fbpx

O que podemos aprender quando não é fácil ir à igreja

O tempo estava acabando.

Era domingo de manhã em Osaka, Japão, e minha irmã e eu estávamos tentando descobrir rapidamente para onde ir. Já tínhamos caminhado 15 ou 20 minutos até uma estação de ônibus (que, de acordo com nosso mapa, deveria ter sido uma estação de trem), encontramos a estação de trem, procuramos em vão pelo trem certo e perguntamos a um funcionário por direções.

Pensamos que tínhamos dado a nós mesmas bastante tempo para chegar à igreja, mas entre todos os nossos contratempos, estávamos chegando muito perto do horário. Mas depois de correr pela estação de trem mais um pouco (carregando mochilas pesadas, devo acrescentar), encontramos o trem que nos levaria ao nosso destino.

Ao embarcar no trem, nos sentamos e olhamos pela janela enquanto tentávamos recuperar o fôlego. Ainda chegaríamos atrasadas, pois tínhamos perdido trens anteriores, mas se nos apressássemos quando chegássemos à nossa parada, talvez chegássemos a tempo de tomar o sacramento.

Cerca de 20 minutos depois, descemos do trem e corremos para o centro de reuniões da igreja. Finalmente, entramos pela porta da igreja – e percebemos que não havia sacramento. Em vez disso, ouvimos alguns ruídos abafados vindo de várias salas. Andando por um corredor, espiamos pela janela de uma das portas e vimos uma transmissão da conferência geral na TV. Embora minha irmã e eu soubéssemos que era o fim de semana da conferência, devido à diferença de fuso horário, tínhamos assumido erroneamente que os membros da região a assistiriam em outro horário.

Eu queria poder dizer que não me importei que a igreja não estivesse sendo realizada como de costume, mas fiquei bastante desapontada. Nós nos esforçamos tanto para chegar àquele centro de reuniões, e eu estava ansiosa para cantar os hinos em japonês e ouvir discursos dos membros locais.

Durante algumas das minhas outras viagens internacionais, ir à igreja tinha sido uma experiência memorável para mim: eu adorava aprender com as perspectivas dos Santos dos Últimos Dias que têm experiências muito diferentes das minhas e esperava criar memórias semelhantes naquele dia em Osaka.

Além disso, na semana anterior, minha irmã e eu pegamos o ônibus para ir à igreja em Tóquio, apenas para encontrar o prédio trancado e o estacionamento vazio. Depois de pesquisarmos, percebemos que era uma conferência de estaca e, devido às restrições de viagem, não poderíamos participar da reunião. Mas mesmo que eu não tivesse a oportunidade de ouvir os oradores locais ou cantar junto com os membros da Igreja local em minha viagem ao Japão, essa experiência me impressionou, talvez por outros motivos igualmente significativos.

Pode ser que eu seja a única, mas descobri que ir à igreja é uma parte tão regular da minha rotina de domingo que é praticamente automático. Eu não preciso planejar isso no meu dia, como tive que fazer no Japão, onde ônibus, trens e caminhadas significativas eram necessários para chegar a uma capela. Durante a maior parte da minha vida, morei a cinco ou sete minutos de carro de um centro de reuniões. (Sim, eu sei que é bastante específico, mas quando você está atrasada para a igreja, cada minuto conta.)

Mas pensar no esforço que muitos membros fazem para ir à igreja todos os domingos me fez refletir sobre por que eles são tão comprometidos. E, por extensão, me fez refletir sobre a razão pela qual todos nós vamos à igreja – seja ou não fisicamente fácil chegar lá.

O Motivo para a Igreja

O discurso do Presidente Dallin H. Oaks na conferência geral de outubro de 2021, intitulado “A Necessidade de uma Igreja“, lança luz sobre as bênçãos que recebemos ao ir à igreja. Ele ensinou:

“A frequência à igreja pode abrir nossos corações e santificar nossas almas. … [Isso] nos dá a força e o fortalecimento da fé que vêm do convívio com outros crentes e da adoração junto com aqueles que também se esforçam para permanecer no caminho dos convênios e serem melhores discípulos de Cristo.”

Além disso, o Presidente Oaks disse que a Igreja restaurada “nos ajuda a crescer espiritualmente. Crescer significa mudar. Em termos espirituais, isso significa arrepender-se e buscar estar mais perto do Senhor. … Coroando tudo isso estão as ordenanças autorizadas do sacerdócio necessárias para a eternidade, incluindo o sacramento que recebemos a cada dia de sábado.”

Abrir nossos corações, santificar nossas almas, participar do sacramento, estar entre outros Santos dos Últimos Dias, crescer espiritualmente e se aproximar do Senhor – essas são apenas algumas das bênçãos que podemos receber ao adorar no domingo. É por isso que vamos à igreja.

E é também por isso que vamos mesmo quando talvez não temos o desejo de ir.

Podemos ter muitos motivos para não ir à igreja – talvez você não tenha certeza se é lá onde deve estar ou sente que sua fé não é forte o suficiente. Ou talvez você tenha medo de ter que sentar sozinho ou está preocupado que alguém vá julgá-lo. Na verdade, provavelmente há mais pessoas que se sentem assim do que imaginamos. Em um discurso na conferência geral de outubro de 2018, o Presidente Henry B. Eyring compartilhou como aprendeu isso por si mesmo.

Ele disse:

“Há muitos anos, eu era conselheiro do presidente de uma estaca no leste dos Estados Unidos. Mais de uma vez, enquanto íamos para nossas pequenas alas, ele me disse: ‘Hal, quando você encontrar alguém, trate-o como se estivesse com sérios problemas, e você estará certo mais da metade do tempo.’ Ele não estava apenas certo, mas ao longo dos anos, aprendi que ele estava sendo conservador em sua estimativa.”

Eu tenho que pensar que se isso é uma estimativa conservadora, então as chances são muito boas de que a pessoa na sua frente, atrás de você ou mesmo ao seu lado no banco está passando por algo. Ou talvez você seja essa pessoa e tem sido assim por um bom tempo. Mas sabe o que é notável? Em qualquer domingo, as pessoas aparecem na igreja. Mesmo que não queiram e mesmo que seja difícil. E eu acredito que seremos abençoados por fazer isso.

Elder Dale G. Renlund disse: “A única forma de aumentar a fé é que um indivíduo aja com fé.” Talvez às vezes ir à igreja pareça um ato de fé, mas quando o fazemos, acredito que Deus percebe. E talvez leve algum tempo para que essa fé se transforme em algo maior. Mas acredito que, eventualmente, ela se tornará a fé que estamos esperando ter.

Compromisso com Cristo

Naquele dia em Osaka, quando minha irmã e eu descobrimos que a reunião igreja não estava sendo realizada como de costume, conversamos com um irmão . Ele estava com seu filho, que tinha provavelmente quatro ou cinco anos, e não pude deixar de ficar impressionada que eles estivessem lá naquele dia.

Aquele pai poderia muito bem ter assistido à conferência de casa, e imagino que não tenha sido muito conveniente se preparar para a igreja como de costume e levar seu filho pequeno junto. Mas ele estava lá mesmo assim. E gosto de pensar que é porque, acontecesse o que acontecesse em sua vida e independentemente de suas responsabilidades naquele dia, ele era verdadeiramente convertido ao evangelho.

Em um discurso na conferência geral de 2019, o Élder Dale G. Renlund falou sobre como o compromisso pode moldar nossa identidade como membros da Igreja. Ele disse: “Ser convertido ao Senhor começa com um compromisso inabalável com Deus. Com o tempo, esse compromisso se torna parte de quem somos, está embutido em nosso senso de identidade e sempre presente em nossas vidas. Assim como nunca esquecemos nosso próprio nome, não importa o que mais estejamos pensando, nunca esquecemos um compromisso que está gravado em nosso coração.”

É claro que nossas jornadas são profundamente pessoais, e não nos cabe julgar se alguém está frequentando a igreja em um domingo e não no próximo – ou mesmo muitos outros depois disso. E não devemos ser muito duros conosco mesmos se perdemos a igreja e estamos tentando retomar o caminho. Mas acredito que há valor em lembrar o motivo por trás do nosso compromisso de ir à igreja e em ser intencional em fazer essa escolha.

Porque, ao fazê-lo, podemos descobrir que nossa adoração é mais significativa e que nos esforçaremos mais fervorosamente para nos tornarmos as pessoas que Deus quer que sejamos, com nosso amor por Ele tão profundamente enraizado em nós que nunca seremos capazes de esquecê-lo.

Fonte: LDS Living

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *