fbpx

Jesus Cristo nasceu no dia 6 de abril?

Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o dia 6 de Abril é um dia significativo.

Restauração da Igreja de Cristo

Foi nesta data, em 1830, que a Igreja foi oficialmente organizada no Estado de Nova Iorque. Quanto à seleção desta data para a organização da Igreja, temos o seguinte extraído dos documentos de Joseph Smith:

“Recebemos dele [Jesus Cristo] o seguinte, pelo espírito de profecia e de revelação, o que não apenas nos forneceu muitas informações, mas também nos indicou o dia exato em que, segundo a sua vontade e mandamento, deveríamos iniciar a organizar a sua Igreja mais uma vez aqui na Terra.”

D&C 20:1 é citado imediatamente após esta declaração, onde lê-se o seguinte:

“O surgimento da Igreja de Cristo nestes últimos dias, sendo mil oitocentos e trinta anos depois da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne, tendo a Igreja sido devidamente organizada e estabelecida em conformidade com as leis de nosso país, pela vontade e mandamentos de Deus, nenhum quarto mês e no sexto dia do mês que é chamado abril.”

Em suma, o Senhor certificou-se de que a Sua igreja começaria oficialmente no dia 6 de abril, que foi numa terça-feira em 1830.

O dia que Cristo nasceu?

A seleção do Senhor desta data parece ter sido tanto proposital quanto simbólica. Na verdade, muitos líderes da Igreja disseram que foi nessa data que o Salvador nasceu. Por exemplo, James E. Talmage em sua obra Jesus, o Cristo afirmou:

“Acreditamos que o nascimento de Jesus Cristo se deu no dia 6 de abril, como indicado em uma revelação moderna já citada, na qual aquele dia foi estabelecido, sem argumentação, como sendo uma data que marcava os mil oitocentos e trinta anos depois da vinda do Senhor na carne… Cremos que Jesus Cristo nasceu em Belém da Judéia a 6 de abril do ano 1 d.C.”

Da mesma forma, o Presidente Joseph F. Smith identificou o dia 6 de abril como a data de nascimento de Cristo em termos inequívocos. Ele disse:

“Estritamente falando, se esta Igreja foi organizada ‘mil oitocentos e trinta anos desde a vinda de nosso Senhor e Salvador na carne,’ o dia seis de abril deve ter sido o aniversário do Salvador. Se a organização da Igreja tivesse sido antes ou após esta data, se apenas por um ou qualquer número de dias, o grande evento teria sido há mais ou menos mil oitocentos e trinta anos. As opiniões formadas pelo estudo dos eventos cronológicos podem ou não ser exatas.  Mas dificilmente pensaríamos que o Senhor cometeria qualquer erro sobre datas.  Muito menos Ele, que nasceu neste dia.”

Em tempos mais recentes, O Presidente Spencer W. Kimball também confirmou em 1975 que “Cristo nasceu no dia 6 de abril.”

Muitos outros líderes também afirmaram que dia 6 seria o suposto dia do nascimento do Salvador. Mas enquanto pesquisávamos, encontramos dois membros da Primeira Presidência ou Quórum dos Doze que sugeriram uma data de nascimento diferente do que 6 de abril: Orson Pratt expressou sua crença de que o nascimento foi em 11 de abril, enquanto J. Reuben Clark disse que pensava ser em dezembro.

Assim, podemos ver que não há uma unanimidade com relação ao dia em que Jesus Cristo nasceu.

O Projeto Joseph Smith Papers

Parece haver uma crença comum no 6 de abril por conta do que está escrito em D&C 20:1.

“O surgimento da Igreja de Cristo nestes últimos dias, sendo mil oitocentos e trinta anos depois da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne”

Entretanto, aprendemos por meio do Projeto Joseph Smith Papers que este versículo foi adicionado depois do dia 6 de abril. Provavelmente incluso próximo do dia 10 de abril por Peter Whitmer – o primeiro historiador da Igreja.

Por isso, não podemos definir este versículo como o dia no nascimento de Cristo.

O que os estudiosos disseram?

Muitos estudiosos santos dos últimos dias também analisaram cuidadosamente a questão do nascimento do Salvador. Por exemplo, John C. Lefgren argumentou em seu livro “April Sixth” (6 de Abril) que evidências científicas apoiavam o nascimento de Cristo em 6 de abril, exatamente 1830 anos antes da Igreja ser organizada.

Outros estudiosos têm discutido as evidências em que ele se baseou, alguns contestando-a e outros achando-a persuasiva.

Mais recentemente, em 2014, John A. Tvedtnes revisou a evidência acadêmica, concluindo que o nascimento foi provavelmente por volta de 6 de abril.

Porém, outros estudiosos debateram a data. Um dos mais notáveis foi Jeffrey R. Chadwick, que concluiu que na verdade o nascimento aconteceu em dezembro. Não muito tempo depois, dois estudiosos contestaram esta visão.

Há pouco tempo, John P. Pratt, após uma complicada e extensa revisão dos mais diversos sistemas de calendários, indicou que o nascimento foi no dia 6 de abril e o ano de nascimento foi de 1 d.C., exatamente como Joseph F. Smith, James E. Talmage, e Spencer W. Kimball afirmaram.

Qual a posição da Igreja?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não fez nenhum tipo de declaração oficial nem definiu uma posição em relação ao dia de nascimento de Jesus Cristo, embora muitos líderes tenham tido a liberdade de expressar o que pensam.

Mas mais importante do que saber quando Cristo nasceu é saber que Ele vive, que Ele é o nosso Salvador e Redentor e que Ele nos ama. Entender o papel do Messias em nossa vida e o que o Seu Sacrifício representa no plano de Deus são essenciais para que possamos nos aproximar ainda mais Dele e nos conectar com os céus.

Fonte: Meridian Magazine

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *