vida, que você pode receber ao ler sob a influência do espirito. Não espere mais, faça uma oração e leia 1 Néfi 9 em sua totalidade.

Relacionado:

Comentários sobre 1 Néfi 8 – A Visão da Árvore da Vida #13