Vem, e Segue-me – lição 1 – Somos responsáveis por nosso aprendizado
Para apoiar o novo programa de aprendizado da Igreja – “Vem, e Segue-me” – vou publicar semanalmente comentários sobre a lição designada. Neste ano somos convidados a estudar o Novo Testamento. Na lição de hoje (designação de 31 de dezembro a 6 de janeiro) estudaremos sobre a nossa responsabilidade pessoal de estudar o evangelho.
Para acessar a lição clique aqui.
A Responsabilidade do seu aprendizado é sua
O Élder David A. Bednar ensinou:
“Como aprendizes, temos de agir e ser cumpridores da palavra e não meros ouvintes que recebem a ação. Vocês são agentes que atuam e procuram aprender pela fé, ou estão esperando ser ensinados e receber a ação? (…) Um aprendiz que exerce seu arbítrio agindo de acordo com princípios corretos abre seu coração ao Espírito Santo e O convida a ensinar, a testificar com poder e a confirmar o testemunho. O aprendizado pela fé exige esforço físico, mental e espiritual e não apenas uma receptividade passiva” (“Aprender pela fé”, A Liahona, setembro de 2007, p. 20).
Às vezes pensamos que sem um professor excelente e um método inovador não vamos conseguir aprender. Isso não é verdade, especialmente quando ao Evangelho de Jesus Cristo. Precisamos nos humilhar e buscar a verdade por nós mesmos.
Demostramos essa humildade separando um horário durante o dia para lermos e meditarmos sobre as escrituras. Estudamos num lugar adequado, longe de distrações e sem pressa. Estamos preparados para anotar perguntas e impressões que vieram a nossa mente. A promessa é que se formos diligentes receberemos revelação através do Espírito Santo.
O Espírito Santo é o verdadeiro professor. Néfi foi ensinado pelo Espírito Santo, e por isso aprendeu coisas grandiosas (1 Néfi 11). Temos o mesmo direito.
O que procurar ao estudar
No primeiro momento as histórias e personagens podem nos chamar mais atenção. Mas as escrituras não são um romance. Apesar de contar histórias reais e cheias de emoção, as lições contidas lá devem ter um efeito prático na nossa vida.
Quando estudamos devemos procuras os princípios e doutrinas do evangelho, que nos ajudarão achegar ao Pai.
Doutrina é uma verdade eterna e imutável. O presidente Boyd K. Packer ensinou que “a doutrina verdadeira, quando compreendida, muda as atitudes e o comportamento” (“Criancinhas”, A Liahona, janeiro de 1987, pp. 17–18). Ao estudar as escrituras pessoalmente e em família, busque as verdades que podem ajudá-los a aumentar seu relacionamento com Deus.
Lidando com dúvidas
A lição desta semana também nos ajuda a lidar com dúvidas. Eis os conselhos:
“Ao buscar conhecimento espiritual, perguntas podem surgir em sua mente. Os seguintes princípios poderão ajudá-lo a lidar com questionamentos de maneira a edificar sua fé e seu testemunho:
- Buscar entendimento por meio de fontes divinamente designadas. Deus é a fonte de toda a verdade, e Ele a revela por meio do Espírito Santo, das escrituras e de Seus profetas e apóstolos.
- Agir com Fé. Se as respostas não chegam logo, tenha confiança de que o Senhor as revelará no devido tempo. Até lá, continue vivendo pela verdade que você já conhece.
- Manter uma perspectiva eterna. Procure ver as coisas pela perspectiva do Senhor, não do mundo. Encare suas dúvidas no contexto do plano de salvação do Pai Celestial.”
O efeito de conhecer a verdade e se converter a ela por meio do estudo das escrituras
Lemos com admiração que os lamanitas de sete cidades que receberam a pregação de Amon e seus irmãos nunca apostataram (Alma 23:6). Não foi o brilhantismo, aparência e carisma dos missionários nefitas que produziu essa conversão duradoura. Alma explicou a seu filho Helamã que as escrituras foram a chave:
“Sim, eu te digo que, se não fosse pelas coisas que estes registros contêm, que estão nestas placas, Amon e seus irmãos não poderiam ter convencido tantos milhares de lamanitas dos erros das tradições de seus pais; sim, estes registros e suas palavras fizeram com que eles se arrependessem; isto é, por eles foram levados a conhecer o Senhor seu Deus e a regozijarem-se em Jesus Cristo, seu Redentor.” (Alma 37:9)
Portanto, quando mergulhamos diligentemente no aprendizado do evangelho podemos ser verdadeiramente convertidos. Essa, inclusive, é a meta deste nosso programa:
“O objetivo de todo aprendizado e ensino do evangelho é fortalecer nossa conversão e nos ajudar a nos tornar mais semelhantes a Jesus Cristo. Por esse motivo, quando estudamos o evangelho, não estamos simplesmente buscando novas informações; queremos nos tornar uma “nova criatura” (ver 2 Coríntios 5:17). Isso significa confiar em Cristo para mudar nosso coração, nossa opinião, nossas ações e até nossa natureza.”
O que você achou da lição desta semana. Mencione ai nos comentários!
Fiz um vídeo sobre essa lição: