fbpx

E se Jesus Cristo nascesse nos dias atuais?

Sejamos adultos, jovens, idosos ou até crianças, entendemos como nosso mundo está em uma situação muito difícil. Há todo tipo de maldade, destruição e medo. Já na época que nosso Salvador nasceu, as coisas eram diferentes.

Naquela noite em que Cristo nasceu, Jerusalém era de domínio Romano. Haviam muitas batalhas e no momento de seu nascimento. Mas e se fosse hoje, o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus?

A fuga de seus pais do governo

Maria e José eram de Nazaré, na Galileia, e eram pessoas muito humildes. Se Jesus Cristo nascesse hoje, eles provavelmente teriam um carro para ir a Belém, em vez fazer a jornada a pé.

Hoje, Israel enfrenta desafios como conflitos com os palestinos, disputas territoriais, questões de segurança, economia, sociedade e religião. Se eles precisassem fugir hoje, seria para evitar perseguições entre palestinos e judeus, bem como questões ideológicas, devido à identidade de Jesus Cristo como seu filho. (Lucas 2:1, 4-5)

 

Seria um estábulo?

No tempo de Jesus, muitas famílias dependiam da agricultura. Se Jesus nascesse hoje, é provável que eles não encontrassem um celeiro na cidade; em vez disso, poderiam estar nos fundos de uma casa alugada ou em um quintal com pertences do dono, passando a noite a céu aberto com alguns animais da rua.

Poderiam substituir a manjedoura comum da época por uma bacia de madeira improvisada ou um berço simples. (Lucas 2:7)

Apesar de termos abrigos, ONGs e pessoas dispostas a ajudar hoje em dia, a história de Jesus revela rejeição. Mesmo com todas essas opções, Maria e José poderiam não ter encontrado ajuda, destacando como as rejeições e negações foram parte da vida de Cristo.

Quem seriam os pastores?

Esses personagens desempenharam um papel fundamental em testemunhar o nascimento do Redentor e louvaram a Deus ao conhecerem as profecias e as boas novas. (Lucas 2:8, 10-12)

Um anjo chamou os pastores e anunciou o nascimento de Jesus Cristo nas proximidades, então eles foram vê-Lo.

Hoje em dia, os equivalentes modernos dos pastores poderiam incluir nossos comerciantes, trabalhadores noturnos e profissionais, como enfermeiros, motoristas, policiais, frentistas, bombeiros, farmacêuticos, atendentes, maquinistas, entre outros.

Durante seu turno noturno, esses indivíduos de bom coração, que cuidam de nossas cidades, seriam divinamente convocados para conhecer o recém-nascido. (Lucas 2:16-20)

A estrela-guia e os Reis Magos

Os Três Reis Magos, enviados por Herodes para encontrar o Filho de Deus e prejudicá-Lo, porém sabiam a verdade sobre o primeiro Natal ao seguir uma estrela-guia que os conduziu até o Menino Jesus. Eles presentearam os pais com ouro, incenso e mirra. (Mateus 2: 9, 11)

Hoje, equivalentes aos Reis Magos seria a Primeira Presidência, inspirados por Deus, que acolheriam Maria e José com amor e levariam mensagens de compaixão. E os presentes que seriam itens úteis para a família:

O ouro, uma opção é a ajuda financeira que a Igreja pode conseguir para as famílias mais humildes, oferecendo oportunidades de emprego e estudo muitas vezes.

O incenso tinha o aspecto espiritual, podendo ser usados em muitas tradições da época. Hoje, o incenso poderia ser um entrevista pessoal com cada um do casal para receberem bençãos e a recomendação do templo.

A mirra era muita usada na parte medicinal, no caso, seria útil para os cuidados com o Celeste Bebê. O viável em nossos dias, seriam as doações de coisas para o bebê e comida que o casal não conseguiram comprar.

Mundo feliz, nasceu Jesus

Se Jesus tivesse nascido hoje, teríamos muitas bênçãos para celebrar. Viveríamos em um mundo onde o Messias seria conhecido por todas as mídias. Enfrentaríamos perseguições em todos os continentes, e os guerreiros de Deus também se pronunciariam a favor do Rei dos Reis.

No entanto, já temos a dádiva de Seu nascimento há muito tempo, e Sua Segunda Vinda está mais próxima do que nunca. Podemos tornar essa Segunda Vinda maravilhosa e cheia de graça. E em ambas, dizer:

Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!

Também pode ser interessante: Perguntas e Respostas: Jesus teve filhos?

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *