fbpx

Élder Holland abençoou minha família 24 anos depois que meu pai morreu na véspera de Natal

experiência de véspera do natal com élder holland

OXFORD, Inglaterra — Quando o câncer de cólon do meu pai estava matando-o durante a época do Natal de 1994, o Élder Jeffrey R. Holland do Quórum dos Doze Apóstolos inesperadamente visitou a casa dos meus pais em Bountiful, Utah e deu-lhe uma bênção antes de morrer.

Quase um quarto de século mais tarde, sentei-me em silêncio no mês passado em uma extremamente bela capelinha anglicana em Oxford, Inglaterra, enquanto o Élder Holland transmitia sua mensagem de Natal sobre o ataque cardíaco que o próprio pai dele sofreu pouco antes do Natal em 1976.

Até então, eu não conhecia o resto da história, uma história de dois queridos pais e dois filhos enlutados pela ausência deles.

Natal na minha família

Todo mês de dezembro, um membro da minha família inevitavelmente menciona como é triste lembrar a morte do nosso pai na época do Natal. É de fato difícil de sobrepor a alegria do Natal com uma perda de tal magnitude. Ao concluir uma designação do Church News na Capela do Pembroke College em Oxford no dia 25 de novembro, percebi que o Élder Holland tinha vivenciado os exatos mesmos sentimentos quando o pai dele tinha ataques cardíacos durante e após uma cirurgia marcada em 1976.

“Quando finalmente conseguimos vê-lo, todo cheio de fios e tubos, sem cor e inconsciente, foi no meio da tarde no dia 24 de dezembro, véspera de Natal”, Élder Holland disse. “Que época boa, hein?” murmurei para alguém ao meu lado.

A véspera de Natal transformou-se na manhã de Natal em meio a oração e aflição, sozinho em um hospital desconhecido, sentindo pena de si mesmo e murmurando perguntas sobre por que ele tinha de perder o pai no Natal.

Então, ele recebeu o que chamou de um “despertar teológico”.

“Às 3h da manhã em um hospital silencioso, imergido como eu estava em tristeza e autopiedade, o céu enviou-me uma revelação personalizada, pequena e pessoal, uma pequena declaração de Natal. No meio do meu resmungando sobre a época do ano e tudo mais, ouvi o choro claro e contínuo de um bebê”.

Lição aprendida

A graça divina e o momento daquele nascimento mudaram sua visão. Ele reconheceu a alegria que aquela nova criança deve ter sentido na vida de seus pais. Ele lembrou que sua mãe sempre mencionou a alegria que ele trouxe a ela como um bebê no Natal.

O Élder Holland estava a quase 8.000 km de Bountiful, falando em uma capelinha para cerca de 80 pessoas durante um devocional tradicional de Natal anglicano chamado “Nove Lições e Canções” que é “o relato do propósito da vida de Deus”, de acordo com o capelão do colégio, o Reverendo Andrew Teal.

A congregação cantando um hino de Natal durante o evento tradicional da Igreja Anglicana “Nove lições e canções” na capela de Pembroke College, em Oxford, Inglaterra, no domingo, 25 de novembro de 2018. Fotografia: Simon D. Jones

Mas senti que o Élder Holland também poderia estar ministrando à minha família novamente, 24 anos depois que ele abençoou o meu pai em seus últimos dias. Ele disse que às vezes temos que falar de Natais e outros dias “que por qualquer motivo pode não ser tão alegre”.

Simão no templo

Sua mensagem foi seguida de nove hinos e cânticos alternados com nove leituras de Gênesis, Isaías, Mateus, Lucas e João sobre a Queda, profecias de Cristo e a história do seu nascimento.

Sua mensagem de Lucas 2 sobre Simão, “este querido senhor” que segurou o menino Jesus de semanas de idade nos braços no templo em Jerusalém, tinha uma mistura de alegria e dor. Simão alegrou-se com o cumprimento da promessa de que ele veria o Messias, mas também fez o aviso terrível de que a morte da criança seria como uma espada perfurando a alma de sua amada mãe.

O Élder Holland disse que é justificável perguntar se esse aviso sinistro foi apropriado na época do nascimento de Cristo. Mas em pé sob um teto ornamentado que traziam frases em latim como “Redemptor Omnibus” — Redentor de todos — o Élder Holland disse que a profecia de Simeão a Maria foi apropriada e vital. Todos devemos ver o significado do Natal como Simão viu.

“O verdadeiro significado”, disse o Élder Holland, “o significado magnífico e alegre do nascimento do bebê não se limita a essas primeiras horas em Belém, mas seria realizado na vida que Ele levaria e na Sua morte, em Seu triunfante sacrifício — Lembre-se que José e Maria estavam no templo — e na Sua ressurreição. Estas são as realidades que fazem do Natal alegre.

É a realidade que minha mãe, que é um  anjo, reforça todo mês de dezembro para mim e para minhas seis irmãs. Mais tarde este mês, ela novamente reunirá seus filhos com os respectivos cônjuges para uma sessão de investidura no templo de Bountiful em honra do meu pai. Juntos na sala celestial, vamos celebrar a ressurreição liberta da prisão e garante os reencontros”.

Fonte: ChurchNews

Relacionado:

Você sabia que o Natal já era comemorado antes do nascimento de Jesus Cristo?

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *