fbpx

Comentários sobre 1 Néfi 10 – Por todas as tuas obras serás levado a julgamento #15

1 néfi 10

Estamos estudando o Livro de Mórmon todo, conforme o pedido do Presidente Russell M. Nelson e da Presidência de Área do Brasil, que lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país para terminarem a leitura do Livro de Mórmon até Dezembro. Neste artigo comentamos 1 Néfi 10.

Sobre o que fala 1 Néfi 10?

O capítulo 10, assim como qualquer outro capítulo do Livro de Mórmon, está repleto de revelações.  Neste capítulo, é predito por Leí o cativeiro da Babilônia. Leí diz ainda sobre a vinda de um Messias, um Salvador e um Redentor no meio dos judeus. Também é por Leí mencionada a vinda daquele que batizaria Jesus Cristo. A morte e ressurreição do Salvador também são pontos abordados nesses versículos. Néfi aborda sobre o Filho de Deus, o dom do Espírito Santo e a necessidade de retidão.  E ainda nesse capítulo, leremos sobre a dispersão e coligação de Israel.

“Quando compreendemos o caráter de Deus e sabemos como achegar-nos a Ele, Ele começa a revelar-nos o céu e a contar- nos tudo a esse respeito. Quando estivermos prontos para achegar-nos a Ele, Ele estará pronto para achegar-Se até nós”. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, p. 44).

Logo no início do capítulo, nos deparamos com a expressão: dispersão e coligação de Israel. Nós sabemos o porquê ela foi dispersa?  O Élder Bruce R. McConkie, que foi membro do Quórum dos Doze Apóstolos, pode nos dizer:

“A resposta é clara e evidente, quanto a isso, não resta dúvida. Nossos antepassados israelitas foram dispersos porque rejeitaram o evangelho, profanaram o sacerdócio, abandonaram a Igreja e se desviaram do reino. Eles foram dispersos porque se desviaram do Senhor, adoraram falsos deuses e seguiram todos os costumes das nações gentias. (…) Israel foi dispersa devido à apostasia. O Senhor em Sua ira, causada pela iniquidade e rebeldia de Israel, dispersou-os entre os gentios, por todas as nações da Terra”.

(A New Witness for the Articles of Faith, 1985, p. 515).

Profeta pregando

Coligação

Sabendo agora o que significa a dispersão de Israel e o porque foi dispersa, o que significa a expressão coligação de Israel?

“A coligação de Israel consiste em acreditar, aceitar e viver em harmonia com tudo o que o Senhor um dia ofereceu a Seu povo escolhido. Consiste em ter fé no Senhor Jesus Cristo, arrepender-se, ser batizado, receber o dom do Espírito Santo e guardar os mandamentos de Deus. Consiste em acreditar no evangelho, filiar-se à Igreja e entrar no reino. Consiste em receber o santo sacerdócio, ser investido de poder do alto em lugares sagrados e receber todas as bênçãos de Abraão, Isaque e Jacó por meio da ordenança do casamento celestial. Também pode consistir na coligação em determinada terra ou lugar para adorar”. (A New Witness for the Articles of Faith, 1985, p. 515).

Como, em nossos dias, estamos vivendo a coligação de Israel? Ou será que estamos vivendo uma continuação da dispersão de Israel?

Se há algo em nosso curso que deva ser corrigido, devemos fazer isso já! Podemos nos preparar para receber uma resposta, a cerca do que devemos mudar. E podemos aprender pelo poder do Espírito Santo como fazê-lo.

O Presidente Russell M.Nelson, salientou a necessidade de aprendermos as verdades do evangelho por meio do Poder do Espírito Santo:

“O cumprimento dos padrões do Senhor exige que cultivemos o dom do Espírito Santo. Esse dom nos ajuda a compreender a doutrina e a aplicá-la em nossa vida pessoal. Como a verdade dada por revelação só pode ser compreendida por revelação, temos que estudar em espírito de oração”. (Viver sob a orientação das escrituras, A Liahona, janeiro de 2001)

Néfi também se preparou para receber uma resposta. No versículo 17 lemos:

“E aconteceu que eu, Néfi, depois de ouvir todas as palavras de meu pai referentes às coisas que ele vira numa visão, como também as coisas que dissera com o poder do Espírito Santo, poder que ele recebeu pela fé no Filho de Deus — e o Filho de Deus era o Messias que deveria vir — eu, Néfi, também desejei ver e ouvir e conhecer essas coisas pelo poder do Espírito Santo, que é o dom concedido por Deus a todos os que o procuram diligentemente, tanto em tempos passados como no tempo em que se manifestará aos filhos dos homens”.

Néfi procurou diligentemente ver, ouvir e conhecer as coisas que seu pai havia visto em visão. Para isso, houve um esforço contínuo tal como o que cada um de nós deve fazer.

revelação pessoal

Presença do Espírito

Devemos buscar o Espírito em todos os momentos. A escritura de Doutrina e Convênios 6, versículo 36, é bem clara:

“Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais”.

E em muitos momentos, podemos ofender o Espírito. Precisamos ser cautelosos, quanto a isso.

O Élder David A.Bednar do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que temos de evitar tudo o que ofenda o Espírito:

“O Espírito do Senhor geralmente Se comunica conosco de maneira suave, delicada e sutil. (…) O padrão é claro. Se algo em que pensamos, algo que vemos, ouvimos ou fazemos nos afasta do Espírito Santo, devemos parar de pensar, ver, ouvir ou fazer esse algo. Se aquilo que tem o objetivo de nos divertir, por exemplo, nos aliena do Espírito Santo, é porque com certeza esse tipo de diversão não nos serve.

Uma vez que o Espírito não pode tolerar a vulgaridade, a rudeza ou a falta de recato, então, sem dúvida, tais coisas não são para nós. Se afastamos o Espírito do Senhor quando fazemos o que sabemos ser ruim, então, tais coisas não são mesmo para nós”. (Para que possamos ter sempre conosco o seu Espírito, A Liahona Maio de 2006)

Todos nós, temos direito a revelações pessoais. E se orarmos com fé, com real intenção e se formos dignos, seremos levados a conhecer a verdade de todas as coisas.

“Sim, eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração. Ora, eis que este é o espírito de revelação; eis que este é o espírito pelo qual Moisés conduziu os filhos de Israel através do Mar Vermelho, em terra seca”. (Doutrina e Convênios 8:2-3)

Que possamos avaliar de tempos em tempos o rumo que estamos tomando na vida, pois, por nossas obras seremos levados a julgamento (1Néfi 10:20). Que possamos meticulosamente analisar as escrituras, pois como nos ensinou o apóstolo João: nelas há a vida eterna(João 5:39).

Leia 1 Néfi 10

Relacionado:

https://mormonsud.net/livro-de-mormon/1-nefi-9-um-sabio-proposito/

 

| Livro de Mórmon
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
envelhecer 94 anos
4 histórias engraçadas de profetas e apóstolos sobre envelhecer
encontrado
Após três anos, foi encontrado o corpo de jovem mórmon desaparecida...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *