Que Possamos Andar em Seus Caminhos
O Senhor Jesus Cristo é felicidade.
Vivemos em um mundo onde muitos se perguntam: “Por que eu não sou feliz”? A fim de responder esta pergunta, as pessoas frequentemente procuram a resposta em vários lugares. Muitos acreditam que mais dinheiro tiverem, mais felizes serão. Outros acreditam que uma vida confortável, livre de desafios ou dificuldades, lhes trará felicidade. A felicidade é procurada através das satisfações temporárias desta vida que frequentemente não estão de acordo com os mandamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. O que muitas vezes não compreendemos é a grande diferença que existe entre a alegria momentânea e viver uma vida de felicidade; entre passar momentos felizes e desfrutar de uma vida feliz.
Eu acredito que a felicidade é um estado de mente. É a maneira como nós vivemos. Felicidade é a esperança duradoura que da a vida proposito e realização. O verdadeiro significado da vida é encontrado nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, cuja alegria é completa quando também somos felizes.
No Livro de Mórmon, o profeta Leí disse: “Adão caiu para o homem existisse, e o homem existe para que tenha alegria” (2 Néfi 2:25). Portanto, o proposito de nossa existência é ser feliz. A expiação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo fez possível que todos os homens (e mulheres) fossem felizes agora.
A sociedade frequentemente associa a felicidade com algo que esta no futuro. Está sempre conectada com algo que ainda não obtemos. Sempre ouvimos, “Eu serei feliz quando… Eu irei finalmente serei feliz se…” É como se as pessoas não acreditassem que podem realmente serem felizes agora. E quando a encontramos, através de algo temporária, ela simplesmente não é suficiente. Mas o objetivo da felicidade é aliviar o desespero e substituí-lo com esperança.
A felicidade que provém de Jesus Cristo é um algo eterno e esta ligada a eternidade. Guardar os mandamentos de Deus nos permite ser felizes sempre. E é através da obediência aos mandamentos que poderemos nos capacitar a viver eternamente em felicidade com nosso Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo. Ele nos ensinou que através de Sua paz iriamos descobrir a felicidade inerente em nós. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14:27)
Jesus Cristo nos ensinou que através Dele e de Sua expiação poderíamos experimentar uma paz que resistiria às dificuldades da vida. Felicidade é uma parte de nosso Salvador. Ele não somente morreu por nossos pecados, mas deseja nosso sucesso. É através Dele que podemos experimentar a plenitude da alegria. O proposito da vida não é estar deprimido! Devemos viver esta vida seguindo o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo. Através de Sua expiação, podemos ter esperança. Poderemos ser felizes. A felicidade pode nos ajudar a vencer os desafios. Como filhos de Deus, temos o direito de ser felizes. Isto acontece porque temos um Salvador – um modelo que podemos seguir a fim de obter felicidade. Hoje, Ele esta a mão direita de Seu Pai, sorrindo para nós. Ele chora quando choramos. Sua alegria é completa quando nossa alegria é completa. Sua felicidade é baseada em nossa felicidade e Ele proveu um meio para que possamos obtê-la.
É através do exemplo de Jesus Cristo que poderemos encontrar Sua felicidade. Nosso Profeta Thomas S. Monson disse:
“Para encontrarmos felicidade, devemos procurar fora de nós mesmos. Nenhum homem aprendeu o significado da vida até que ele se esquecesse de si mesmo e servisse o próximo. O serviço ao próximo é semelhante ao dever, cujo cumprimento traz a verdadeira alegria” (“In Quest of the Abundant Life,” Ensign, Março 1988, 5).
Eu posso testificar que a citação acima é verdadeira. Houve um tempo em minha vida onde eu não me sentia feliz. Eu estava guardando os mandamentos de Deus. Eu estava lendo as escrituras, orando, e frequentando as reuniões da Igreja. Mas sentia que faltava alguma coisa. Foi somente depois de ler uma mensagem de natal do Profeta Mórmon Thomas S. Monson que minha vida mudou. Eu fui para casa naquela noite e orei para que eu pudesse esquecer-se de mim mesmo. Logo depois eu comecei a procurar oportunidades para servir. Naquele momento meu coração começou a mudar. Eu já havia feito todos os passos para ter uma vida feliz, mas meu coração não havia ainda se convertido ao Senhor – para fazer o que Ele faria, ou seja, amar o próximo.
Mateus 10:39 diz: “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”.
Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo pavimentou o caminho da felicidade através de uma vida dedicada ao Seu nome. E através de Sua vida e exemplo, podemos aprender a sentir-se do mesmo modo que Ele sente. Obtemos a grande recompensa da paz interior.
Deus nos prometeu a vida eterna e a felicidade sem fim. Mas antes disso, Ele também nos prometeu a felicidade e alegria nesta vida. Ele prometeu que o significado da vida pode ser encontrado e vivido. O proposito da vida é ser feliz e a felicidade é encontrada dentro de nosso Senhor Jesus Cristo. Que possamos andar em Seus caminhos todos os nossos dias.
Escrito por Mady Clawson
Recursos Adicionais
Conheça mais sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.