fbpx

Vem e Segue-me – Lição 7 – “Necessário vos é nascer de novo” João 2-4

Para apoiar o novo programa de aprendizado da Igreja – “Vem, e Segue-me” – estamos publicando semanalmente comentários sobre a lição designada. Neste ano somos convidados a estudar o Novo Testamento. Na lição de hoje (designação de 11-17 de fevereiro) estudaremos João 2-4.

Para acessar a lição clique aqui.

O primeiro milagre publico de Jesus

O primeiro milagre publico de Jesus foi realizado em um casamento em Caná. Lá Cristo transfrormou a água em vinho (João 2:11).

O manual fala sobre o significado deste sinal:

“Apesar de ter sido o primeiro milagre que Cristo realizou publicamente, também pode simbolizar outro início milagroso — o processo da transformação de nosso coração ao nos tornarmos mais semelhantes ao nosso Salvador. O milagre de toda uma vida tem início com a decisão de seguir a Jesus Cristo para mudar e viver uma vida melhor por meio Dele. Por fim, essa mudança pode se tornar tão completa que “nascer de novo” é uma das melhores maneiras de descrevê-la (João 3:7). Mas renascer é apenas o início no caminho do discipulado. As palavras de Cristo à mulher samaritana junto à fonte nos lembram que, se prosseguirmos por esse caminho, oportunamente o evangelho se tornará “uma fonte de água” dentro de nós, “que salte para a vida eterna” (João 4:14).”

Nicodemos procura Jesus Cristo

Nicodemos era um fariseu. Talvez membro do Sinedrio, o Senado Judeu. ele foi procurar Cristo de noite, possivelmente enviado por outros. A entrevista de Cristo com ele é signficativa em muitos aspectos. Cristo ensina claramente sobre a necessidade que todos temos de nascer de novo – da água e do Espírito. Se não nascermos de novo não poderemsos entrar no Reino de Deus.

O Elder D. Tood Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Foi Jesus quem declarou que, para entrar no reino de Deus, se requer que o homem nasça de novo — nasça da água e do Espírito (ver João 3:3–5). (…)

O renascimento espiritual tem origem na fé em Jesus Cristo, por meio de cuja graça somos transformados. Mais especificamente, é a fé em Cristo, que expiou por nós, o Redentor, que pode limpar-nos do pecado e santificar-nos (ver Mosias 4:2–3). (…)

Quando essa verdadeira fé se enraíza em uma pessoa, ela leva inevitavelmente ao arrependimento.  (…)

Para ser completo, entretanto, o arrependimento exige um convênio de obediência. Esse é o convênio feito pelo povo de Benjamim “de cumprir (…) a vontade [de Deus] e obedecer a seus mandamentos” (Mosias 5:5). Esse é o convênio testificado pelo batismo com água (ver Mosias 18:10), às vezes chamado nas escrituras de “batismo do arrependimento” ou “batismo para o arrependimento”, porque é o passo culminante, o ponto mais alto de nosso arrependimento (ver, por exemplo, Atos 19:4; Alma 7:14; 9:27; D&C 107:20).

Então, conforme prometido, o Senhor nos batiza com fogo e com o Espírito Santo (ver 3 Néfi 9:20). Néfi expressou isso desta maneira: “Porque a porta pela qual deveis entrar é o arrependimento e o batismo com água; e recebereis, então, a remissão de vossos pecados pelo fogo e pelo Espírito Santo” (2 Néfi 31:17)” (Conferência Geral abril de 2008)

A mulher Samaritana

A história da mulher samaritana é uma das minhas favoritas das escrituras. Um poço velho em um cidade distante seria o lugar mais improvavel para Cristo ministrar. Ainda mais para uma mulher samaritana, que perdera cinco maridos e estava ligada de modo ilegítimo com um sexto homem. Mas lá estava o Salvador, cansado do caminho e faminto. Mas deixou todas as suas necessidades e interesses de lado para ministrar.

Ele pediu água e ensinou sobre a água viva. Ele revelou que Deus busca os verdadeiros adoradores, e se importa com as coisas espirituais. A mulher foi sendo guiada pouco a pouco, até entender que Cristo era o Messias.

Ao tornar-se uma testemunha do Senhor, ela deixou seu cântaro, sua sede física – e foi correndo para cidade pregar Cristo. Muitos se reuniram – e o campo estava branco para ceifa. Essa era a comida do Senhor: pregar o evangelho e fazer a obra do Pai.

Os que se reuniram para ouvir Cristo, devido ao testemunho da mulher adquiriram seu próprio testemunho, e deram os primeiros passos para nascer de novo.

Relacionado:

Vem e Segue-me – Lição 6 – O Espírito do Senhor está sobre mim Mt 4, Lc 4-5

 

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
O guia de sobrevivência para introvertidos em uma igreja extrovertida
Músicas com conteúdo explícito são a maioria entre as mais ouvidas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *