fbpx

1 Néfi 17 – A Construção do Navio e seu simbolismo para nós #22

navio

Estamos estudando o Livro de Mórmon todo, conforme o pedido do Presidente Russell M. Nelson e da Presidência de Área do Brasil, que lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país para terminarem a leitura do Livro de Mórmon até Dezembro.

Você já teve uma tarefa que parecesse impossível de completar? Precisa mudar algo em sua vida, mas não consegue fazer isso sozinho? Sempre quando estivermos conscientes de nossas limitações podemos encontrar forças ao ler 1 Néfi 17.

A construção do Navio

Neste capítulo, o Senhor ordena que Néfi construa um navio para atravessar as grandes águas até a terra da promissão. Ao invés de reclamar ou falar sobre sua falta de conhecimento naval, Néfi simplismente pergunta “aonde irei a fim de encontrar minério para fundir e fazer ferramentas, com o fito de construir o navio.” A fé de Néfi e obediência é exemplar. Sua confiança vinha de sua retidão e fé em Deus.

Lamã e Lemuel porém, riram de seu irmão, e não queriam trabalhar, porque não acreditavam que Néfi pudesse construir o navio. Néfi disse a seus irmãos rebeldes que haviam sido visitados por um anjo: “Havíeis perdido a sensibilidade, de modo que não pudestes perceber suas palavras.”

Élder Joseph B. Wirthlin disse:

Temo que alguns membros da Igreja do Senhor “vivam muito aquém dos [seus] privilégios” em relação ao dom do Espírito Santo. Alguns são distraídos pelas coisas do mundo, que bloqueiam a influência do Espírito Santo, impedindo-os de reconhecer os influxos espirituais. O mundo em que vivemos é ruidoso e cheio de atividade. Lembrem-se de que atividade não significa necessariamente espiritualidade. Se não tivermos cuidado, as coisas deste mundo ocuparão o tempo e o espaço das coisas espirituais.

Outros tornaram-se insensíveis espiritualmente e incapazes de ter sentimentos, porque escolheram o pecado. Outros ainda, simplesmente [permanecem] em um estado de complacência espiritual, sem desejo de superar-se e entrar em comunhão com Aquele que é Infinito. Se abrissem seu coração à influência refinadora do indescritível dom do Espírito Santo, uma dimensão espiritual nova e gloriosa viria à luz. Seus olhos se embeveceriam com um panorama quase inimaginável. Poderiam saber por si mesmos as coisas do Espírito que são primorosas, preciosas e capazes de ampliar a alma, expandir a mente e encher o coração de alegria inexprimível” 

Tomo mundo tem um navio para construir

Qual é o navio de sua vida? O que o Senhor deseja de você? Identificando nosso “navio pessoal” podemos então escolher como vamos agir. Como Néfi ou como Lamã e Lemuel?

Através da expiação de Jesus Cristo, podemos receber a remissão de nossos pecados. Mas além disso, podemos receber sua força para conquistar o impossível, de acordo com a vontade de Deus. A receita é bem simples:

“Portanto, eu, Néfi, esforcei-me em guardar os mandamentos do Senhor…E aconteceu que fiz ferramentas.” E então Néfi agiu de acordo com sua fé.

Ele acreditava na promessa do Senhor:

“(…) Prepararei o caminho a vossa frente, se guardardes meus mandamentos; portanto, se guardardes meus mandamentos, sereis conduzidos à terra da promissão; e sabereis que sois conduzidos por mim.” 1 Néfi 17:13

Que não sejamos como Lamã e Lemuel, que duvidaram mesmo após terem visto um anjo do Senhor. Que não percamos a sensibilidade espiritual, e nossa retidão, por que assim, vamos identificar o que o Senhor espera de nós, e teremos a confiança que podemos fazer qualquer coisa com o Senhor a nosso lado.

Leia 1 Néfi 17.

Relacionado:

https://mormonsud.net/livro-de-mormon/1-nefi-16-provacoes-e-bencaos/

 

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *